TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Josélia Euzebio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/820
Resumo: Realizamos um levantamento referente às tendências temáticas de pesquisa apresentadas no grupo de trabalho de Educação Matemática (GT-19) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) no ano de 2012. Os dados foram coletados inicialmente nos doze resumos e, posteriormente, nos seus respectivos textos completos. Estes foram categorizados com base nas tendências temáticas apresentadas por Kilpatrick. A hipótese era de que havia uma variedade de pesquisas, distribuídas em diferentes focos temáticos, com ênfase na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Entretanto, no GT-19 foram apresentadas apenas três tendências temáticas de investigação: 1) processo de ensino-aprendizagem da Matemática; 2) conhecimentos e formação/desenvolvimento profissional do professor; 3) Prática docente, crenças, concepções e saberes práticos. Surpreendentemente, não houve trabalhos sobre a Etnomatemática e as TICs.Palavras-chave: Educação Matemática. ANPEd. GT-19. Tendências temáticas de investigação. 
id UNESC-24_b91c1222897f1c985459637aabd7b6df
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/820
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012Realizamos um levantamento referente às tendências temáticas de pesquisa apresentadas no grupo de trabalho de Educação Matemática (GT-19) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) no ano de 2012. Os dados foram coletados inicialmente nos doze resumos e, posteriormente, nos seus respectivos textos completos. Estes foram categorizados com base nas tendências temáticas apresentadas por Kilpatrick. A hipótese era de que havia uma variedade de pesquisas, distribuídas em diferentes focos temáticos, com ênfase na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Entretanto, no GT-19 foram apresentadas apenas três tendências temáticas de investigação: 1) processo de ensino-aprendizagem da Matemática; 2) conhecimentos e formação/desenvolvimento profissional do professor; 3) Prática docente, crenças, concepções e saberes práticos. Surpreendentemente, não houve trabalhos sobre a Etnomatemática e as TICs.Palavras-chave: Educação Matemática. ANPEd. GT-19. Tendências temáticas de investigação. UNESC2014-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/820Revista Criar Educação; Vol. 1 No. 1 (2012): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCRevista Criar Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2012): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCCriar Educação; v. 1 n. 1 (2012): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/820/811Rosa, Josélia Euzebioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T10:41:18Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/820Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:54.300574Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012
title TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012
spellingShingle TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012
Rosa, Josélia Euzebio
title_short TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012
title_full TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012
title_fullStr TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012
title_full_unstemmed TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012
title_sort TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012
author Rosa, Josélia Euzebio
author_facet Rosa, Josélia Euzebio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Josélia Euzebio
description Realizamos um levantamento referente às tendências temáticas de pesquisa apresentadas no grupo de trabalho de Educação Matemática (GT-19) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) no ano de 2012. Os dados foram coletados inicialmente nos doze resumos e, posteriormente, nos seus respectivos textos completos. Estes foram categorizados com base nas tendências temáticas apresentadas por Kilpatrick. A hipótese era de que havia uma variedade de pesquisas, distribuídas em diferentes focos temáticos, com ênfase na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Entretanto, no GT-19 foram apresentadas apenas três tendências temáticas de investigação: 1) processo de ensino-aprendizagem da Matemática; 2) conhecimentos e formação/desenvolvimento profissional do professor; 3) Prática docente, crenças, concepções e saberes práticos. Surpreendentemente, não houve trabalhos sobre a Etnomatemática e as TICs.Palavras-chave: Educação Matemática. ANPEd. GT-19. Tendências temáticas de investigação. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/820
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/820/811
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 1 No. 1 (2012): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2012): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
Criar Educação; v. 1 n. 1 (2012): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346936894423040