TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/820 |
Resumo: | Realizamos um levantamento referente às tendências temáticas de pesquisa apresentadas no grupo de trabalho de Educação Matemática (GT-19) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) no ano de 2012. Os dados foram coletados inicialmente nos doze resumos e, posteriormente, nos seus respectivos textos completos. Estes foram categorizados com base nas tendências temáticas apresentadas por Kilpatrick. A hipótese era de que havia uma variedade de pesquisas, distribuídas em diferentes focos temáticos, com ênfase na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Entretanto, no GT-19 foram apresentadas apenas três tendências temáticas de investigação: 1) processo de ensino-aprendizagem da Matemática; 2) conhecimentos e formação/desenvolvimento profissional do professor; 3) Prática docente, crenças, concepções e saberes práticos. Surpreendentemente, não houve trabalhos sobre a Etnomatemática e as TICs.Palavras-chave: Educação Matemática. ANPEd. GT-19. Tendências temáticas de investigação. |
id |
UNESC-24_b91c1222897f1c985459637aabd7b6df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/820 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012Realizamos um levantamento referente às tendências temáticas de pesquisa apresentadas no grupo de trabalho de Educação Matemática (GT-19) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) no ano de 2012. Os dados foram coletados inicialmente nos doze resumos e, posteriormente, nos seus respectivos textos completos. Estes foram categorizados com base nas tendências temáticas apresentadas por Kilpatrick. A hipótese era de que havia uma variedade de pesquisas, distribuídas em diferentes focos temáticos, com ênfase na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Entretanto, no GT-19 foram apresentadas apenas três tendências temáticas de investigação: 1) processo de ensino-aprendizagem da Matemática; 2) conhecimentos e formação/desenvolvimento profissional do professor; 3) Prática docente, crenças, concepções e saberes práticos. Surpreendentemente, não houve trabalhos sobre a Etnomatemática e as TICs.Palavras-chave: Educação Matemática. ANPEd. GT-19. Tendências temáticas de investigação. UNESC2014-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/820Revista Criar Educação; Vol. 1 No. 1 (2012): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCRevista Criar Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2012): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCCriar Educação; v. 1 n. 1 (2012): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/820/811Rosa, Josélia Euzebioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T10:41:18Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/820Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:54.300574Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012 |
title |
TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012 |
spellingShingle |
TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012 Rosa, Josélia Euzebio |
title_short |
TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012 |
title_full |
TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012 |
title_fullStr |
TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012 |
title_full_unstemmed |
TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012 |
title_sort |
TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO PRESENTES NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS–GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ANO DE 2012 |
author |
Rosa, Josélia Euzebio |
author_facet |
Rosa, Josélia Euzebio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Josélia Euzebio |
description |
Realizamos um levantamento referente às tendências temáticas de pesquisa apresentadas no grupo de trabalho de Educação Matemática (GT-19) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) no ano de 2012. Os dados foram coletados inicialmente nos doze resumos e, posteriormente, nos seus respectivos textos completos. Estes foram categorizados com base nas tendências temáticas apresentadas por Kilpatrick. A hipótese era de que havia uma variedade de pesquisas, distribuídas em diferentes focos temáticos, com ênfase na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Entretanto, no GT-19 foram apresentadas apenas três tendências temáticas de investigação: 1) processo de ensino-aprendizagem da Matemática; 2) conhecimentos e formação/desenvolvimento profissional do professor; 3) Prática docente, crenças, concepções e saberes práticos. Surpreendentemente, não houve trabalhos sobre a Etnomatemática e as TICs.Palavras-chave: Educação Matemática. ANPEd. GT-19. Tendências temáticas de investigação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/820 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/820/811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 1 No. 1 (2012): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC Revista Criar Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2012): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC Criar Educação; v. 1 n. 1 (2012): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346936894423040 |