A PARRESIA NO FEMININO, INFÂNCIA E CINEMA-ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Marcelly Camacho Torteli
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Machado Júnior, Wenceslao de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6676
Resumo: As imagens construídas em torno da ideia de feminino e escola emergiram de livros, histórias, filmes e também de um referencial que marca, e, escapa, em relação aos poderes e instituições vigentes, nos mais diferentes tempos: escolas sáficas, platônicas, socráticas e cínicas. Escolas como espaço aberto e práticas de liberdade. Cinema/escola. Foucault (2011), em A coragem da verdade, seu último curso, ministrado em 1984 no Collège de France, nos faz pensar a educação de forma artística e revolucionária. Partindo do conceito de parresia no universo greco-romano é possível a leitura da verdade filosófica vinculada a eros, ao cuidado de si e dos outros, a criação da vida com o feminino em uma poética da existência.
id UNESC-24_c5d8c948071d92b17e2857e4708587dc
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6676
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A PARRESIA NO FEMININO, INFÂNCIA E CINEMA-ESCOLAAs imagens construídas em torno da ideia de feminino e escola emergiram de livros, histórias, filmes e também de um referencial que marca, e, escapa, em relação aos poderes e instituições vigentes, nos mais diferentes tempos: escolas sáficas, platônicas, socráticas e cínicas. Escolas como espaço aberto e práticas de liberdade. Cinema/escola. Foucault (2011), em A coragem da verdade, seu último curso, ministrado em 1984 no Collège de France, nos faz pensar a educação de forma artística e revolucionária. Partindo do conceito de parresia no universo greco-romano é possível a leitura da verdade filosófica vinculada a eros, ao cuidado de si e dos outros, a criação da vida com o feminino em uma poética da existência.UNESC2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/667610.18616/ce.v10i2.6676Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 66-84Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 66-84Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 66-842317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6676/6111Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Marcelly Camacho TorteliMachado Júnior, Wenceslao de Oliveira2022-05-13T15:19:37Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6676Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.826407Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A PARRESIA NO FEMININO, INFÂNCIA E CINEMA-ESCOLA
title A PARRESIA NO FEMININO, INFÂNCIA E CINEMA-ESCOLA
spellingShingle A PARRESIA NO FEMININO, INFÂNCIA E CINEMA-ESCOLA
Faria, Marcelly Camacho Torteli
title_short A PARRESIA NO FEMININO, INFÂNCIA E CINEMA-ESCOLA
title_full A PARRESIA NO FEMININO, INFÂNCIA E CINEMA-ESCOLA
title_fullStr A PARRESIA NO FEMININO, INFÂNCIA E CINEMA-ESCOLA
title_full_unstemmed A PARRESIA NO FEMININO, INFÂNCIA E CINEMA-ESCOLA
title_sort A PARRESIA NO FEMININO, INFÂNCIA E CINEMA-ESCOLA
author Faria, Marcelly Camacho Torteli
author_facet Faria, Marcelly Camacho Torteli
Machado Júnior, Wenceslao de Oliveira
author_role author
author2 Machado Júnior, Wenceslao de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Marcelly Camacho Torteli
Machado Júnior, Wenceslao de Oliveira
description As imagens construídas em torno da ideia de feminino e escola emergiram de livros, histórias, filmes e também de um referencial que marca, e, escapa, em relação aos poderes e instituições vigentes, nos mais diferentes tempos: escolas sáficas, platônicas, socráticas e cínicas. Escolas como espaço aberto e práticas de liberdade. Cinema/escola. Foucault (2011), em A coragem da verdade, seu último curso, ministrado em 1984 no Collège de France, nos faz pensar a educação de forma artística e revolucionária. Partindo do conceito de parresia no universo greco-romano é possível a leitura da verdade filosófica vinculada a eros, ao cuidado de si e dos outros, a criação da vida com o feminino em uma poética da existência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6676
10.18616/ce.v10i2.6676
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6676
identifier_str_mv 10.18616/ce.v10i2.6676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6676/6111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 66-84
Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 66-84
Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 66-84
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938638204928