STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5964 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é identificar o grau de satisfação dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Públicas de Alagoas, a partir das variáveis de percepção propostas por Paswan e Young (2002), modelo intitulado por Student Instructional Rating System. A pesquisa é descritiva quanto aos objetivos, quantitativa com relação à abordagem e tem seu procedimento realizado por intermédio de levantamento de dados, com amostra de 169 estudantes de Ciências Contábeis. Concluiu-se que os alunos universitários possuem uma dependência dos professores com relação a seu desempenho; também foi notado que o professor demonstra conhecimento sobre o que ensina, mas não procura saber se os alunos entenderam; na dimensão interesse do estudante foi verificado que os alunos se auto avaliam positivamente na maioria dos quesitos apresentados pelo modelo, porém, de forma geral não creem que se interessam ou participam das aulas, em termos gerais; por fim, a organização do curso aponta a estrutura das organizações como um empecilho no desenvolvimento do aluno. Com esses resultados, a gestão dos cursos pode conhecer seus déficits e se policiar para uma melhoria no funcionamento e no preparo dos futuros profissionais. |
id |
UNESC-24_d19a604b14999590ca7029cca4a72b5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5964 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOASO objetivo deste estudo é identificar o grau de satisfação dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Públicas de Alagoas, a partir das variáveis de percepção propostas por Paswan e Young (2002), modelo intitulado por Student Instructional Rating System. A pesquisa é descritiva quanto aos objetivos, quantitativa com relação à abordagem e tem seu procedimento realizado por intermédio de levantamento de dados, com amostra de 169 estudantes de Ciências Contábeis. Concluiu-se que os alunos universitários possuem uma dependência dos professores com relação a seu desempenho; também foi notado que o professor demonstra conhecimento sobre o que ensina, mas não procura saber se os alunos entenderam; na dimensão interesse do estudante foi verificado que os alunos se auto avaliam positivamente na maioria dos quesitos apresentados pelo modelo, porém, de forma geral não creem que se interessam ou participam das aulas, em termos gerais; por fim, a organização do curso aponta a estrutura das organizações como um empecilho no desenvolvimento do aluno. Com esses resultados, a gestão dos cursos pode conhecer seus déficits e se policiar para uma melhoria no funcionamento e no preparo dos futuros profissionais. UNESC2024-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/596410.18616/ce.v13i1.5964Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 260 - 278Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 260 - 278Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 260 - 2782317-245210.18616/ce.v13i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5964/6881Copyright (c) 2024 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Weverton Alves dosAraújo, Rodrigo de Alencar Ferreira deSilva, Valdemir daDantas, Anderson de BarrosLima, Andreza Cristiane Silva de2024-03-27T20:37:29Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5964Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2024-03-27T20:37:29Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS |
title |
STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS |
spellingShingle |
STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS Santos, Weverton Alves dos |
title_short |
STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS |
title_full |
STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS |
title_fullStr |
STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS |
title_full_unstemmed |
STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS |
title_sort |
STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS |
author |
Santos, Weverton Alves dos |
author_facet |
Santos, Weverton Alves dos Araújo, Rodrigo de Alencar Ferreira de Silva, Valdemir da Dantas, Anderson de Barros Lima, Andreza Cristiane Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Rodrigo de Alencar Ferreira de Silva, Valdemir da Dantas, Anderson de Barros Lima, Andreza Cristiane Silva de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Weverton Alves dos Araújo, Rodrigo de Alencar Ferreira de Silva, Valdemir da Dantas, Anderson de Barros Lima, Andreza Cristiane Silva de |
description |
O objetivo deste estudo é identificar o grau de satisfação dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Públicas de Alagoas, a partir das variáveis de percepção propostas por Paswan e Young (2002), modelo intitulado por Student Instructional Rating System. A pesquisa é descritiva quanto aos objetivos, quantitativa com relação à abordagem e tem seu procedimento realizado por intermédio de levantamento de dados, com amostra de 169 estudantes de Ciências Contábeis. Concluiu-se que os alunos universitários possuem uma dependência dos professores com relação a seu desempenho; também foi notado que o professor demonstra conhecimento sobre o que ensina, mas não procura saber se os alunos entenderam; na dimensão interesse do estudante foi verificado que os alunos se auto avaliam positivamente na maioria dos quesitos apresentados pelo modelo, porém, de forma geral não creem que se interessam ou participam das aulas, em termos gerais; por fim, a organização do curso aponta a estrutura das organizações como um empecilho no desenvolvimento do aluno. Com esses resultados, a gestão dos cursos pode conhecer seus déficits e se policiar para uma melhoria no funcionamento e no preparo dos futuros profissionais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5964 10.18616/ce.v13i1.5964 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5964 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v13i1.5964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5964/6881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 260 - 278 Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 260 - 278 Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 260 - 278 2317-2452 10.18616/ce.v13i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1800214415630401536 |