STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Weverton Alves dos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Araújo, Rodrigo de Alencar Ferreira de, Silva, Valdemir da, Dantas, Anderson de Barros, Lima, Andreza Cristiane Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5964
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar o grau de satisfação dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Públicas de Alagoas, a partir das variáveis de percepção propostas por Paswan e Young (2002), modelo intitulado por Student Instructional Rating System. A pesquisa é descritiva quanto aos objetivos, quantitativa com relação à abordagem e tem seu procedimento realizado por intermédio de levantamento de dados, com amostra de 169 estudantes de Ciências Contábeis. Concluiu-se que os alunos universitários possuem uma dependência dos professores com relação a seu desempenho; também foi notado que o professor demonstra conhecimento sobre o que ensina, mas não procura saber se os alunos entenderam; na dimensão interesse do estudante foi verificado que os alunos se auto avaliam positivamente na maioria dos quesitos apresentados pelo modelo, porém, de forma geral não creem que se interessam ou participam das aulas, em termos gerais; por fim, a organização do curso aponta a estrutura das organizações como um empecilho no desenvolvimento do aluno. Com esses resultados, a gestão dos cursos pode conhecer seus déficits e se policiar para uma melhoria no funcionamento e no preparo dos futuros profissionais.  
id UNESC-24_d19a604b14999590ca7029cca4a72b5b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5964
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOASO objetivo deste estudo é identificar o grau de satisfação dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Públicas de Alagoas, a partir das variáveis de percepção propostas por Paswan e Young (2002), modelo intitulado por Student Instructional Rating System. A pesquisa é descritiva quanto aos objetivos, quantitativa com relação à abordagem e tem seu procedimento realizado por intermédio de levantamento de dados, com amostra de 169 estudantes de Ciências Contábeis. Concluiu-se que os alunos universitários possuem uma dependência dos professores com relação a seu desempenho; também foi notado que o professor demonstra conhecimento sobre o que ensina, mas não procura saber se os alunos entenderam; na dimensão interesse do estudante foi verificado que os alunos se auto avaliam positivamente na maioria dos quesitos apresentados pelo modelo, porém, de forma geral não creem que se interessam ou participam das aulas, em termos gerais; por fim, a organização do curso aponta a estrutura das organizações como um empecilho no desenvolvimento do aluno. Com esses resultados, a gestão dos cursos pode conhecer seus déficits e se policiar para uma melhoria no funcionamento e no preparo dos futuros profissionais.  UNESC2024-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/596410.18616/ce.v13i1.5964Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 260 - 278Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 260 - 278Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 260 - 2782317-245210.18616/ce.v13i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5964/6881Copyright (c) 2024 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Weverton Alves dosAraújo, Rodrigo de Alencar Ferreira deSilva, Valdemir daDantas, Anderson de BarrosLima, Andreza Cristiane Silva de2024-03-27T20:37:29Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5964Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2024-03-27T20:37:29Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.none.fl_str_mv STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS
title STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS
spellingShingle STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS
Santos, Weverton Alves dos
title_short STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS
title_full STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS
title_fullStr STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS
title_full_unstemmed STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS
title_sort STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS
author Santos, Weverton Alves dos
author_facet Santos, Weverton Alves dos
Araújo, Rodrigo de Alencar Ferreira de
Silva, Valdemir da
Dantas, Anderson de Barros
Lima, Andreza Cristiane Silva de
author_role author
author2 Araújo, Rodrigo de Alencar Ferreira de
Silva, Valdemir da
Dantas, Anderson de Barros
Lima, Andreza Cristiane Silva de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Weverton Alves dos
Araújo, Rodrigo de Alencar Ferreira de
Silva, Valdemir da
Dantas, Anderson de Barros
Lima, Andreza Cristiane Silva de
description O objetivo deste estudo é identificar o grau de satisfação dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Públicas de Alagoas, a partir das variáveis de percepção propostas por Paswan e Young (2002), modelo intitulado por Student Instructional Rating System. A pesquisa é descritiva quanto aos objetivos, quantitativa com relação à abordagem e tem seu procedimento realizado por intermédio de levantamento de dados, com amostra de 169 estudantes de Ciências Contábeis. Concluiu-se que os alunos universitários possuem uma dependência dos professores com relação a seu desempenho; também foi notado que o professor demonstra conhecimento sobre o que ensina, mas não procura saber se os alunos entenderam; na dimensão interesse do estudante foi verificado que os alunos se auto avaliam positivamente na maioria dos quesitos apresentados pelo modelo, porém, de forma geral não creem que se interessam ou participam das aulas, em termos gerais; por fim, a organização do curso aponta a estrutura das organizações como um empecilho no desenvolvimento do aluno. Com esses resultados, a gestão dos cursos pode conhecer seus déficits e se policiar para uma melhoria no funcionamento e no preparo dos futuros profissionais.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5964
10.18616/ce.v13i1.5964
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5964
identifier_str_mv 10.18616/ce.v13i1.5964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5964/6881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 260 - 278
Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 260 - 278
Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 260 - 278
2317-2452
10.18616/ce.v13i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1800214415630401536