DA HISTÓRIA DE UMA CULTURA A UMA PRÁTICA DE PESQUISA: NOTAS SOBRE CINEFILIA E EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2661 |
Resumo: | Em diálogo com os estudos éticos de Michel Foucault, este texto trata de problematizar, sob uma dada conjuntura, a experimentação cinematográfica em relação a uma atividade a qual, para além do exercício cinéfilo de tomada de atitude com o cinema por si só, possa ser pensada como impulsionadora de um exercício do sujeito para consigo mesmo. A diagonal traçada da cinefilia nessa direção é tensionada por meio dos últimos estudos de Foucault especialmente na órbita das relações entre sujeito, verdade e práticas de si: de onde se recolhe elementos para discutir, diante do gesto e da composição de práticas concretas e da experiência narrada por “amantes do cinema” (dentre os quais figuram homens e mulheres de diferentes idades e formação variada) sobre as possibilidades de constituição ética e estética, então ocasionadas.Palavras-chave: Cinefilia. Experiência do cinema. Exercício consigo. Formação. FROM HISTORY OF A CULTURE TO A RESEARCH PRACTICE: NOTES ABOUT CINEPHILIA AND EDUCATION ABSTRACTIn dialogue with Michel Foucault's ethical studies, this paper problematizes the cinematographic experimentation in relation to an activity which, for beyond the cinephile exercise of adopting an attitude towards the cinema itself, can be thought of as a booster to an exercise of the subject towards himself. The diagonal drawn from the cinephilia in this direction is tensioned through the last Foucault's studies especially in the sphere of relations between subject, truth and practices of the self, from where it collects elements to discuss, in face of the gesture and the composition of concrete practices and the experience narrated by "movie lovers" (among which are included men and women of different ages and from diverse educational backgrounds), on the possibilities of the ethical and aesthetic constitution then occasioned.Keywords: Cinephilia. Cinema experience. Actions exercised on the self by the self. Formation. |
id |
UNESC-24_d46693ae4537c69511de66269035478e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2661 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DA HISTÓRIA DE UMA CULTURA A UMA PRÁTICA DE PESQUISA: NOTAS SOBRE CINEFILIA E EDUCAÇÃOEm diálogo com os estudos éticos de Michel Foucault, este texto trata de problematizar, sob uma dada conjuntura, a experimentação cinematográfica em relação a uma atividade a qual, para além do exercício cinéfilo de tomada de atitude com o cinema por si só, possa ser pensada como impulsionadora de um exercício do sujeito para consigo mesmo. A diagonal traçada da cinefilia nessa direção é tensionada por meio dos últimos estudos de Foucault especialmente na órbita das relações entre sujeito, verdade e práticas de si: de onde se recolhe elementos para discutir, diante do gesto e da composição de práticas concretas e da experiência narrada por “amantes do cinema” (dentre os quais figuram homens e mulheres de diferentes idades e formação variada) sobre as possibilidades de constituição ética e estética, então ocasionadas.Palavras-chave: Cinefilia. Experiência do cinema. Exercício consigo. Formação. FROM HISTORY OF A CULTURE TO A RESEARCH PRACTICE: NOTES ABOUT CINEPHILIA AND EDUCATION ABSTRACTIn dialogue with Michel Foucault's ethical studies, this paper problematizes the cinematographic experimentation in relation to an activity which, for beyond the cinephile exercise of adopting an attitude towards the cinema itself, can be thought of as a booster to an exercise of the subject towards himself. The diagonal drawn from the cinephilia in this direction is tensioned through the last Foucault's studies especially in the sphere of relations between subject, truth and practices of the self, from where it collects elements to discuss, in face of the gesture and the composition of concrete practices and the experience narrated by "movie lovers" (among which are included men and women of different ages and from diverse educational backgrounds), on the possibilities of the ethical and aesthetic constitution then occasioned.Keywords: Cinephilia. Cinema experience. Actions exercised on the self by the self. Formation.UNESC2019-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/266110.18616/ce.v8i2.2661Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 2 (2019): Criar Educação; 41 - 53Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Criar Educação; 41 - 53Criar Educação; v. 8 n. 2 (2019): Criar Educação; 41 - 532317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2661/4799Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmansa, Sandra Espinosa2020-04-21T14:07:33Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2661Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:59.700720Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA HISTÓRIA DE UMA CULTURA A UMA PRÁTICA DE PESQUISA: NOTAS SOBRE CINEFILIA E EDUCAÇÃO |
title |
DA HISTÓRIA DE UMA CULTURA A UMA PRÁTICA DE PESQUISA: NOTAS SOBRE CINEFILIA E EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
DA HISTÓRIA DE UMA CULTURA A UMA PRÁTICA DE PESQUISA: NOTAS SOBRE CINEFILIA E EDUCAÇÃO Almansa, Sandra Espinosa |
title_short |
DA HISTÓRIA DE UMA CULTURA A UMA PRÁTICA DE PESQUISA: NOTAS SOBRE CINEFILIA E EDUCAÇÃO |
title_full |
DA HISTÓRIA DE UMA CULTURA A UMA PRÁTICA DE PESQUISA: NOTAS SOBRE CINEFILIA E EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
DA HISTÓRIA DE UMA CULTURA A UMA PRÁTICA DE PESQUISA: NOTAS SOBRE CINEFILIA E EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
DA HISTÓRIA DE UMA CULTURA A UMA PRÁTICA DE PESQUISA: NOTAS SOBRE CINEFILIA E EDUCAÇÃO |
title_sort |
DA HISTÓRIA DE UMA CULTURA A UMA PRÁTICA DE PESQUISA: NOTAS SOBRE CINEFILIA E EDUCAÇÃO |
author |
Almansa, Sandra Espinosa |
author_facet |
Almansa, Sandra Espinosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almansa, Sandra Espinosa |
description |
Em diálogo com os estudos éticos de Michel Foucault, este texto trata de problematizar, sob uma dada conjuntura, a experimentação cinematográfica em relação a uma atividade a qual, para além do exercício cinéfilo de tomada de atitude com o cinema por si só, possa ser pensada como impulsionadora de um exercício do sujeito para consigo mesmo. A diagonal traçada da cinefilia nessa direção é tensionada por meio dos últimos estudos de Foucault especialmente na órbita das relações entre sujeito, verdade e práticas de si: de onde se recolhe elementos para discutir, diante do gesto e da composição de práticas concretas e da experiência narrada por “amantes do cinema” (dentre os quais figuram homens e mulheres de diferentes idades e formação variada) sobre as possibilidades de constituição ética e estética, então ocasionadas.Palavras-chave: Cinefilia. Experiência do cinema. Exercício consigo. Formação. FROM HISTORY OF A CULTURE TO A RESEARCH PRACTICE: NOTES ABOUT CINEPHILIA AND EDUCATION ABSTRACTIn dialogue with Michel Foucault's ethical studies, this paper problematizes the cinematographic experimentation in relation to an activity which, for beyond the cinephile exercise of adopting an attitude towards the cinema itself, can be thought of as a booster to an exercise of the subject towards himself. The diagonal drawn from the cinephilia in this direction is tensioned through the last Foucault's studies especially in the sphere of relations between subject, truth and practices of the self, from where it collects elements to discuss, in face of the gesture and the composition of concrete practices and the experience narrated by "movie lovers" (among which are included men and women of different ages and from diverse educational backgrounds), on the possibilities of the ethical and aesthetic constitution then occasioned.Keywords: Cinephilia. Cinema experience. Actions exercised on the self by the self. Formation. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2661 10.18616/ce.v8i2.2661 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2661 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v8i2.2661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2661/4799 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 2 (2019): Criar Educação; 41 - 53 Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Criar Educação; 41 - 53 Criar Educação; v. 8 n. 2 (2019): Criar Educação; 41 - 53 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937265618944 |