A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maximiano de Laet Raimundo de Souza, Carlos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva Rezende da Rosa, Gisele, dos Santos, Karoline Cipriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7608
Resumo: Este artigo, partindo da teoria psicogenética de Piaget e da teoria histórico-cultural de Vygotsky, investiga a relação entre a estrutura do sistema nervoso central e as funções psicológicas superiores, visando observar a existência de eventos críticos que justifiquem saltos qualitativos na capacidade cognitiva da criança, bem como a rigidez de etapas de desenvolvimento. Diante da inexistência dos referidos eventos críticos, concluimos que a interação social, através da apreensão da cultura historicamente construída, representa um fator relevante no desenvolvimento do pensamento abstrato, atuando fisicamente sobre a citoarquitetura do sistema nervoso central e plasmando a evolução cognitiva imprescindível ao raciocínio abstrato, o qual não pode ser alcançado exclusivamente pelo desenvolvimento biológico.
id UNESC-24_e13861cee51dd2a7b1180c56727dc278
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7608
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORESEste artigo, partindo da teoria psicogenética de Piaget e da teoria histórico-cultural de Vygotsky, investiga a relação entre a estrutura do sistema nervoso central e as funções psicológicas superiores, visando observar a existência de eventos críticos que justifiquem saltos qualitativos na capacidade cognitiva da criança, bem como a rigidez de etapas de desenvolvimento. Diante da inexistência dos referidos eventos críticos, concluimos que a interação social, através da apreensão da cultura historicamente construída, representa um fator relevante no desenvolvimento do pensamento abstrato, atuando fisicamente sobre a citoarquitetura do sistema nervoso central e plasmando a evolução cognitiva imprescindível ao raciocínio abstrato, o qual não pode ser alcançado exclusivamente pelo desenvolvimento biológico.UNESC2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/760810.18616/ce.v12i1.7608Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 1 - 20Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 1 - 20Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 1 - 202317-245210.18616/ce.v12i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7608/6618Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaximiano de Laet Raimundo de Souza, Carlosda Silva Rezende da Rosa, Giseledos Santos, Karoline Cipriano2023-07-13T17:35:25Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7608Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:17.481376Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
title A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
spellingShingle A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
Maximiano de Laet Raimundo de Souza, Carlos
title_short A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
title_full A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
title_fullStr A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
title_full_unstemmed A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
title_sort A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
author Maximiano de Laet Raimundo de Souza, Carlos
author_facet Maximiano de Laet Raimundo de Souza, Carlos
da Silva Rezende da Rosa, Gisele
dos Santos, Karoline Cipriano
author_role author
author2 da Silva Rezende da Rosa, Gisele
dos Santos, Karoline Cipriano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maximiano de Laet Raimundo de Souza, Carlos
da Silva Rezende da Rosa, Gisele
dos Santos, Karoline Cipriano
description Este artigo, partindo da teoria psicogenética de Piaget e da teoria histórico-cultural de Vygotsky, investiga a relação entre a estrutura do sistema nervoso central e as funções psicológicas superiores, visando observar a existência de eventos críticos que justifiquem saltos qualitativos na capacidade cognitiva da criança, bem como a rigidez de etapas de desenvolvimento. Diante da inexistência dos referidos eventos críticos, concluimos que a interação social, através da apreensão da cultura historicamente construída, representa um fator relevante no desenvolvimento do pensamento abstrato, atuando fisicamente sobre a citoarquitetura do sistema nervoso central e plasmando a evolução cognitiva imprescindível ao raciocínio abstrato, o qual não pode ser alcançado exclusivamente pelo desenvolvimento biológico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7608
10.18616/ce.v12i1.7608
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7608
identifier_str_mv 10.18616/ce.v12i1.7608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7608/6618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 1 - 20
Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 1 - 20
Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 1 - 20
2317-2452
10.18616/ce.v12i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938692730880