A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7608 |
Resumo: | Este artigo, partindo da teoria psicogenética de Piaget e da teoria histórico-cultural de Vygotsky, investiga a relação entre a estrutura do sistema nervoso central e as funções psicológicas superiores, visando observar a existência de eventos críticos que justifiquem saltos qualitativos na capacidade cognitiva da criança, bem como a rigidez de etapas de desenvolvimento. Diante da inexistência dos referidos eventos críticos, concluimos que a interação social, através da apreensão da cultura historicamente construída, representa um fator relevante no desenvolvimento do pensamento abstrato, atuando fisicamente sobre a citoarquitetura do sistema nervoso central e plasmando a evolução cognitiva imprescindível ao raciocínio abstrato, o qual não pode ser alcançado exclusivamente pelo desenvolvimento biológico. |
id |
UNESC-24_e13861cee51dd2a7b1180c56727dc278 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7608 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORESEste artigo, partindo da teoria psicogenética de Piaget e da teoria histórico-cultural de Vygotsky, investiga a relação entre a estrutura do sistema nervoso central e as funções psicológicas superiores, visando observar a existência de eventos críticos que justifiquem saltos qualitativos na capacidade cognitiva da criança, bem como a rigidez de etapas de desenvolvimento. Diante da inexistência dos referidos eventos críticos, concluimos que a interação social, através da apreensão da cultura historicamente construída, representa um fator relevante no desenvolvimento do pensamento abstrato, atuando fisicamente sobre a citoarquitetura do sistema nervoso central e plasmando a evolução cognitiva imprescindível ao raciocínio abstrato, o qual não pode ser alcançado exclusivamente pelo desenvolvimento biológico.UNESC2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/760810.18616/ce.v12i1.7608Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 1 - 20Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 1 - 20Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 1 - 202317-245210.18616/ce.v12i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7608/6618Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaximiano de Laet Raimundo de Souza, Carlosda Silva Rezende da Rosa, Giseledos Santos, Karoline Cipriano2023-07-13T17:35:25Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7608Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:17.481376Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES |
title |
A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES |
spellingShingle |
A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES Maximiano de Laet Raimundo de Souza, Carlos |
title_short |
A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES |
title_full |
A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES |
title_fullStr |
A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES |
title_full_unstemmed |
A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES |
title_sort |
A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES |
author |
Maximiano de Laet Raimundo de Souza, Carlos |
author_facet |
Maximiano de Laet Raimundo de Souza, Carlos da Silva Rezende da Rosa, Gisele dos Santos, Karoline Cipriano |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Rezende da Rosa, Gisele dos Santos, Karoline Cipriano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maximiano de Laet Raimundo de Souza, Carlos da Silva Rezende da Rosa, Gisele dos Santos, Karoline Cipriano |
description |
Este artigo, partindo da teoria psicogenética de Piaget e da teoria histórico-cultural de Vygotsky, investiga a relação entre a estrutura do sistema nervoso central e as funções psicológicas superiores, visando observar a existência de eventos críticos que justifiquem saltos qualitativos na capacidade cognitiva da criança, bem como a rigidez de etapas de desenvolvimento. Diante da inexistência dos referidos eventos críticos, concluimos que a interação social, através da apreensão da cultura historicamente construída, representa um fator relevante no desenvolvimento do pensamento abstrato, atuando fisicamente sobre a citoarquitetura do sistema nervoso central e plasmando a evolução cognitiva imprescindível ao raciocínio abstrato, o qual não pode ser alcançado exclusivamente pelo desenvolvimento biológico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7608 10.18616/ce.v12i1.7608 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7608 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v12i1.7608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7608/6618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 1 - 20 Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 1 - 20 Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 1 - 20 2317-2452 10.18616/ce.v12i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938692730880 |