TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8017 |
Resumo: | O presente artigo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, reconstrutiva, crítica e hermenêutica. Seu objetivo se propõe em refletir sobre as condutas, ditames e normatizações acerca do processo educativo, e da forma de como se dá a relação com e com o corpo, e de que maneira as sociedades estabelecem suas relações com a corporeidade, que emergem dos diversos contextos e que se vinculam às novas concepções e modos de ser, estar, vivenciar e usufruir ou não de nossos corpos. Com base nessas reflexões, é possível através da Educação, incentivar novas ações, atividades pedagógicas e discussões junto aos nossos educandos, centrando-se nas percepções sociais e culturais sobre o corpo e de que maneira o processo educativo formativo influencia na educabilidade do corpo, da corporeidade e das nossas emoções e também nos mais diversos contextos. |
id |
UNESC-24_ee1c0e0daa2daea19a3d18e44c903c9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8017 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADAO presente artigo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, reconstrutiva, crítica e hermenêutica. Seu objetivo se propõe em refletir sobre as condutas, ditames e normatizações acerca do processo educativo, e da forma de como se dá a relação com e com o corpo, e de que maneira as sociedades estabelecem suas relações com a corporeidade, que emergem dos diversos contextos e que se vinculam às novas concepções e modos de ser, estar, vivenciar e usufruir ou não de nossos corpos. Com base nessas reflexões, é possível através da Educação, incentivar novas ações, atividades pedagógicas e discussões junto aos nossos educandos, centrando-se nas percepções sociais e culturais sobre o corpo e de que maneira o processo educativo formativo influencia na educabilidade do corpo, da corporeidade e das nossas emoções e também nos mais diversos contextos.UNESC2023-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/801710.18616/ce.v12i1.8017Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 149 - 167Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 149 - 167Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 149 - 1672317-245210.18616/ce.v12i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8017/6652Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelino, Patricia Carlesso2023-07-13T17:35:23Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8017Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:18.560707Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA |
title |
TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA |
spellingShingle |
TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA Marcelino, Patricia Carlesso |
title_short |
TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA |
title_full |
TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA |
title_fullStr |
TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA |
title_full_unstemmed |
TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA |
title_sort |
TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA |
author |
Marcelino, Patricia Carlesso |
author_facet |
Marcelino, Patricia Carlesso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Patricia Carlesso |
description |
O presente artigo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, reconstrutiva, crítica e hermenêutica. Seu objetivo se propõe em refletir sobre as condutas, ditames e normatizações acerca do processo educativo, e da forma de como se dá a relação com e com o corpo, e de que maneira as sociedades estabelecem suas relações com a corporeidade, que emergem dos diversos contextos e que se vinculam às novas concepções e modos de ser, estar, vivenciar e usufruir ou não de nossos corpos. Com base nessas reflexões, é possível através da Educação, incentivar novas ações, atividades pedagógicas e discussões junto aos nossos educandos, centrando-se nas percepções sociais e culturais sobre o corpo e de que maneira o processo educativo formativo influencia na educabilidade do corpo, da corporeidade e das nossas emoções e também nos mais diversos contextos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8017 10.18616/ce.v12i1.8017 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8017 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v12i1.8017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8017/6652 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 149 - 167 Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 149 - 167 Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 149 - 167 2317-2452 10.18616/ce.v12i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346936892325888 |