TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Patricia Carlesso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8017
Resumo: O presente artigo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, reconstrutiva, crítica e hermenêutica. Seu objetivo se propõe em refletir sobre as condutas, ditames e normatizações acerca do processo educativo, e da forma de como se dá a relação com e com o corpo, e de que maneira as sociedades estabelecem suas relações com a corporeidade, que  emergem dos  diversos contextos  e que se vinculam às novas concepções e modos de ser, estar, vivenciar e usufruir ou não de nossos corpos. Com base nessas reflexões, é possível através da Educação, incentivar novas ações, atividades pedagógicas e discussões junto aos nossos educandos, centrando-se nas percepções sociais e culturais sobre o corpo e de que maneira o processo educativo formativo influencia na educabilidade do corpo, da corporeidade e das nossas emoções e também nos mais diversos contextos.
id UNESC-24_ee1c0e0daa2daea19a3d18e44c903c9c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8017
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADAO presente artigo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, reconstrutiva, crítica e hermenêutica. Seu objetivo se propõe em refletir sobre as condutas, ditames e normatizações acerca do processo educativo, e da forma de como se dá a relação com e com o corpo, e de que maneira as sociedades estabelecem suas relações com a corporeidade, que  emergem dos  diversos contextos  e que se vinculam às novas concepções e modos de ser, estar, vivenciar e usufruir ou não de nossos corpos. Com base nessas reflexões, é possível através da Educação, incentivar novas ações, atividades pedagógicas e discussões junto aos nossos educandos, centrando-se nas percepções sociais e culturais sobre o corpo e de que maneira o processo educativo formativo influencia na educabilidade do corpo, da corporeidade e das nossas emoções e também nos mais diversos contextos.UNESC2023-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/801710.18616/ce.v12i1.8017Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 149 - 167Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 149 - 167Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 149 - 1672317-245210.18616/ce.v12i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8017/6652Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelino, Patricia Carlesso2023-07-13T17:35:23Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8017Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:18.560707Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA
title TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA
spellingShingle TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA
Marcelino, Patricia Carlesso
title_short TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA
title_full TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA
title_fullStr TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA
title_full_unstemmed TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA
title_sort TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE O CORPO E A CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS SENSÍVEL E HUMANIZADA
author Marcelino, Patricia Carlesso
author_facet Marcelino, Patricia Carlesso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Patricia Carlesso
description O presente artigo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, reconstrutiva, crítica e hermenêutica. Seu objetivo se propõe em refletir sobre as condutas, ditames e normatizações acerca do processo educativo, e da forma de como se dá a relação com e com o corpo, e de que maneira as sociedades estabelecem suas relações com a corporeidade, que  emergem dos  diversos contextos  e que se vinculam às novas concepções e modos de ser, estar, vivenciar e usufruir ou não de nossos corpos. Com base nessas reflexões, é possível através da Educação, incentivar novas ações, atividades pedagógicas e discussões junto aos nossos educandos, centrando-se nas percepções sociais e culturais sobre o corpo e de que maneira o processo educativo formativo influencia na educabilidade do corpo, da corporeidade e das nossas emoções e também nos mais diversos contextos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8017
10.18616/ce.v12i1.8017
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8017
identifier_str_mv 10.18616/ce.v12i1.8017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8017/6652
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 149 - 167
Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 149 - 167
Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 149 - 167
2317-2452
10.18616/ce.v12i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346936892325888