DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2974 |
Resumo: | Esse artigo teve como objetivo principal verificar os benefícios da técnica de mapeamento conceitual na composição das estratégias de ensino-aprendizagem, tomando por referência àqueles apontados na revisão de literatura. O quão útil a técnica se mostra como estratégia de ensino socializante? Configurada nos padrões de uma pesquisa-ação, a pesquisa tem natureza meramente exploratória e embrionária. Os resultados obtidos revelaram que a técnica é eficaz no aproveitamento e sinergia de competências sociais, bem como na integração de saberes intra e interdisciplinares, incitando o aprendente ao exercício da autonomia na construção do conhecimento.Palavras-chave: mapas conceituais; repertório cognitivo; aprendizagem significativa. |
id |
UNESC-24_f186cb829eea22d5c660dd3e342b1181 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2974 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOSEsse artigo teve como objetivo principal verificar os benefícios da técnica de mapeamento conceitual na composição das estratégias de ensino-aprendizagem, tomando por referência àqueles apontados na revisão de literatura. O quão útil a técnica se mostra como estratégia de ensino socializante? Configurada nos padrões de uma pesquisa-ação, a pesquisa tem natureza meramente exploratória e embrionária. Os resultados obtidos revelaram que a técnica é eficaz no aproveitamento e sinergia de competências sociais, bem como na integração de saberes intra e interdisciplinares, incitando o aprendente ao exercício da autonomia na construção do conhecimento.Palavras-chave: mapas conceituais; repertório cognitivo; aprendizagem significativa.UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/297410.18616/ce.v5i2.2974Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2974/2758Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Yumara Lúcia2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2974Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:06.846912Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS |
title |
DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS |
spellingShingle |
DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS Vasconcelos, Yumara Lúcia |
title_short |
DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS |
title_full |
DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS |
title_fullStr |
DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS |
title_full_unstemmed |
DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS |
title_sort |
DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS |
author |
Vasconcelos, Yumara Lúcia |
author_facet |
Vasconcelos, Yumara Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Yumara Lúcia |
description |
Esse artigo teve como objetivo principal verificar os benefícios da técnica de mapeamento conceitual na composição das estratégias de ensino-aprendizagem, tomando por referência àqueles apontados na revisão de literatura. O quão útil a técnica se mostra como estratégia de ensino socializante? Configurada nos padrões de uma pesquisa-ação, a pesquisa tem natureza meramente exploratória e embrionária. Os resultados obtidos revelaram que a técnica é eficaz no aproveitamento e sinergia de competências sociais, bem como na integração de saberes intra e interdisciplinares, incitando o aprendente ao exercício da autonomia na construção do conhecimento.Palavras-chave: mapas conceituais; repertório cognitivo; aprendizagem significativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2974 10.18616/ce.v5i2.2974 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2974 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v5i2.2974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2974/2758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937913638912 |