DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Yumara Lúcia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2974
Resumo: Esse artigo teve como objetivo principal verificar os benefícios da técnica de mapeamento conceitual na composição das estratégias de ensino-aprendizagem, tomando por referência àqueles apontados na revisão de literatura. O quão útil a técnica se mostra como estratégia de ensino socializante? Configurada nos padrões de uma pesquisa-ação, a pesquisa tem natureza meramente exploratória e embrionária. Os resultados obtidos revelaram que a técnica é eficaz no aproveitamento e sinergia de competências sociais, bem como na integração de saberes intra e interdisciplinares, incitando o aprendente ao exercício da autonomia na construção do conhecimento.Palavras-chave: mapas conceituais; repertório cognitivo; aprendizagem significativa.
id UNESC-24_f186cb829eea22d5c660dd3e342b1181
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2974
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOSEsse artigo teve como objetivo principal verificar os benefícios da técnica de mapeamento conceitual na composição das estratégias de ensino-aprendizagem, tomando por referência àqueles apontados na revisão de literatura. O quão útil a técnica se mostra como estratégia de ensino socializante? Configurada nos padrões de uma pesquisa-ação, a pesquisa tem natureza meramente exploratória e embrionária. Os resultados obtidos revelaram que a técnica é eficaz no aproveitamento e sinergia de competências sociais, bem como na integração de saberes intra e interdisciplinares, incitando o aprendente ao exercício da autonomia na construção do conhecimento.Palavras-chave: mapas conceituais; repertório cognitivo; aprendizagem significativa.UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/297410.18616/ce.v5i2.2974Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2974/2758Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Yumara Lúcia2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2974Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:06.846912Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS
title DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS
spellingShingle DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS
Vasconcelos, Yumara Lúcia
title_short DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS
title_full DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS
title_fullStr DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS
title_full_unstemmed DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS
title_sort DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM ORGANIZADORES GRÁFICOS: UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL APLICADA NA ANÁLISE DE CUSTOS
author Vasconcelos, Yumara Lúcia
author_facet Vasconcelos, Yumara Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Yumara Lúcia
description Esse artigo teve como objetivo principal verificar os benefícios da técnica de mapeamento conceitual na composição das estratégias de ensino-aprendizagem, tomando por referência àqueles apontados na revisão de literatura. O quão útil a técnica se mostra como estratégia de ensino socializante? Configurada nos padrões de uma pesquisa-ação, a pesquisa tem natureza meramente exploratória e embrionária. Os resultados obtidos revelaram que a técnica é eficaz no aproveitamento e sinergia de competências sociais, bem como na integração de saberes intra e interdisciplinares, incitando o aprendente ao exercício da autonomia na construção do conhecimento.Palavras-chave: mapas conceituais; repertório cognitivo; aprendizagem significativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2974
10.18616/ce.v5i2.2974
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2974
identifier_str_mv 10.18616/ce.v5i2.2974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2974/2758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937913638912