A EDUCAÇAO COMO SERVIÇO ESSENCIAL NO CONTEXTO ‘NECROLIBERAL’ DA PANDEMIA NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7293 |
Resumo: | A proposta deste artigo é a de abordar o modo como a educação é significada pela discursividade neoliberal no contexto brasileiro de pandemia pela Covid-19. A partir da análise da política da morte (MBEMBE, 2018) que se instaura para o ‘todo da população’, chega-se à compreensão de que a educação passa a ser inscrita não como um direito social, previsto na constituição, mas como um ‘serviço essencial’ ao qual os sujeitos precisam aderir. Tal serviço passa a ser fornecido, sob qualquer circunstância, não a ‘sujeitos de direitos’, que deveriam ter a vida garantida pelo Estado, mas a ‘sujeitos de mercado’, ‘empresários de si mesmos’ que poderiam ter a vida abreviada pelo Estado em razão da lógica do ‘necroliberalismo’ (MBEMBE, 2020).Palavras-chave: Educação. Necroliberalismo. Pandemia. |
id |
UNESC-24_fa7c13dbd8c481ac45ffb80d613b6a6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7293 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇAO COMO SERVIÇO ESSENCIAL NO CONTEXTO ‘NECROLIBERAL’ DA PANDEMIA NO BRASILA proposta deste artigo é a de abordar o modo como a educação é significada pela discursividade neoliberal no contexto brasileiro de pandemia pela Covid-19. A partir da análise da política da morte (MBEMBE, 2018) que se instaura para o ‘todo da população’, chega-se à compreensão de que a educação passa a ser inscrita não como um direito social, previsto na constituição, mas como um ‘serviço essencial’ ao qual os sujeitos precisam aderir. Tal serviço passa a ser fornecido, sob qualquer circunstância, não a ‘sujeitos de direitos’, que deveriam ter a vida garantida pelo Estado, mas a ‘sujeitos de mercado’, ‘empresários de si mesmos’ que poderiam ter a vida abreviada pelo Estado em razão da lógica do ‘necroliberalismo’ (MBEMBE, 2020).Palavras-chave: Educação. Necroliberalismo. Pandemia.UNESC2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/729310.18616/ce.v12i1.7293Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 39Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 39Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 392317-245210.18616/ce.v12i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7293/6634Copyright (c) 2023 Revista Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessScotta, Larissa2024-03-06T17:48:33Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7293Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2024-03-06T17:48:33Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇAO COMO SERVIÇO ESSENCIAL NO CONTEXTO ‘NECROLIBERAL’ DA PANDEMIA NO BRASIL |
title |
A EDUCAÇAO COMO SERVIÇO ESSENCIAL NO CONTEXTO ‘NECROLIBERAL’ DA PANDEMIA NO BRASIL |
spellingShingle |
A EDUCAÇAO COMO SERVIÇO ESSENCIAL NO CONTEXTO ‘NECROLIBERAL’ DA PANDEMIA NO BRASIL Scotta, Larissa |
title_short |
A EDUCAÇAO COMO SERVIÇO ESSENCIAL NO CONTEXTO ‘NECROLIBERAL’ DA PANDEMIA NO BRASIL |
title_full |
A EDUCAÇAO COMO SERVIÇO ESSENCIAL NO CONTEXTO ‘NECROLIBERAL’ DA PANDEMIA NO BRASIL |
title_fullStr |
A EDUCAÇAO COMO SERVIÇO ESSENCIAL NO CONTEXTO ‘NECROLIBERAL’ DA PANDEMIA NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇAO COMO SERVIÇO ESSENCIAL NO CONTEXTO ‘NECROLIBERAL’ DA PANDEMIA NO BRASIL |
title_sort |
A EDUCAÇAO COMO SERVIÇO ESSENCIAL NO CONTEXTO ‘NECROLIBERAL’ DA PANDEMIA NO BRASIL |
author |
Scotta, Larissa |
author_facet |
Scotta, Larissa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scotta, Larissa |
description |
A proposta deste artigo é a de abordar o modo como a educação é significada pela discursividade neoliberal no contexto brasileiro de pandemia pela Covid-19. A partir da análise da política da morte (MBEMBE, 2018) que se instaura para o ‘todo da população’, chega-se à compreensão de que a educação passa a ser inscrita não como um direito social, previsto na constituição, mas como um ‘serviço essencial’ ao qual os sujeitos precisam aderir. Tal serviço passa a ser fornecido, sob qualquer circunstância, não a ‘sujeitos de direitos’, que deveriam ter a vida garantida pelo Estado, mas a ‘sujeitos de mercado’, ‘empresários de si mesmos’ que poderiam ter a vida abreviada pelo Estado em razão da lógica do ‘necroliberalismo’ (MBEMBE, 2020).Palavras-chave: Educação. Necroliberalismo. Pandemia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7293 10.18616/ce.v12i1.7293 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7293 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v12i1.7293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7293/6634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 39 Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 39 Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 21 - 39 2317-2452 10.18616/ce.v12i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1800214415636692992 |