Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minto, Lalo Watanabe, 1978-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13267
Resumo: Resumo: Neste artigo pretende-se analisar a forma pela qual a condução das políticas para a educação, no contexto da pandemia, vem expressando, a um só tempo, mudanças de fundo no âmbito do trabalho e da lógica contemporânea da acumulação capitalista, e uma mudança específica no campo educacional, projetando-o de forma mais intensiva e extensiva nos fluxos de mercantilização e financeirização da política social. Para essa finalidade, serão analisados os discursos ideológicos que estão sendo mobilizados para o retorno às atividades presenciais nas escolas, apelando ao que seria o caráter essencial dessa atividade. Proceder-se-á, também, a uma análise contextualizada desses discursos, buscando estabelecer conexões com mudanças que já estavam em curso no campo educacional. A hipótese central a ser desenvolvida é a de que a pandemia contribui para explicitar uma crescente mudança de finalidades da educação e da escola na sociedade capitalista contemporânea, especialmente na sua configuração periférica brasileira
id CAMP_3ee110d687523b67ffd32b84da60be3f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362384
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua?Education and pandemic : essential activity, superfluous purpose?Educación y pandemia : ¿actividad esencial, propósito superfluo?EducaçãoPrivatizaçãoEnsino remotoEnsino híbridoEducationPrivatizationRemote teachingBlended learningEdtechArtigo originalResumo: Neste artigo pretende-se analisar a forma pela qual a condução das políticas para a educação, no contexto da pandemia, vem expressando, a um só tempo, mudanças de fundo no âmbito do trabalho e da lógica contemporânea da acumulação capitalista, e uma mudança específica no campo educacional, projetando-o de forma mais intensiva e extensiva nos fluxos de mercantilização e financeirização da política social. Para essa finalidade, serão analisados os discursos ideológicos que estão sendo mobilizados para o retorno às atividades presenciais nas escolas, apelando ao que seria o caráter essencial dessa atividade. Proceder-se-á, também, a uma análise contextualizada desses discursos, buscando estabelecer conexões com mudanças que já estavam em curso no campo educacional. A hipótese central a ser desenvolvida é a de que a pandemia contribui para explicitar uma crescente mudança de finalidades da educação e da escola na sociedade capitalista contemporânea, especialmente na sua configuração periférica brasileiraAbstract: Tis article analyzes how the conduction of education policies during the pandemic has been expressing fundamental changes in the scope of work and in the contemporary logic of capitalist accumulation, as well as a specifc change in the educational feld, which is projected more intensively and extensively in the fows of commodifcation and fnancialization of social policy. For this purpose, we analyze the ideological discourses that are being mobilized for the in-person activities return at schools, arguing about what would be the essential character of this activity. We also consider the context that these discourses are produced seeking to establish connections with changes that were already underway in the educational feld. Te hypothesis to be developed is that the pandemic contributes to expose a growing change in the purposes of education and school in contemporary capitalist society, especially in peripheral countries as BrazilResumen: Este artículo busca analizar la forma como la conducción de las políticas educativas, en el contexto de la pandemia, ha expresado, al mismo tiempo, cambios fundamentales en el ámbito del trabajo y de la lógica contemporánea de la acumulación capitalista, y un cambio especifco en el campo educativo, proyectándolo de manera más intensa y extensiva en los fujos de mercantilización y fnanciarización de la política social. Por lo tanto, se analizarán los discursos ideológicos que se ha movilizado para el retorno a las actividades presenciales en las escuelas, apelando a lo que sería el carácter esencial de esta actividad. También se realizará un análisis contextualizado de estos discursos, buscando establecer conexiones con cambios que han estado en marcha en el ámbito educativo. La hipótesis central para desarrollar es que la pandemia contribuye para hacer explícito un cambio creciente en los propósitos de la educación y de la escuela en la sociedad capitalista contemporánea, especialmente en su confguración brasileña periféricaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMinto, Lalo Watanabe, 1978-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13267MINTO, Lalo Watanabe. Educação e(m) pandemia: atividade essencial, finalidade supérflua?. ORG & DEMO. Marília, SP : UNESP/Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. Vol. 22, n. 2 (jul./dez., 2021), p. 39-58. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13267. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362384porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T10:03:17Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362384Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-25T10:03:17Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua?
Education and pandemic : essential activity, superfluous purpose?
Educación y pandemia : ¿actividad esencial, propósito superfluo?
title Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua?
spellingShingle Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua?
Minto, Lalo Watanabe, 1978-
Educação
Privatização
Ensino remoto
Ensino híbrido
Education
Privatization
Remote teaching
Blended learning
Edtech
Artigo original
title_short Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua?
title_full Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua?
title_fullStr Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua?
title_full_unstemmed Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua?
title_sort Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua?
author Minto, Lalo Watanabe, 1978-
author_facet Minto, Lalo Watanabe, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Minto, Lalo Watanabe, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Privatização
Ensino remoto
Ensino híbrido
Education
Privatization
Remote teaching
Blended learning
Edtech
Artigo original
topic Educação
Privatização
Ensino remoto
Ensino híbrido
Education
Privatization
Remote teaching
Blended learning
Edtech
Artigo original
description Resumo: Neste artigo pretende-se analisar a forma pela qual a condução das políticas para a educação, no contexto da pandemia, vem expressando, a um só tempo, mudanças de fundo no âmbito do trabalho e da lógica contemporânea da acumulação capitalista, e uma mudança específica no campo educacional, projetando-o de forma mais intensiva e extensiva nos fluxos de mercantilização e financeirização da política social. Para essa finalidade, serão analisados os discursos ideológicos que estão sendo mobilizados para o retorno às atividades presenciais nas escolas, apelando ao que seria o caráter essencial dessa atividade. Proceder-se-á, também, a uma análise contextualizada desses discursos, buscando estabelecer conexões com mudanças que já estavam em curso no campo educacional. A hipótese central a ser desenvolvida é a de que a pandemia contribui para explicitar uma crescente mudança de finalidades da educação e da escola na sociedade capitalista contemporânea, especialmente na sua configuração periférica brasileira
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13267
MINTO, Lalo Watanabe. Educação e(m) pandemia: atividade essencial, finalidade supérflua?. ORG & DEMO. Marília, SP : UNESP/Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. Vol. 22, n. 2 (jul./dez., 2021), p. 39-58. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13267. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13267
identifier_str_mv MINTO, Lalo Watanabe. Educação e(m) pandemia: atividade essencial, finalidade supérflua?. ORG & DEMO. Marília, SP : UNESP/Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. Vol. 22, n. 2 (jul./dez., 2021), p. 39-58. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13267. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832789192704