Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13267 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo pretende-se analisar a forma pela qual a condução das políticas para a educação, no contexto da pandemia, vem expressando, a um só tempo, mudanças de fundo no âmbito do trabalho e da lógica contemporânea da acumulação capitalista, e uma mudança específica no campo educacional, projetando-o de forma mais intensiva e extensiva nos fluxos de mercantilização e financeirização da política social. Para essa finalidade, serão analisados os discursos ideológicos que estão sendo mobilizados para o retorno às atividades presenciais nas escolas, apelando ao que seria o caráter essencial dessa atividade. Proceder-se-á, também, a uma análise contextualizada desses discursos, buscando estabelecer conexões com mudanças que já estavam em curso no campo educacional. A hipótese central a ser desenvolvida é a de que a pandemia contribui para explicitar uma crescente mudança de finalidades da educação e da escola na sociedade capitalista contemporânea, especialmente na sua configuração periférica brasileira |
id |
CAMP_3ee110d687523b67ffd32b84da60be3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362384 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua?Education and pandemic : essential activity, superfluous purpose?Educación y pandemia : ¿actividad esencial, propósito superfluo?EducaçãoPrivatizaçãoEnsino remotoEnsino híbridoEducationPrivatizationRemote teachingBlended learningEdtechArtigo originalResumo: Neste artigo pretende-se analisar a forma pela qual a condução das políticas para a educação, no contexto da pandemia, vem expressando, a um só tempo, mudanças de fundo no âmbito do trabalho e da lógica contemporânea da acumulação capitalista, e uma mudança específica no campo educacional, projetando-o de forma mais intensiva e extensiva nos fluxos de mercantilização e financeirização da política social. Para essa finalidade, serão analisados os discursos ideológicos que estão sendo mobilizados para o retorno às atividades presenciais nas escolas, apelando ao que seria o caráter essencial dessa atividade. Proceder-se-á, também, a uma análise contextualizada desses discursos, buscando estabelecer conexões com mudanças que já estavam em curso no campo educacional. A hipótese central a ser desenvolvida é a de que a pandemia contribui para explicitar uma crescente mudança de finalidades da educação e da escola na sociedade capitalista contemporânea, especialmente na sua configuração periférica brasileiraAbstract: Tis article analyzes how the conduction of education policies during the pandemic has been expressing fundamental changes in the scope of work and in the contemporary logic of capitalist accumulation, as well as a specifc change in the educational feld, which is projected more intensively and extensively in the fows of commodifcation and fnancialization of social policy. For this purpose, we analyze the ideological discourses that are being mobilized for the in-person activities return at schools, arguing about what would be the essential character of this activity. We also consider the context that these discourses are produced seeking to establish connections with changes that were already underway in the educational feld. Te hypothesis to be developed is that the pandemic contributes to expose a growing change in the purposes of education and school in contemporary capitalist society, especially in peripheral countries as BrazilResumen: Este artículo busca analizar la forma como la conducción de las políticas educativas, en el contexto de la pandemia, ha expresado, al mismo tiempo, cambios fundamentales en el ámbito del trabajo y de la lógica contemporánea de la acumulación capitalista, y un cambio especifco en el campo educativo, proyectándolo de manera más intensa y extensiva en los fujos de mercantilización y fnanciarización de la política social. Por lo tanto, se analizarán los discursos ideológicos que se ha movilizado para el retorno a las actividades presenciales en las escuelas, apelando a lo que sería el carácter esencial de esta actividad. También se realizará un análisis contextualizado de estos discursos, buscando establecer conexiones con cambios que han estado en marcha en el ámbito educativo. La hipótesis central para desarrollar es que la pandemia contribuye para hacer explícito un cambio creciente en los propósitos de la educación y de la escuela en la sociedad capitalista contemporánea, especialmente en su confguración brasileña periféricaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMinto, Lalo Watanabe, 1978-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13267MINTO, Lalo Watanabe. Educação e(m) pandemia: atividade essencial, finalidade supérflua?. ORG & DEMO. Marília, SP : UNESP/Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. Vol. 22, n. 2 (jul./dez., 2021), p. 39-58. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13267. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362384porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T10:03:17Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362384Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-25T10:03:17Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua? Education and pandemic : essential activity, superfluous purpose? Educación y pandemia : ¿actividad esencial, propósito superfluo? |
title |
Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua? |
spellingShingle |
Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua? Minto, Lalo Watanabe, 1978- Educação Privatização Ensino remoto Ensino híbrido Education Privatization Remote teaching Blended learning Edtech Artigo original |
title_short |
Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua? |
title_full |
Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua? |
title_fullStr |
Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua? |
title_full_unstemmed |
Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua? |
title_sort |
Educação e(m) pandemia : atividade essencial, finalidade supérflua? |
author |
Minto, Lalo Watanabe, 1978- |
author_facet |
Minto, Lalo Watanabe, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minto, Lalo Watanabe, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Privatização Ensino remoto Ensino híbrido Education Privatization Remote teaching Blended learning Edtech Artigo original |
topic |
Educação Privatização Ensino remoto Ensino híbrido Education Privatization Remote teaching Blended learning Edtech Artigo original |
description |
Resumo: Neste artigo pretende-se analisar a forma pela qual a condução das políticas para a educação, no contexto da pandemia, vem expressando, a um só tempo, mudanças de fundo no âmbito do trabalho e da lógica contemporânea da acumulação capitalista, e uma mudança específica no campo educacional, projetando-o de forma mais intensiva e extensiva nos fluxos de mercantilização e financeirização da política social. Para essa finalidade, serão analisados os discursos ideológicos que estão sendo mobilizados para o retorno às atividades presenciais nas escolas, apelando ao que seria o caráter essencial dessa atividade. Proceder-se-á, também, a uma análise contextualizada desses discursos, buscando estabelecer conexões com mudanças que já estavam em curso no campo educacional. A hipótese central a ser desenvolvida é a de que a pandemia contribui para explicitar uma crescente mudança de finalidades da educação e da escola na sociedade capitalista contemporânea, especialmente na sua configuração periférica brasileira |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13267 MINTO, Lalo Watanabe. Educação e(m) pandemia: atividade essencial, finalidade supérflua?. ORG & DEMO. Marília, SP : UNESP/Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. Vol. 22, n. 2 (jul./dez., 2021), p. 39-58. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13267. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13267 |
identifier_str_mv |
MINTO, Lalo Watanabe. Educação e(m) pandemia: atividade essencial, finalidade supérflua?. ORG & DEMO. Marília, SP : UNESP/Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. Vol. 22, n. 2 (jul./dez., 2021), p. 39-58. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13267. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832789192704 |