IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5691 |
Resumo: | O presente texto apresenta como objetivo as concepções sobre a constituição do imaginário a partir do processo dialógico com a constituição da identidade profissional. Com isso, a metodologia conta com o embasamento teórico realizado através de revisão de literatura, por meio de artigos científicos, teses, dissertações e livros de renomados autores. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível identificar que a subjetividade, isto é, a identidade docente, está caracterizada pelas suas ações nas relações pedagógicas, constituídas pelos processos dialógicos com temáticas emergentes. As considerações compreendem as características que compõem da competência para a identidade docente da educação num contexto prático, social e cultural, isto é, a partir do imaginário é possível constituir-se, desconstruir-se e reconstruir-se enquanto profissional docente. |
id |
UNESC-24_fc76f1b6aeef46466a5d4ab1ea3e9b8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5691 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTEO presente texto apresenta como objetivo as concepções sobre a constituição do imaginário a partir do processo dialógico com a constituição da identidade profissional. Com isso, a metodologia conta com o embasamento teórico realizado através de revisão de literatura, por meio de artigos científicos, teses, dissertações e livros de renomados autores. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível identificar que a subjetividade, isto é, a identidade docente, está caracterizada pelas suas ações nas relações pedagógicas, constituídas pelos processos dialógicos com temáticas emergentes. As considerações compreendem as características que compõem da competência para a identidade docente da educação num contexto prático, social e cultural, isto é, a partir do imaginário é possível constituir-se, desconstruir-se e reconstruir-se enquanto profissional docente.UNESC2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/569110.18616/ce.v10i2.5691Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 126-138Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 126-138Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 126-1382317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5691/6127Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFetter, Shirlei AlexandraQuaresma da Silva, Denise Regina2022-03-25T16:22:25Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5691Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:12.930307Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
title |
IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
spellingShingle |
IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE Fetter, Shirlei Alexandra |
title_short |
IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
title_full |
IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
title_fullStr |
IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
title_full_unstemmed |
IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
title_sort |
IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
author |
Fetter, Shirlei Alexandra |
author_facet |
Fetter, Shirlei Alexandra Quaresma da Silva, Denise Regina |
author_role |
author |
author2 |
Quaresma da Silva, Denise Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fetter, Shirlei Alexandra Quaresma da Silva, Denise Regina |
description |
O presente texto apresenta como objetivo as concepções sobre a constituição do imaginário a partir do processo dialógico com a constituição da identidade profissional. Com isso, a metodologia conta com o embasamento teórico realizado através de revisão de literatura, por meio de artigos científicos, teses, dissertações e livros de renomados autores. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível identificar que a subjetividade, isto é, a identidade docente, está caracterizada pelas suas ações nas relações pedagógicas, constituídas pelos processos dialógicos com temáticas emergentes. As considerações compreendem as características que compõem da competência para a identidade docente da educação num contexto prático, social e cultural, isto é, a partir do imaginário é possível constituir-se, desconstruir-se e reconstruir-se enquanto profissional docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5691 10.18616/ce.v10i2.5691 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5691 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v10i2.5691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5691/6127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 126-138 Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 126-138 Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 126-138 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938371866624 |