IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fetter, Shirlei Alexandra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Quaresma da Silva, Denise Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5691
Resumo: O presente texto apresenta como objetivo as concepções sobre a constituição do imaginário a partir do processo dialógico com a constituição da identidade profissional. Com isso, a metodologia conta com o embasamento teórico realizado através de revisão de literatura, por meio de artigos científicos, teses, dissertações e livros de renomados autores. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível identificar que a subjetividade, isto é, a identidade docente, está caracterizada pelas suas ações nas relações pedagógicas, constituídas pelos processos dialógicos com temáticas emergentes. As considerações compreendem as características que compõem da competência para a identidade docente da educação num contexto prático, social e cultural, isto é, a partir do imaginário é possível constituir-se, desconstruir-se e reconstruir-se enquanto profissional docente.
id UNESC-24_fc76f1b6aeef46466a5d4ab1ea3e9b8a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5691
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTEO presente texto apresenta como objetivo as concepções sobre a constituição do imaginário a partir do processo dialógico com a constituição da identidade profissional. Com isso, a metodologia conta com o embasamento teórico realizado através de revisão de literatura, por meio de artigos científicos, teses, dissertações e livros de renomados autores. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível identificar que a subjetividade, isto é, a identidade docente, está caracterizada pelas suas ações nas relações pedagógicas, constituídas pelos processos dialógicos com temáticas emergentes. As considerações compreendem as características que compõem da competência para a identidade docente da educação num contexto prático, social e cultural, isto é, a partir do imaginário é possível constituir-se, desconstruir-se e reconstruir-se enquanto profissional docente.UNESC2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/569110.18616/ce.v10i2.5691Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 126-138Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 126-138Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 126-1382317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5691/6127Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFetter, Shirlei AlexandraQuaresma da Silva, Denise Regina2022-03-25T16:22:25Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5691Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:12.930307Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
title IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
spellingShingle IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
Fetter, Shirlei Alexandra
title_short IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
title_full IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
title_fullStr IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
title_full_unstemmed IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
title_sort IMAGINÁRIO, O DINAMIZADOR DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
author Fetter, Shirlei Alexandra
author_facet Fetter, Shirlei Alexandra
Quaresma da Silva, Denise Regina
author_role author
author2 Quaresma da Silva, Denise Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fetter, Shirlei Alexandra
Quaresma da Silva, Denise Regina
description O presente texto apresenta como objetivo as concepções sobre a constituição do imaginário a partir do processo dialógico com a constituição da identidade profissional. Com isso, a metodologia conta com o embasamento teórico realizado através de revisão de literatura, por meio de artigos científicos, teses, dissertações e livros de renomados autores. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível identificar que a subjetividade, isto é, a identidade docente, está caracterizada pelas suas ações nas relações pedagógicas, constituídas pelos processos dialógicos com temáticas emergentes. As considerações compreendem as características que compõem da competência para a identidade docente da educação num contexto prático, social e cultural, isto é, a partir do imaginário é possível constituir-se, desconstruir-se e reconstruir-se enquanto profissional docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5691
10.18616/ce.v10i2.5691
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5691
identifier_str_mv 10.18616/ce.v10i2.5691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5691/6127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 126-138
Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 126-138
Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 126-138
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938371866624