VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5379 |
Resumo: | O presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo analisar a produção científica produzida do país, verificando como se expressam as relações entre o vínculo professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem no período de 1997 a 2018. Foram analisados 13 trabalhos científicos publicados em periódicos no portal de pesquisas da Scielo. Constatou-se que a maior ocorrência de publicações está nos anos de 2010, 2011 e 2012, contendo duas publicações em cada ano, e nos demais, apresentando somente uma publicação. Identificou-se que as metodologias utilizadas para a elaboração dos artigos se dividiram entre a proposta de intervenção/ entrevista (n=4), revisão de literatura (n=7) e estudo descritivo de observação qualitativa (n=2). Conclui-se que o vínculo professor e aluno faz parte do processo de aprendizagem e pode ser considerado facilitador para o processo, caso se estabeleçam relações afetivas positivas e saudáveis. |
id |
UNESC-24_fea57b1dd15f0d8951b41e2dec04a112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5379 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICASO presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo analisar a produção científica produzida do país, verificando como se expressam as relações entre o vínculo professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem no período de 1997 a 2018. Foram analisados 13 trabalhos científicos publicados em periódicos no portal de pesquisas da Scielo. Constatou-se que a maior ocorrência de publicações está nos anos de 2010, 2011 e 2012, contendo duas publicações em cada ano, e nos demais, apresentando somente uma publicação. Identificou-se que as metodologias utilizadas para a elaboração dos artigos se dividiram entre a proposta de intervenção/ entrevista (n=4), revisão de literatura (n=7) e estudo descritivo de observação qualitativa (n=2). Conclui-se que o vínculo professor e aluno faz parte do processo de aprendizagem e pode ser considerado facilitador para o processo, caso se estabeleçam relações afetivas positivas e saudáveis. UNESC2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/537910.18616/ce.v10i2.5379Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 184-195Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 184-195Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 184-1952317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5379/6131Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Talita Bitencourt GomesCamargo, Gislene2022-03-25T16:26:12Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5379Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:12.597801Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS |
title |
VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS |
spellingShingle |
VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS Correa, Talita Bitencourt Gomes |
title_short |
VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS |
title_full |
VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS |
title_fullStr |
VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS |
title_full_unstemmed |
VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS |
title_sort |
VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS |
author |
Correa, Talita Bitencourt Gomes |
author_facet |
Correa, Talita Bitencourt Gomes Camargo, Gislene |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Gislene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Talita Bitencourt Gomes Camargo, Gislene |
description |
O presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo analisar a produção científica produzida do país, verificando como se expressam as relações entre o vínculo professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem no período de 1997 a 2018. Foram analisados 13 trabalhos científicos publicados em periódicos no portal de pesquisas da Scielo. Constatou-se que a maior ocorrência de publicações está nos anos de 2010, 2011 e 2012, contendo duas publicações em cada ano, e nos demais, apresentando somente uma publicação. Identificou-se que as metodologias utilizadas para a elaboração dos artigos se dividiram entre a proposta de intervenção/ entrevista (n=4), revisão de literatura (n=7) e estudo descritivo de observação qualitativa (n=2). Conclui-se que o vínculo professor e aluno faz parte do processo de aprendizagem e pode ser considerado facilitador para o processo, caso se estabeleçam relações afetivas positivas e saudáveis. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5379 10.18616/ce.v10i2.5379 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5379 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v10i2.5379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5379/6131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 184-195 Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 184-195 Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 184-195 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938361380864 |