VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Talita Bitencourt Gomes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Camargo, Gislene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5379
Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo analisar a produção científica produzida do país, verificando como se expressam as relações entre o vínculo professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem no período de 1997 a 2018. Foram analisados 13 trabalhos científicos publicados em periódicos no portal de pesquisas da Scielo. Constatou-se que a maior ocorrência de publicações está nos anos de 2010, 2011 e 2012, contendo duas publicações em cada ano, e nos demais, apresentando somente uma publicação. Identificou-se que as metodologias utilizadas para a elaboração dos artigos se dividiram entre a proposta de intervenção/ entrevista (n=4), revisão de literatura (n=7) e estudo descritivo de observação qualitativa (n=2). Conclui-se que o vínculo professor e aluno faz parte do processo de aprendizagem e pode ser considerado facilitador para o processo, caso se estabeleçam relações afetivas positivas e saudáveis. 
id UNESC-24_fea57b1dd15f0d8951b41e2dec04a112
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5379
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICASO presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo analisar a produção científica produzida do país, verificando como se expressam as relações entre o vínculo professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem no período de 1997 a 2018. Foram analisados 13 trabalhos científicos publicados em periódicos no portal de pesquisas da Scielo. Constatou-se que a maior ocorrência de publicações está nos anos de 2010, 2011 e 2012, contendo duas publicações em cada ano, e nos demais, apresentando somente uma publicação. Identificou-se que as metodologias utilizadas para a elaboração dos artigos se dividiram entre a proposta de intervenção/ entrevista (n=4), revisão de literatura (n=7) e estudo descritivo de observação qualitativa (n=2). Conclui-se que o vínculo professor e aluno faz parte do processo de aprendizagem e pode ser considerado facilitador para o processo, caso se estabeleçam relações afetivas positivas e saudáveis. UNESC2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/537910.18616/ce.v10i2.5379Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 184-195Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 184-195Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 184-1952317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5379/6131Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Talita Bitencourt GomesCamargo, Gislene2022-03-25T16:26:12Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5379Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:12.597801Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
title VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
spellingShingle VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
Correa, Talita Bitencourt Gomes
title_short VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
title_full VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
title_fullStr VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
title_sort VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
author Correa, Talita Bitencourt Gomes
author_facet Correa, Talita Bitencourt Gomes
Camargo, Gislene
author_role author
author2 Camargo, Gislene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Talita Bitencourt Gomes
Camargo, Gislene
description O presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo analisar a produção científica produzida do país, verificando como se expressam as relações entre o vínculo professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem no período de 1997 a 2018. Foram analisados 13 trabalhos científicos publicados em periódicos no portal de pesquisas da Scielo. Constatou-se que a maior ocorrência de publicações está nos anos de 2010, 2011 e 2012, contendo duas publicações em cada ano, e nos demais, apresentando somente uma publicação. Identificou-se que as metodologias utilizadas para a elaboração dos artigos se dividiram entre a proposta de intervenção/ entrevista (n=4), revisão de literatura (n=7) e estudo descritivo de observação qualitativa (n=2). Conclui-se que o vínculo professor e aluno faz parte do processo de aprendizagem e pode ser considerado facilitador para o processo, caso se estabeleçam relações afetivas positivas e saudáveis. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5379
10.18616/ce.v10i2.5379
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5379
identifier_str_mv 10.18616/ce.v10i2.5379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5379/6131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 184-195
Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 184-195
Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 184-195
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938361380864