Do princípio de individuação [Ordinatio livro II, distinção terceira, parte primeira]: [Questão 1: se a substância material é individual ou singular por si mesma ou por sua natureza?]
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trans/Form/Ação (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/12431 |
Resumo: | João Duns Escoto, o Doutor Sutil, nasceu em 1265/1266 em Duns, condado de Berwirck, Escócia. Ingressou no convento franciscano de Dunfries em 1278/1279. Ordenou-se em 1291. De 1293 a 1296, estudou em Paris. Lecionou em Cambridge e Oxford de 1297 a 1301. Encontra-se em Paris entre 1302 e 1303, quando leciona como bacharel sentenciario, mas é obrigado a deixar a França por se recusar a aderir à causa do rei, no conflito entre Felipe, o Belo, e o papa Bonifácio VIII. Retorna a Paris em 1304. Em 1308 é enviado para Colónia, onde veio a falecer com 42 anos de idade. O texto apresentado foi retirado da Ordinatio (comentário sobre as Sentenças de Pedro Lombardo) e trata da noção de natureza comum. Para o "Doutor Sutil", a natureza de algo é anterior à singularidade e à universalidade. Por exemplo, a natureza de um homem, isto é, a "humanidade", em si mesma não possui nem a singularidade da coisa nem a universalidade do conceito. Ela é anterior tanto à coisa quanto ao conceito. Em outras palavras, a natureza é aquilo que há de comum entre a coisa singular e o conceito universal. |
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Do princípio de individuação [Ordinatio livro II, distinção terceira, parte primeira]: [Questão 1: se a substância material é individual ou singular por si mesma ou por sua natureza?]TraduçãoJoão Duns EscotoindividuaçãoJoão Duns Escoto, o Doutor Sutil, nasceu em 1265/1266 em Duns, condado de Berwirck, Escócia. Ingressou no convento franciscano de Dunfries em 1278/1279. Ordenou-se em 1291. De 1293 a 1296, estudou em Paris. Lecionou em Cambridge e Oxford de 1297 a 1301. Encontra-se em Paris entre 1302 e 1303, quando leciona como bacharel sentenciario, mas é obrigado a deixar a França por se recusar a aderir à causa do rei, no conflito entre Felipe, o Belo, e o papa Bonifácio VIII. Retorna a Paris em 1304. Em 1308 é enviado para Colónia, onde veio a falecer com 42 anos de idade. O texto apresentado foi retirado da Ordinatio (comentário sobre as Sentenças de Pedro Lombardo) e trata da noção de natureza comum. Para o "Doutor Sutil", a natureza de algo é anterior à singularidade e à universalidade. Por exemplo, a natureza de um homem, isto é, a "humanidade", em si mesma não possui nem a singularidade da coisa nem a universalidade do conceito. Ela é anterior tanto à coisa quanto ao conceito. Em outras palavras, a natureza é aquilo que há de comum entre a coisa singular e o conceito universal. Faculdade de Filosofia e Ciências1996-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/x-mobipocket-ebookapplication/epub+ziphttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/12431TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 19 (1996); 241-250TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 19 (1996); 241-250TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 19 (1996); 241-250TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 19 (1996); 241-250TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 19 (1996); 241-2501980-539X0101-3173reponame:Trans/Form/Ação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/12431/7668https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/12431/12964https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/12431/14155https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/12431/14157Copyright (c) 1996 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCezar, Cesar Ribas2023-05-25T06:31:05Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/12431Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptransformacao@marilia.unesp.br1980-539X0101-3173opendoar:2023-05-25T06:31:05Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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João Duns Escoto, o Doutor Sutil, nasceu em 1265/1266 em Duns, condado de Berwirck, Escócia. Ingressou no convento franciscano de Dunfries em 1278/1279. Ordenou-se em 1291. De 1293 a 1296, estudou em Paris. Lecionou em Cambridge e Oxford de 1297 a 1301. Encontra-se em Paris entre 1302 e 1303, quando leciona como bacharel sentenciario, mas é obrigado a deixar a França por se recusar a aderir à causa do rei, no conflito entre Felipe, o Belo, e o papa Bonifácio VIII. Retorna a Paris em 1304. Em 1308 é enviado para Colónia, onde veio a falecer com 42 anos de idade. O texto apresentado foi retirado da Ordinatio (comentário sobre as Sentenças de Pedro Lombardo) e trata da noção de natureza comum. Para o "Doutor Sutil", a natureza de algo é anterior à singularidade e à universalidade. Por exemplo, a natureza de um homem, isto é, a "humanidade", em si mesma não possui nem a singularidade da coisa nem a universalidade do conceito. Ela é anterior tanto à coisa quanto ao conceito. Em outras palavras, a natureza é aquilo que há de comum entre a coisa singular e o conceito universal. |
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