Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trans/Form/Ação (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6744 |
Resumo: | Neste artigo, propomos uma confrontação entre a teoria dos signos de Gotthold E. Lessing, tal como exposta em Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia (1766), e os dois ensaios de Theodor W. Adorno (de 1950 e 1965) sobre as relações entre música e pintura. Pretendemos, com isso, indicar a presença de elementos decisivos da estética clássica alemã no pensamento adorniano do pós-guerra; em particular, observamos o modo pelo qual a teoria racionalista de Lessing atuaria como contraponto à abordagem dialética adorniana a respeito da irredutibilidade formal dos meios artísticos e das possibilidades de sua convergência. À luz de tal confrontação, discutiremos, em um segundo momento do artigo, alguns aspectos da conferência de Adorno de 1966, A arte e as artes, que em certa medida consubstancia a discussão dos ensaios precedentes sobre música e pintura. Indicaremos, nesse contexto, as diferenças entre o processo de pseudomorfose e o de imbricação (Verfransung) dos meios artísticos. Recebido: 05/03/2017Aceito: 16/05/2018 |
id |
UNESP-10_ccbf84a0bb33e835539a4ac381f84292 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/6744 |
network_acronym_str |
UNESP-10 |
network_name_str |
Trans/Form/Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfoseAdornoLessingmúsicapinturaestéticaconvergênciaNeste artigo, propomos uma confrontação entre a teoria dos signos de Gotthold E. Lessing, tal como exposta em Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia (1766), e os dois ensaios de Theodor W. Adorno (de 1950 e 1965) sobre as relações entre música e pintura. Pretendemos, com isso, indicar a presença de elementos decisivos da estética clássica alemã no pensamento adorniano do pós-guerra; em particular, observamos o modo pelo qual a teoria racionalista de Lessing atuaria como contraponto à abordagem dialética adorniana a respeito da irredutibilidade formal dos meios artísticos e das possibilidades de sua convergência. À luz de tal confrontação, discutiremos, em um segundo momento do artigo, alguns aspectos da conferência de Adorno de 1966, A arte e as artes, que em certa medida consubstancia a discussão dos ensaios precedentes sobre música e pintura. Indicaremos, nesse contexto, as diferenças entre o processo de pseudomorfose e o de imbricação (Verfransung) dos meios artísticos. Recebido: 05/03/2017Aceito: 16/05/2018Faculdade de Filosofia e Ciências2022-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/x-mobipocket-ebookapplication/epub+ziphttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6744TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 42 n. 3: Julho-Setembro/2019; 91-118TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 42 No. 3: July-September/2019; 91-118TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 42 Núm. 3: Julho-Setembro/2019; 91-118TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 42 No. 3: Julho-Setembro/2019; 91-118TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 42 N. 3: Julho-Setembro/2019; 91-1181980-539X0101-3173reponame:Trans/Form/Ação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6744/9700https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6744/9701https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6744/11451https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6744/11453Copyright (c) 2019 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSocha, Eduardo2023-04-27T18:22:13Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/6744Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptransformacao@marilia.unesp.br1980-539X0101-3173opendoar:2023-04-27T18:22:13Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose |
title |
Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose |
spellingShingle |
Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose Socha, Eduardo Adorno Lessing música pintura estética convergência |
title_short |
Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose |
title_full |
Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose |
title_fullStr |
Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose |
title_full_unstemmed |
Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose |
title_sort |
Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose |
author |
Socha, Eduardo |
author_facet |
Socha, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Socha, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adorno Lessing música pintura estética convergência |
topic |
Adorno Lessing música pintura estética convergência |
description |
Neste artigo, propomos uma confrontação entre a teoria dos signos de Gotthold E. Lessing, tal como exposta em Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia (1766), e os dois ensaios de Theodor W. Adorno (de 1950 e 1965) sobre as relações entre música e pintura. Pretendemos, com isso, indicar a presença de elementos decisivos da estética clássica alemã no pensamento adorniano do pós-guerra; em particular, observamos o modo pelo qual a teoria racionalista de Lessing atuaria como contraponto à abordagem dialética adorniana a respeito da irredutibilidade formal dos meios artísticos e das possibilidades de sua convergência. À luz de tal confrontação, discutiremos, em um segundo momento do artigo, alguns aspectos da conferência de Adorno de 1966, A arte e as artes, que em certa medida consubstancia a discussão dos ensaios precedentes sobre música e pintura. Indicaremos, nesse contexto, as diferenças entre o processo de pseudomorfose e o de imbricação (Verfransung) dos meios artísticos. Recebido: 05/03/2017Aceito: 16/05/2018 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6744 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6744/9700 https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6744/9701 https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6744/11451 https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6744/11453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html application/x-mobipocket-ebook application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 42 n. 3: Julho-Setembro/2019; 91-118 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 42 No. 3: July-September/2019; 91-118 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 42 Núm. 3: Julho-Setembro/2019; 91-118 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 42 No. 3: Julho-Setembro/2019; 91-118 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 42 N. 3: Julho-Setembro/2019; 91-118 1980-539X 0101-3173 reponame:Trans/Form/Ação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Trans/Form/Ação (Online) |
collection |
Trans/Form/Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
transformacao@marilia.unesp.br |
_version_ |
1794795208700854272 |