Ensinar e Aprender: tentativas de modificar esteriótipos educacionais em História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Miriam Lifchitz Moreira
Data de Publicação: 1975
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/133219
Resumo: Numa conferência pronunciada em 1961, na Associação Argentinade Psicologia e Psicoterapia de Grupo, José Bleger (1) propôs asupressão da dissociação entre quem ensina e quem aprende e suasubstituição por uma "ensinagem". Embora as mudanças nas situaçõesestereotipadas do ensino, quase rituais, criem alguma angústia,rompem um bloqueio e levam alunos e professores a enfrentar os problemascom uma nova atitude de humildade, de quem está procurandoaprender e por isso tem a possibilidade de declarar, sem nenhum desdouro,que "não sabem" alguma coisa e desejam vir a saber.
id UNESP-13_39da0ce9a7b874d9806ed0d0c2960bdd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/133219
network_acronym_str UNESP-13
network_name_str Revista de História (São Paulo)
repository_id_str
spelling Ensinar e Aprender: tentativas de modificar esteriótipos educacionais em HistóriaeducaçãoHistóriaesteriótiposNuma conferência pronunciada em 1961, na Associação Argentinade Psicologia e Psicoterapia de Grupo, José Bleger (1) propôs asupressão da dissociação entre quem ensina e quem aprende e suasubstituição por uma "ensinagem". Embora as mudanças nas situaçõesestereotipadas do ensino, quase rituais, criem alguma angústia,rompem um bloqueio e levam alunos e professores a enfrentar os problemascom uma nova atitude de humildade, de quem está procurandoaprender e por isso tem a possibilidade de declarar, sem nenhum desdouro,que "não sabem" alguma coisa e desejam vir a saber.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1975-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/13321910.11606/issn.2316-9141.rh.1975.133219Revista de História; v. 52 n. 104 (1975); 951-955Revista de História; Vol. 52 No. 104 (1975); 951-955Revista de História; Vol. 52 Núm. 104 (1975); 951-9552316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/133219/129313Copyright (c) 1975 Revista de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Miriam Lifchitz Moreira2023-02-08T20:16:03Zoai:revistas.usp.br:article/133219Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2023-02-08T20:16:03Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e Aprender: tentativas de modificar esteriótipos educacionais em História
title Ensinar e Aprender: tentativas de modificar esteriótipos educacionais em História
spellingShingle Ensinar e Aprender: tentativas de modificar esteriótipos educacionais em História
Leite, Miriam Lifchitz Moreira
educação
História
esteriótipos
title_short Ensinar e Aprender: tentativas de modificar esteriótipos educacionais em História
title_full Ensinar e Aprender: tentativas de modificar esteriótipos educacionais em História
title_fullStr Ensinar e Aprender: tentativas de modificar esteriótipos educacionais em História
title_full_unstemmed Ensinar e Aprender: tentativas de modificar esteriótipos educacionais em História
title_sort Ensinar e Aprender: tentativas de modificar esteriótipos educacionais em História
author Leite, Miriam Lifchitz Moreira
author_facet Leite, Miriam Lifchitz Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Miriam Lifchitz Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv educação
História
esteriótipos
topic educação
História
esteriótipos
description Numa conferência pronunciada em 1961, na Associação Argentinade Psicologia e Psicoterapia de Grupo, José Bleger (1) propôs asupressão da dissociação entre quem ensina e quem aprende e suasubstituição por uma "ensinagem". Embora as mudanças nas situaçõesestereotipadas do ensino, quase rituais, criem alguma angústia,rompem um bloqueio e levam alunos e professores a enfrentar os problemascom uma nova atitude de humildade, de quem está procurandoaprender e por isso tem a possibilidade de declarar, sem nenhum desdouro,que "não sabem" alguma coisa e desejam vir a saber.
publishDate 1975
dc.date.none.fl_str_mv 1975-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/133219
10.11606/issn.2316-9141.rh.1975.133219
url https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/133219
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.rh.1975.133219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/133219/129313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1975 Revista de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1975 Revista de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História; v. 52 n. 104 (1975); 951-955
Revista de História; Vol. 52 No. 104 (1975); 951-955
Revista de História; Vol. 52 Núm. 104 (1975); 951-955
2316-9141
0034-8309
reponame:Revista de História (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de História (São Paulo)
collection Revista de História (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br
_version_ 1800214932339294209