A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Virginia de Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/156828
Resumo: O artigo analisa o silêncio de Mário de Andrade em relação ao teatro musicado. Como entender que o mesmo autor que dedicou tanta atenção a outros importantes veículos culturais da época, como o disco, o cinema mudo e a partitura impressa, tenha se calado diante do teatro de operetas, burletas e revistas, um dos principais divertimentos públicos de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930? A análise de textos jornalísticos, poéticos e programáticos do autor, um deles um autógrafo inédito, revela que tal silêncio só se configurou a partir do final dos anos 1920, quando a estruturação de um mercado de bens culturais e a forte presença italiana na vida musical e teatral da cidade passaram a ser vistas como uma ameaça ao projeto de construção de uma música a um só tempo artística e nacional.
id UNESP-13_448c3a54b208295f714962d27e8f0d55
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/156828
network_acronym_str UNESP-13
network_name_str Revista de História (São Paulo)
repository_id_str
spelling A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930The Politics of Silence: Mário de Andrade and the São Paulo’s Musical Theater in the 1920s and 1930s.musical theaterMário de AndradeSão Paulomusical professionalizationItalian immigrationteatro musicadoMário de AndradeSão Pauloprofissionalização musicalimigração italianaO artigo analisa o silêncio de Mário de Andrade em relação ao teatro musicado. Como entender que o mesmo autor que dedicou tanta atenção a outros importantes veículos culturais da época, como o disco, o cinema mudo e a partitura impressa, tenha se calado diante do teatro de operetas, burletas e revistas, um dos principais divertimentos públicos de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930? A análise de textos jornalísticos, poéticos e programáticos do autor, um deles um autógrafo inédito, revela que tal silêncio só se configurou a partir do final dos anos 1920, quando a estruturação de um mercado de bens culturais e a forte presença italiana na vida musical e teatral da cidade passaram a ser vistas como uma ameaça ao projeto de construção de uma música a um só tempo artística e nacional.This article analyzes the silence of Mário de Andrade in relation to the musical theater. How is it possible that this author, who devoted so much attention to other important cultural vehicles of the time, such as records, silent films and printed scores, was so silent regarding the operettas, burletas and revues, which were the main public amusement of São Paulo in the 1920s and 1930s? The analysis of some of his journalistic, poetic and programmatic texts, one of them being an unpublished autograph, reveals that such silence was set up only in the late 1920s, when the structuring of a cultural goods market and the strong Italian presence in the São Paulo’s musical and theatrical life came to be seen as a threat to the project of building a both national and artistic music.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/15682810.11606/issn.2316-9141.rh.2020.156828Revista de História; n. 179 (2020); 1-33Revista de História; No. 179 (2020); 1-33Revista de História; Núm. 179 (2020); 1-332316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/156828/163242https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/156828/176876Copyright (c) 2020 Revista de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBessa, Virginia de Almeida2021-12-16T18:56:52Zoai:revistas.usp.br:article/156828Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2021-12-16T18:56:52Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930
The Politics of Silence: Mário de Andrade and the São Paulo’s Musical Theater in the 1920s and 1930s.
title A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930
spellingShingle A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930
Bessa, Virginia de Almeida
musical theater
Mário de Andrade
São Paulo
musical professionalization
Italian immigration
teatro musicado
Mário de Andrade
São Paulo
profissionalização musical
imigração italiana
title_short A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930
title_full A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930
title_fullStr A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930
title_full_unstemmed A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930
title_sort A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930
author Bessa, Virginia de Almeida
author_facet Bessa, Virginia de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Virginia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv musical theater
Mário de Andrade
São Paulo
musical professionalization
Italian immigration
teatro musicado
Mário de Andrade
São Paulo
profissionalização musical
imigração italiana
topic musical theater
Mário de Andrade
São Paulo
musical professionalization
Italian immigration
teatro musicado
Mário de Andrade
São Paulo
profissionalização musical
imigração italiana
description O artigo analisa o silêncio de Mário de Andrade em relação ao teatro musicado. Como entender que o mesmo autor que dedicou tanta atenção a outros importantes veículos culturais da época, como o disco, o cinema mudo e a partitura impressa, tenha se calado diante do teatro de operetas, burletas e revistas, um dos principais divertimentos públicos de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930? A análise de textos jornalísticos, poéticos e programáticos do autor, um deles um autógrafo inédito, revela que tal silêncio só se configurou a partir do final dos anos 1920, quando a estruturação de um mercado de bens culturais e a forte presença italiana na vida musical e teatral da cidade passaram a ser vistas como uma ameaça ao projeto de construção de uma música a um só tempo artística e nacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/156828
10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.156828
url https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/156828
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.156828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/156828/163242
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/156828/176876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História; n. 179 (2020); 1-33
Revista de História; No. 179 (2020); 1-33
Revista de História; Núm. 179 (2020); 1-33
2316-9141
0034-8309
reponame:Revista de História (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de História (São Paulo)
collection Revista de História (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br
_version_ 1800214932913913856