Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863 |
Resumo: | Este artigo pretende analisar criticamente o discurso sobre o consumo, bem como sua mensagem de que a felicidade das mulheres depende da aquisição de objetos desejados, através do consumo de produtos de massa, veiculado nos anos 20 pela publicidade, pela fotografia e pelo cinema. O cinema hollywoodiano neste período era estruturado em parte, sobre a apresentação da mulher como objeto glamouroso, disputado e consumido, e em parte sobre a criação do mise-en-scène cujos fetiches são objetos consumidos e o estilo de vida consumista como corolário da modernidade. |
id |
UNESP-13_543955b29b9acd1368966abb833522cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/18863 |
network_acronym_str |
UNESP-13 |
network_name_str |
Revista de História (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20 Cultura de MassasCinemaRepresentações FemininasUrbanizaçãoModernidadeMass CultureMoviesFemale RepresentationsUrbanizationModernity Este artigo pretende analisar criticamente o discurso sobre o consumo, bem como sua mensagem de que a felicidade das mulheres depende da aquisição de objetos desejados, através do consumo de produtos de massa, veiculado nos anos 20 pela publicidade, pela fotografia e pelo cinema. O cinema hollywoodiano neste período era estruturado em parte, sobre a apresentação da mulher como objeto glamouroso, disputado e consumido, e em parte sobre a criação do mise-en-scène cujos fetiches são objetos consumidos e o estilo de vida consumista como corolário da modernidade. This article analyses the discourse of consume as well as its message that the women's happiness depends on the consume of mass products that were vehicled in the twenties by the publicity, photography and the movies. The Hollywood movies in that time showed the women as glamorous objects, disputed and consumed, and the consumist way of llife as the corollary of modernity. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1998-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1886310.11606/issn.2316-9141.v0i139p63-73Revista de História; n. 139 (1998); 63-73Revista de História; No. 139 (1998); 63-73Revista de História; Núm. 139 (1998); 63-732316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863/20926Copyright (c) 1998 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Maria Inez Machado Borges2013-11-13T12:39:02Zoai:revistas.usp.br:article/18863Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2013-11-13T12:39:02Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20 |
title |
Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20 |
spellingShingle |
Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20 Pinto, Maria Inez Machado Borges Cultura de Massas Cinema Representações Femininas Urbanização Modernidade Mass Culture Movies Female Representations Urbanization Modernity |
title_short |
Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20 |
title_full |
Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20 |
title_fullStr |
Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20 |
title_full_unstemmed |
Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20 |
title_sort |
Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20 |
author |
Pinto, Maria Inez Machado Borges |
author_facet |
Pinto, Maria Inez Machado Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Inez Machado Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura de Massas Cinema Representações Femininas Urbanização Modernidade Mass Culture Movies Female Representations Urbanization Modernity |
topic |
Cultura de Massas Cinema Representações Femininas Urbanização Modernidade Mass Culture Movies Female Representations Urbanization Modernity |
description |
Este artigo pretende analisar criticamente o discurso sobre o consumo, bem como sua mensagem de que a felicidade das mulheres depende da aquisição de objetos desejados, através do consumo de produtos de massa, veiculado nos anos 20 pela publicidade, pela fotografia e pelo cinema. O cinema hollywoodiano neste período era estruturado em parte, sobre a apresentação da mulher como objeto glamouroso, disputado e consumido, e em parte sobre a criação do mise-en-scène cujos fetiches são objetos consumidos e o estilo de vida consumista como corolário da modernidade. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863 10.11606/issn.2316-9141.v0i139p63-73 |
url |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9141.v0i139p63-73 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863/20926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1998 Revista de História info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1998 Revista de História |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História; n. 139 (1998); 63-73 Revista de História; No. 139 (1998); 63-73 Revista de História; Núm. 139 (1998); 63-73 2316-9141 0034-8309 reponame:Revista de História (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista de História (São Paulo) |
collection |
Revista de História (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800214919716536320 |