Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Inez Machado Borges
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863
Resumo: Este artigo pretende analisar criticamente o discurso sobre o consumo, bem como sua mensagem de que a felicidade das mulheres depende da aquisição de objetos desejados, através do consumo de produtos de massa, veiculado nos anos 20 pela publicidade, pela fotografia e pelo cinema. O cinema hollywoodiano neste período era estruturado em parte, sobre a apresentação da mulher como objeto glamouroso, disputado e consumido, e em parte sobre a criação do mise-en-scène cujos fetiches são objetos consumidos e o estilo de vida consumista como corolário da modernidade.
id UNESP-13_543955b29b9acd1368966abb833522cc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/18863
network_acronym_str UNESP-13
network_name_str Revista de História (São Paulo)
repository_id_str
spelling Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20 Cultura de MassasCinemaRepresentações FemininasUrbanizaçãoModernidadeMass CultureMoviesFemale RepresentationsUrbanizationModernity Este artigo pretende analisar criticamente o discurso sobre o consumo, bem como sua mensagem de que a felicidade das mulheres depende da aquisição de objetos desejados, através do consumo de produtos de massa, veiculado nos anos 20 pela publicidade, pela fotografia e pelo cinema. O cinema hollywoodiano neste período era estruturado em parte, sobre a apresentação da mulher como objeto glamouroso, disputado e consumido, e em parte sobre a criação do mise-en-scène cujos fetiches são objetos consumidos e o estilo de vida consumista como corolário da modernidade. This article analyses the discourse of consume as well as its message that the women's happiness depends on the consume of mass products that were vehicled in the twenties by the publicity, photography and the movies. The Hollywood movies in that time showed the women as glamorous objects, disputed and consumed, and the consumist way of llife as the corollary of modernity. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1998-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1886310.11606/issn.2316-9141.v0i139p63-73Revista de História; n. 139 (1998); 63-73Revista de História; No. 139 (1998); 63-73Revista de História; Núm. 139 (1998); 63-732316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863/20926Copyright (c) 1998 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Maria Inez Machado Borges2013-11-13T12:39:02Zoai:revistas.usp.br:article/18863Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2013-11-13T12:39:02Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20
title Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20
spellingShingle Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20
Pinto, Maria Inez Machado Borges
Cultura de Massas
Cinema
Representações Femininas
Urbanização
Modernidade
Mass Culture
Movies
Female Representations
Urbanization
Modernity
title_short Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20
title_full Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20
title_fullStr Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20
title_full_unstemmed Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20
title_sort Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20
author Pinto, Maria Inez Machado Borges
author_facet Pinto, Maria Inez Machado Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Inez Machado Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura de Massas
Cinema
Representações Femininas
Urbanização
Modernidade
Mass Culture
Movies
Female Representations
Urbanization
Modernity
topic Cultura de Massas
Cinema
Representações Femininas
Urbanização
Modernidade
Mass Culture
Movies
Female Representations
Urbanization
Modernity
description Este artigo pretende analisar criticamente o discurso sobre o consumo, bem como sua mensagem de que a felicidade das mulheres depende da aquisição de objetos desejados, através do consumo de produtos de massa, veiculado nos anos 20 pela publicidade, pela fotografia e pelo cinema. O cinema hollywoodiano neste período era estruturado em parte, sobre a apresentação da mulher como objeto glamouroso, disputado e consumido, e em parte sobre a criação do mise-en-scène cujos fetiches são objetos consumidos e o estilo de vida consumista como corolário da modernidade.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863
10.11606/issn.2316-9141.v0i139p63-73
url https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.v0i139p63-73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863/20926
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1998 Revista de História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1998 Revista de História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História; n. 139 (1998); 63-73
Revista de História; No. 139 (1998); 63-73
Revista de História; Núm. 139 (1998); 63-73
2316-9141
0034-8309
reponame:Revista de História (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de História (São Paulo)
collection Revista de História (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br
_version_ 1800214919716536320