O lugar da história em tempos de crise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18984 |
Resumo: | A crise dos modelos historiográficos das décadas de 70 e 80, em que a fragmentação dos objetos correspondia à do sujeito, levou a um recente retorno a este último, pela via da hermenêutica de Gadamer e Ricoeur. O presente texto procura discutir também esta alternativa, considerando que os processos sociais da modernidade se autonomizam dos seus agentes e constituem como que um "sujeito automático" a subjugar os sujeitos conscientes e envolvê-los em suas estruturas. O sujeito relativamente consciente e livre só pontua através da crise em que entram aqueles processos sociais, como verificamos na atualidade. A crise representa, assim, o ressurgimento da história enquanto oportunidade decisiva para reordenar, mediante a crítica, a trama da identidade e da diferença, constitutiva tanto da existência social quanto da consciência historiadora. |
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O lugar da história em tempos de crise CrisisModernityHermeneuticsNarrativeExplanationCriticismCriseModernidadeHermenêuticaNarrativaExplicaçãoCrítica A crise dos modelos historiográficos das décadas de 70 e 80, em que a fragmentação dos objetos correspondia à do sujeito, levou a um recente retorno a este último, pela via da hermenêutica de Gadamer e Ricoeur. O presente texto procura discutir também esta alternativa, considerando que os processos sociais da modernidade se autonomizam dos seus agentes e constituem como que um "sujeito automático" a subjugar os sujeitos conscientes e envolvê-los em suas estruturas. O sujeito relativamente consciente e livre só pontua através da crise em que entram aqueles processos sociais, como verificamos na atualidade. A crise representa, assim, o ressurgimento da história enquanto oportunidade decisiva para reordenar, mediante a crítica, a trama da identidade e da diferença, constitutiva tanto da existência social quanto da consciência historiadora. After the crisis of the historiographic models of the 70's and 80's, characterized by a mutual fragmentation of objects and the subject, a new interest for this last one was created and accomplished through the hermeneutics of Gadamer and Ricoeur. My article intends to examine this alternative, taking into consideration the permanence of modern social processes of autonomization, through which a kind of "automatic subject" dominates and involves individual agents. A free and conscious subject is only possible under the circumstance of a crisis like the present one, making of it the decisive opportunity for a critical reorganization of the entire system composed by identities and differences that constitute social existence and historical conscience. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2004-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1898410.11606/issn.2316-9141.v0i151p9-27Revista de História; n. 151 (2004): DOSSIÊ – História e Historiografia; 9-27Revista de História; No. 151 (2004): DOSSIÊ – História e Historiografia; 9-27Revista de História; Núm. 151 (2004): DOSSIÊ – História e Historiografia; 9-272316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18984/21047Copyright (c) 2004 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrespan, Jorge2024-05-02T14:35:28Zoai:revistas.usp.br:article/18984Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2024-05-02T14:35:28Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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