A persistência da visão: Paulo Emílio Salles Gomes e o Modernismo (1964-1977)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/213117 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar determinadas formas de prolongamento do Modernismo em São Paulo. Mais especificamente, trata-se de observar a manifestação desse movimento na trajetória do crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes entre os anos 1960 e 1970. Situado numa posição singular ante o Modernismo, o crítico articulou, ao longo de sua trajetória, diversas maneiras de lidar com o movimento. Por um lado, é possível aferir o prolongamento do tema nas formulações do crítico sobre a figura de Oswald de Andrade, de quem foi próximo desde os anos 1930. Por outro lado, uma reflexão mais abrangente sobre o Modernismo se cristaliza no início dos anos 1970, num documento em que Paulo Emílio reflete sobre a Semana de 22. Por meio dessas duas perspectivas, espera-se refletir sobre o sentido da atualização do Modernismo no contexto turbulento que se seguiu ao Golpe de 1964. |
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A persistência da visão: Paulo Emílio Salles Gomes e o Modernismo (1964-1977)The persistence of vision: Paulo Emílio Salles Gomes and the Modernism (1974-1977)Paulo EmíliomodernismoherançaSemana de Arte ModernaOswald de AndradePaulo EmíliomodernismheritageWeek of modern artOswald de AndradeEste artigo tem como objetivo analisar determinadas formas de prolongamento do Modernismo em São Paulo. Mais especificamente, trata-se de observar a manifestação desse movimento na trajetória do crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes entre os anos 1960 e 1970. Situado numa posição singular ante o Modernismo, o crítico articulou, ao longo de sua trajetória, diversas maneiras de lidar com o movimento. Por um lado, é possível aferir o prolongamento do tema nas formulações do crítico sobre a figura de Oswald de Andrade, de quem foi próximo desde os anos 1930. Por outro lado, uma reflexão mais abrangente sobre o Modernismo se cristaliza no início dos anos 1970, num documento em que Paulo Emílio reflete sobre a Semana de 22. Por meio dessas duas perspectivas, espera-se refletir sobre o sentido da atualização do Modernismo no contexto turbulento que se seguiu ao Golpe de 1964.This article aims to analyze certain forms of extension of the Modernist movement in São Paulo. More specifically, this work seeks to observe the manifestation of Modernism in the trajectory of the film critic Paulo Emílio Salles Gomes between the 1960s and 1970s. Situated in a unique position vis-à-vis Modernism, the critic articulated, throughout his trajectory, several ways of dealing with the movement. On the one hand, it is possible to assess the extension of the theme in the critic’s formulations about the figure of the writer Oswald de Andrade, with whom he was close since the 1930s. On the other hand, a more comprehensive reflection on Modernism is crystallized in the early 1970s, in a document in which Paulo Emílio reflects on the Week of Modern Art of 1922. Through these two perspectives, we hope to reflect on the meaning of Modernism’s updating in the turbulent context that followed the 1964 Coup.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2024-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/21311710.11606/issn.2316-9141.rh.2024.213117Revista de História; n. 183 (2024); 1-28Revista de História; No. 183 (2024); 1-28Revista de História; Núm. 183 (2024); 1-282316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporenghttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/213117/202601https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/213117/202600https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/213117/204783Copyright (c) 2024 Victor Vigneronhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVigneron, Victor2024-05-20T20:51:13Zoai:revistas.usp.br:article/213117Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2024-05-20T20:51:13Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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