As culturas da Caridade das Beguinas de Marselha frente aos desafios da economia mercantil da Baixa Idade Média
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/193257 |
Resumo: | Neste artigo, o Instituto das Damas de Roubaud de Marselha, fundado por Doucelina de Digne (1214-1274), é analisado a partir de seu envolvimento com a devoção penitencial leiga, que agitava as cidades da Provença e da Itália, na Baixa Idade Média, e de seu compromisso com as culturas da caridade, que inspiravam políticas de assistência social e de promoção de mulheres no cenário urbano. A partir da delimitação da experiência religiosa das beguinas de Marselha, discutem-se suas diferenças e semelhanças com o movimento beguino do norte europeu e sua relação com a renovação da vida religiosa e da piedade leiga no século XIII. |
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As culturas da Caridade das Beguinas de Marselha frente aos desafios da economia mercantil da Baixa Idade MédiaThe cultures of charity of the Beguines of Marseille facing the challenges of the mercantile economy BeguinasCidades MedievaisCulturas da CaridadeDevoção FemininaHospitaisBeguinesMedieval CitiesCultures of CharityFemale DevotionHospitalsNeste artigo, o Instituto das Damas de Roubaud de Marselha, fundado por Doucelina de Digne (1214-1274), é analisado a partir de seu envolvimento com a devoção penitencial leiga, que agitava as cidades da Provença e da Itália, na Baixa Idade Média, e de seu compromisso com as culturas da caridade, que inspiravam políticas de assistência social e de promoção de mulheres no cenário urbano. A partir da delimitação da experiência religiosa das beguinas de Marselha, discutem-se suas diferenças e semelhanças com o movimento beguino do norte europeu e sua relação com a renovação da vida religiosa e da piedade leiga no século XIII.In this paper, the Institute of the Ladies of Roubaud of Marseille, founded by Douceline of Digne (1214-1274), is analyzed from its involvement with lay penitential devotion, which agitated the cities of Provence and Italy in the Late Middle Ages, and its commitment to the cultures of charity, which inspired policies of social assistance and women empowerment in the urban arena. From the delimitation of the religious experience of the beguines of Marseille, we discuss their diferences and similarities with the Northern European beguine movement and their relationship to the renewal of religious life and lay piety in the thirteenth century.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19325710.11606/issn.2316-9141.rh.2022.193257Revista de História; n. 181 (2022); 1-20Revista de História; No. 181 (2022); 1-20Revista de História; Núm. 181 (2022); 1-202316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/193257/184499https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/193257/188260http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiatello, André2022-11-30T18:02:00Zoai:revistas.usp.br:article/193257Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2022-11-30T18:02Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Neste artigo, o Instituto das Damas de Roubaud de Marselha, fundado por Doucelina de Digne (1214-1274), é analisado a partir de seu envolvimento com a devoção penitencial leiga, que agitava as cidades da Provença e da Itália, na Baixa Idade Média, e de seu compromisso com as culturas da caridade, que inspiravam políticas de assistência social e de promoção de mulheres no cenário urbano. A partir da delimitação da experiência religiosa das beguinas de Marselha, discutem-se suas diferenças e semelhanças com o movimento beguino do norte europeu e sua relação com a renovação da vida religiosa e da piedade leiga no século XIII. |
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