Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897 |
Resumo: | O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão social em Maputo, herdada do período colonial. Pelo lado musical, o curta se vale de um variado repertório, como a versão jazzística do tema de 2001: Uma odisseia no espaço (Stanley Kubrick, 1968) e um samba carnavalesco, utilizados como dispositivos irônicos pelo relato. O resultado na mise-en-scène é de um documentário propositalmente curto que, por um lado, endossa o “roteiro da libertação” (João Paulo Borges Coelho) difundido pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e, por outro, expõe as fissuras do tecido social moçambicano, gerando diversas tensões na fatura estética da obra. |
id |
UNESP-13_77acd56c740ebaa5b4c9dab7ac73fc57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/142897 |
network_acronym_str |
UNESP-13 |
network_name_str |
Revista de História (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago ÁlvarezImágenes cromáticas y sonoridades conflictivas en Maputo, Meridiano Novo (1976) de Santiago ÁlvarezImagens cromáticas e sonoridades conflitantes em Maputo, Meridiano Novo (1976) de Santiago ÁlvarezCubaMozambiquecinesocialismorepresentación políticaCubaMoçambiquecinemasocialismorepresentação políticaCubaMozambiquecinemasocialismpolitical representationO presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão social em Maputo, herdada do período colonial. Pelo lado musical, o curta se vale de um variado repertório, como a versão jazzística do tema de 2001: Uma odisseia no espaço (Stanley Kubrick, 1968) e um samba carnavalesco, utilizados como dispositivos irônicos pelo relato. O resultado na mise-en-scène é de um documentário propositalmente curto que, por um lado, endossa o “roteiro da libertação” (João Paulo Borges Coelho) difundido pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e, por outro, expõe as fissuras do tecido social moçambicano, gerando diversas tensões na fatura estética da obra.El presente artículo analiza cómo las históricas tensiones sociales en Mozambique fueron narradas en el cortometraje cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez en 1976. La obra utiliza imágenes de archivo y registros del camarógrafo Julio Simoneau, de Cuba, posterior a la independencia. Estos últimos denuncian la continuidad de la exclusión social en Maputo, heredada del período colonial. Por el lado musical, el corto se vale de un variado repertorio, como la versión jazzística de la banda sonora de 2001: Odisea del espacio (Stanley Kubrick, 1968) y un samba, utilizados como dispositivos irónicos por el relato. El resultado en la mise-en-scène es de un documental intencionalmente corto que por un lado endosa el “liberation script” (João Paulo Borges Coelho) difundido por el Frente de Liberación de Mozambique (Frelimo) y por el otro expone las fisuras del tejido social mozambiqueño, generando diversas tensiones en la factura estética de la obra.This article analyzes how the historical tensions in Mozambique were narrated in the Cuban short film Maputo, meridian novo, directed by Santiago Álvarez in 1976. The film uses archive images and records of the Cuban cameraman Julio Simoneau, made in the post-independence. The latter denounce the continuation of social exclusion in Maputo, inherited from the colonial period. On the musical side, the short uses a varied repertoire, like the jazz version of the music of 2001: A space odyssey (Stanley Kubrick, 1968) and a carnival samba, used as ironic devices by the narrative. The result in mise-en-scène is a purposely short documentary that on the one hand endorses the “liberation script” (João Paulo Borges Coelho) defended by the Liberation Front of Mozambique (Frelimo) and, on the other hand, exposes the fissures of social body, generating several tensions in the aesthetic side of the film.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/14289710.11606/issn.2316-9141.rh.2019.142897Revista de História; Núm. 178 (2019); 1-38Revista de História; n. 178 (2019); 1-38Revista de História; No. 178 (2019); 1-382316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897/155729https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897/177008Copyright (c) 2019 Revista de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alexsandro de Sousa e2021-11-04T20:20:56Zoai:revistas.usp.br:article/142897Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2021-11-04T20:20:56Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez Imágenes cromáticas y sonoridades conflictivas en Maputo, Meridiano Novo (1976) de Santiago Álvarez Imagens cromáticas e sonoridades conflitantes em Maputo, Meridiano Novo (1976) de Santiago Álvarez |
title |
Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez |
spellingShingle |
Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez Silva, Alexsandro de Sousa e Cuba Mozambique cine socialismo representación política Cuba Moçambique cinema socialismo representação política Cuba Mozambique cinema socialism political representation |
title_short |
Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez |
title_full |
Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez |
title_fullStr |
Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez |
title_full_unstemmed |
Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez |
title_sort |
Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez |
author |
Silva, Alexsandro de Sousa e |
author_facet |
Silva, Alexsandro de Sousa e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexsandro de Sousa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuba Mozambique cine socialismo representación política Cuba Moçambique cinema socialismo representação política Cuba Mozambique cinema socialism political representation |
topic |
Cuba Mozambique cine socialismo representación política Cuba Moçambique cinema socialismo representação política Cuba Mozambique cinema socialism political representation |
description |
O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão social em Maputo, herdada do período colonial. Pelo lado musical, o curta se vale de um variado repertório, como a versão jazzística do tema de 2001: Uma odisseia no espaço (Stanley Kubrick, 1968) e um samba carnavalesco, utilizados como dispositivos irônicos pelo relato. O resultado na mise-en-scène é de um documentário propositalmente curto que, por um lado, endossa o “roteiro da libertação” (João Paulo Borges Coelho) difundido pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e, por outro, expõe as fissuras do tecido social moçambicano, gerando diversas tensões na fatura estética da obra. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897 10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.142897 |
url |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.142897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897/155729 https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897/177008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História; Núm. 178 (2019); 1-38 Revista de História; n. 178 (2019); 1-38 Revista de História; No. 178 (2019); 1-38 2316-9141 0034-8309 reponame:Revista de História (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista de História (São Paulo) |
collection |
Revista de História (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1788171082008625152 |