Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexsandro de Sousa e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897
Resumo: O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão social em Maputo, herdada do período colonial. Pelo lado musical, o curta se vale de um variado repertório, como a versão jazzística do tema de 2001: Uma odisseia no espaço (Stanley Kubrick, 1968) e um samba carnavalesco, utilizados como dispositivos irônicos pelo relato. O resultado na mise-en-scène é de um documentário propositalmente curto que, por um lado, endossa o “roteiro da libertação” (João Paulo Borges Coelho) difundido pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e, por outro, expõe as fissuras do tecido social moçambicano, gerando diversas tensões na fatura estética da obra.
id UNESP-13_77acd56c740ebaa5b4c9dab7ac73fc57
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/142897
network_acronym_str UNESP-13
network_name_str Revista de História (São Paulo)
repository_id_str
spelling Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago ÁlvarezImágenes cromáticas y sonoridades conflictivas en Maputo, Meridiano Novo (1976) de Santiago ÁlvarezImagens cromáticas e sonoridades conflitantes em Maputo, Meridiano Novo (1976) de Santiago ÁlvarezCubaMozambiquecinesocialismorepresentación políticaCubaMoçambiquecinemasocialismorepresentação políticaCubaMozambiquecinemasocialismpolitical representationO presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão social em Maputo, herdada do período colonial. Pelo lado musical, o curta se vale de um variado repertório, como a versão jazzística do tema de 2001: Uma odisseia no espaço (Stanley Kubrick, 1968) e um samba carnavalesco, utilizados como dispositivos irônicos pelo relato. O resultado na mise-en-scène é de um documentário propositalmente curto que, por um lado, endossa o “roteiro da libertação” (João Paulo Borges Coelho) difundido pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e, por outro, expõe as fissuras do tecido social moçambicano, gerando diversas tensões na fatura estética da obra.El presente artículo analiza cómo las históricas tensiones sociales en Mozambique fueron narradas en el cortometraje cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez en 1976. La obra utiliza imágenes de archivo y registros del camarógrafo Julio Simoneau, de Cuba, posterior a la independencia. Estos últimos denuncian la continuidad de la exclusión social en Maputo, heredada del período colonial. Por el lado musical, el corto se vale de un variado repertorio, como la versión jazzística de la banda sonora de 2001: Odisea del espacio (Stanley Kubrick, 1968) y un samba, utilizados como dispositivos irónicos por el relato. El resultado en la mise-en-scène es de un documental intencionalmente corto que por un lado endosa el “liberation script” (João Paulo Borges Coelho) difundido por el Frente de Liberación de Mozambique (Frelimo) y por el otro expone las fisuras del tejido social mozambiqueño, generando diversas tensiones en la factura estética de la obra.This article analyzes how the historical tensions in Mozambique were narrated in the Cuban short film Maputo, meridian novo, directed by Santiago Álvarez in 1976. The film uses archive images and records of the Cuban cameraman Julio Simoneau, made in the post-independence. The latter denounce the continuation of social exclusion in Maputo, inherited from the colonial period. On the musical side, the short uses a varied repertoire, like the jazz version of the music of 2001: A space odyssey (Stanley Kubrick, 1968) and a carnival samba, used as ironic devices by the narrative. The result in mise-en-scène is a purposely short documentary that on the one hand endorses the “liberation script” (João Paulo Borges Coelho) defended by the Liberation Front of Mozambique (Frelimo) and, on the other hand, exposes the fissures of social body, generating several tensions in the aesthetic side of the film.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/14289710.11606/issn.2316-9141.rh.2019.142897Revista de História; Núm. 178 (2019); 1-38Revista de História; n. 178 (2019); 1-38Revista de História; No. 178 (2019); 1-382316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897/155729https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897/177008Copyright (c) 2019 Revista de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alexsandro de Sousa e2021-11-04T20:20:56Zoai:revistas.usp.br:article/142897Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2021-11-04T20:20:56Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez
Imágenes cromáticas y sonoridades conflictivas en Maputo, Meridiano Novo (1976) de Santiago Álvarez
Imagens cromáticas e sonoridades conflitantes em Maputo, Meridiano Novo (1976) de Santiago Álvarez
title Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez
spellingShingle Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez
Silva, Alexsandro de Sousa e
Cuba
Mozambique
cine
socialismo
representación política
Cuba
Moçambique
cinema
socialismo
representação política
Cuba
Mozambique
cinema
socialism
political representation
title_short Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez
title_full Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez
title_fullStr Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez
title_full_unstemmed Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez
title_sort Chromatics images and conflicting sonorities in Maputo Meridiano Novo (1976) by Santiago Álvarez
author Silva, Alexsandro de Sousa e
author_facet Silva, Alexsandro de Sousa e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexsandro de Sousa e
dc.subject.por.fl_str_mv Cuba
Mozambique
cine
socialismo
representación política
Cuba
Moçambique
cinema
socialismo
representação política
Cuba
Mozambique
cinema
socialism
political representation
topic Cuba
Mozambique
cine
socialismo
representación política
Cuba
Moçambique
cinema
socialismo
representação política
Cuba
Mozambique
cinema
socialism
political representation
description O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão social em Maputo, herdada do período colonial. Pelo lado musical, o curta se vale de um variado repertório, como a versão jazzística do tema de 2001: Uma odisseia no espaço (Stanley Kubrick, 1968) e um samba carnavalesco, utilizados como dispositivos irônicos pelo relato. O resultado na mise-en-scène é de um documentário propositalmente curto que, por um lado, endossa o “roteiro da libertação” (João Paulo Borges Coelho) difundido pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e, por outro, expõe as fissuras do tecido social moçambicano, gerando diversas tensões na fatura estética da obra.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897
10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.142897
url https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.142897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897/155729
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/142897/177008
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História; Núm. 178 (2019); 1-38
Revista de História; n. 178 (2019); 1-38
Revista de História; No. 178 (2019); 1-38
2316-9141
0034-8309
reponame:Revista de História (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de História (São Paulo)
collection Revista de História (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br
_version_ 1788171082008625152