O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Arilson Silva de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i162p311-333
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19161
Resumo: Max Weber apropriou-se das exigências metodológicas do historicismo alemão contra toda filosofia iluminista natural e toda filosofia idealista da história. Ele as depurou no intuito de evitar as conclusões do romantismo e os desvios psicologistas do neo-historicismo. Aqui, observamos como ele muniu-se de um método particular, resgatou a racionalidade e a utilizou como parâmetro para compreender historicamente a sociedade indiana frente ao historicismo desencantado de sua época.
id UNESP-13_cee6eeed50f1f87d06b12d1d9766456c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/19161
network_acronym_str UNESP-13
network_name_str Revista de História (São Paulo)
spelling O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana Max Weberindologyhistoricismtheory of historyMax Weberindologiahistoricismoteoria da história Max Weber apropriou-se das exigências metodológicas do historicismo alemão contra toda filosofia iluminista natural e toda filosofia idealista da história. Ele as depurou no intuito de evitar as conclusões do romantismo e os desvios psicologistas do neo-historicismo. Aqui, observamos como ele muniu-se de um método particular, resgatou a racionalidade e a utilizou como parâmetro para compreender historicamente a sociedade indiana frente ao historicismo desencantado de sua época. Max Weber assumed the methodological requirements of German historicism against all natural illuminist philosophy and all the idealistic philosophy of history. He improved them in order to prevent the conclusions of the romanticism and the psychological deviations of the neo-historicism. Here, we observe how he equipped himself with a particular method, rescued rationality and applied it as a parameter to historically understand Indian society in opposition to the disenchanted historicism of his time. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1916110.11606/issn.2316-9141.v0i162p311-333Revista de História; n. 162 (2010); 311-333Revista de História; No. 162 (2010); 311-333Revista de História; Núm. 162 (2010); 311-3332316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19161/21224Copyright (c) 2010 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Arilson Silva de2015-11-23T22:53:13Zoai:revistas.usp.br:article/19161Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2015-11-23T22:53:13Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana
title O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana
spellingShingle O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana
O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana
Oliveira, Arilson Silva de
Max Weber
indology
historicism
theory of history
Max Weber
indologia
historicismo
teoria da história
Oliveira, Arilson Silva de
Max Weber
indology
historicism
theory of history
Max Weber
indologia
historicismo
teoria da história
title_short O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana
title_full O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana
title_fullStr O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana
O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana
title_full_unstemmed O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana
O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana
title_sort O historiador Max Weber: indologia e historicismo na obra weberiana
author Oliveira, Arilson Silva de
author_facet Oliveira, Arilson Silva de
Oliveira, Arilson Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Arilson Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Max Weber
indology
historicism
theory of history
Max Weber
indologia
historicismo
teoria da história
topic Max Weber
indology
historicism
theory of history
Max Weber
indologia
historicismo
teoria da história
description Max Weber apropriou-se das exigências metodológicas do historicismo alemão contra toda filosofia iluminista natural e toda filosofia idealista da história. Ele as depurou no intuito de evitar as conclusões do romantismo e os desvios psicologistas do neo-historicismo. Aqui, observamos como ele muniu-se de um método particular, resgatou a racionalidade e a utilizou como parâmetro para compreender historicamente a sociedade indiana frente ao historicismo desencantado de sua época.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19161
10.11606/issn.2316-9141.v0i162p311-333
url https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19161
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.v0i162p311-333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19161/21224
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História; n. 162 (2010); 311-333
Revista de História; No. 162 (2010); 311-333
Revista de História; Núm. 162 (2010); 311-333
2316-9141
0034-8309
reponame:Revista de História (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de História (São Paulo)
collection Revista de História (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br
_version_ 1822179405621886976
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.v0i162p311-333