Villa-Lobos: o selvagem da modernidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18798 |
Resumo: | Estudo sobre as conexões entre a música de Villa-Lobos e os diferentes discursos culturais das elites brasileiras. O consumo da música em vários momentos históricos, a relação entre o público ouvinte e a criação artística são analisados com vistas a apontar os vínculos entre música / compositor; músico / mecenas; músico / Estado e discursos e projetos políticos. |
id |
UNESP-13_e13b815105df7277ece4d6a093bcadb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/18798 |
network_acronym_str |
UNESP-13 |
network_name_str |
Revista de História (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Villa-Lobos: o selvagem da modernidade The national-popular in musiccultural propagandaModernismelitemusical tasteO nacional-popular na músicapropaganda CulturalModernismoEliteGosto musical Estudo sobre as conexões entre a música de Villa-Lobos e os diferentes discursos culturais das elites brasileiras. O consumo da música em vários momentos históricos, a relação entre o público ouvinte e a criação artística são analisados com vistas a apontar os vínculos entre música / compositor; músico / mecenas; músico / Estado e discursos e projetos políticos. This is a study of the connections between the music of Villa-Lobos and the different cultural discourses of the Brazilian elites. The consumption of music in various historical moments, the relations between listening public and artistic creation are analyzed with the intention of pointing out the ties between music/composer; musician/macenas; musician/State and discourses and political projects. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1996-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1879810.11606/issn.2316-9141.v0i135p101-119Revista de História; n. 135 (1996); 101-119Revista de História; No. 135 (1996); 101-119Revista de História; Núm. 135 (1996); 101-1192316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18798/20861Copyright (c) 1996 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessContier, Arnaldo D.2014-07-23T19:23:34Zoai:revistas.usp.br:article/18798Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2014-07-23T19:23:34Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Villa-Lobos: o selvagem da modernidade |
title |
Villa-Lobos: o selvagem da modernidade |
spellingShingle |
Villa-Lobos: o selvagem da modernidade Contier, Arnaldo D. The national-popular in music cultural propaganda Modernism elite musical taste O nacional-popular na música propaganda Cultural Modernismo Elite Gosto musical |
title_short |
Villa-Lobos: o selvagem da modernidade |
title_full |
Villa-Lobos: o selvagem da modernidade |
title_fullStr |
Villa-Lobos: o selvagem da modernidade |
title_full_unstemmed |
Villa-Lobos: o selvagem da modernidade |
title_sort |
Villa-Lobos: o selvagem da modernidade |
author |
Contier, Arnaldo D. |
author_facet |
Contier, Arnaldo D. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contier, Arnaldo D. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
The national-popular in music cultural propaganda Modernism elite musical taste O nacional-popular na música propaganda Cultural Modernismo Elite Gosto musical |
topic |
The national-popular in music cultural propaganda Modernism elite musical taste O nacional-popular na música propaganda Cultural Modernismo Elite Gosto musical |
description |
Estudo sobre as conexões entre a música de Villa-Lobos e os diferentes discursos culturais das elites brasileiras. O consumo da música em vários momentos históricos, a relação entre o público ouvinte e a criação artística são analisados com vistas a apontar os vínculos entre música / compositor; músico / mecenas; músico / Estado e discursos e projetos políticos. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18798 10.11606/issn.2316-9141.v0i135p101-119 |
url |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18798 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9141.v0i135p101-119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18798/20861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1996 Revista de História info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1996 Revista de História |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História; n. 135 (1996); 101-119 Revista de História; No. 135 (1996); 101-119 Revista de História; Núm. 135 (1996); 101-119 2316-9141 0034-8309 reponame:Revista de História (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista de História (São Paulo) |
collection |
Revista de História (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1816448672385204224 |