O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da Estocástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Leandro de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lopes, Celi Espasandin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5287
Resumo: Resumo Esse artigo refere-se a parte de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo investigar as contribuições que a inserção da tecnologia pode trazer à educação estocástica. O termo “estocástica” tem sido utilizado para referir-se à inter-relação dos conceitos de combinatória, probabilidade e estatística. Embora o estudo tenha enfatizado os processos de ensino e aprendizagem de probabilidade e estatística, neste texto descrevemos as atividades relacionadas ao estudo probabilístico. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, com análise interpretativa a partir de categorias emergentes da parte empírica: simulação, interação e resolução de problemas. O processo de análise convergiu para a elaboração de um estudo de caso sobre um grupo formado por quatro alunas, com as quais se desenvolveram as atividades e se investigou o seguinte problema: como os recursos tecnológicos podem ser úteis para a construção de novos conhecimentos da Estocástica no Ensino Fundamental? Para responder a essa questão, utilizou-se a perspectiva vygotskiana, considerando que, através de atividades de ensino, se possa promover a aprendizagem por meio da internalização. Dessa forma, o processo centrou-se na interação, com dimensão coletiva e com apoio de recursos tecnológicos. Tornou-se evidente que a inserção de tais recursos gera conhecimentos mais amplos e precisos, porém exige do professor um conhecimento teórico-metodológico muito mais aprofundado sobre o assunto. Além disso, os resultados destacaram a importância da simulação e do processo de interação na educação estocástica. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Educação Estatística. Ensino Fundamental. Tecnologia. The Use of Simulation and Technology in Teaching Stochastic Abstract This paper describes part of a study that aimed to investigate the contributions that technology use can bring to stochastic education. The term stochastic has been used to refer to the interrelationship of the concepts of combinatorics, probability and statistics. Although the study emphasized the teaching and learning of probability and statistics, this text describes the activities related to the probabilistic study. The research was qualitative, with interpretive analysis based on categories that emerged from the empirical part: simulation, interaction and problem-solving. The analytic process converged with the preparation of a case study of a group of four students with whom the activities were developed, and the following problem was investigated: how can technology resources be useful for the construction of new knowledge about stochastic in the elementary school? To answer this question we used Vygotsky’s perspective, considering that learning activities can promote learning through internalization. Thus, the process focused on the interaction having the collective dimension and the support of technological resources. It became evident that the inclusion of these resources generates broader and accurate knowledge but requires a teacher with much deeper theoretical and methodological knowledge on the subject. Moreover, the results highlighted the importance of simulation and the process of interaction in stochastic education. Keywords: Teaching and Learning. Statistics Education. Middle School. Technology.
id UNESP-14_035454c50bea5efb576dfd38d6dde5df
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5287
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da EstocásticaEnsino-aprendizagem. Educação Estatística. Ensino Fundamental. Tecnologia. Resumo Esse artigo refere-se a parte de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo investigar as contribuições que a inserção da tecnologia pode trazer à educação estocástica. O termo “estocástica” tem sido utilizado para referir-se à inter-relação dos conceitos de combinatória, probabilidade e estatística. Embora o estudo tenha enfatizado os processos de ensino e aprendizagem de probabilidade e estatística, neste texto descrevemos as atividades relacionadas ao estudo probabilístico. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, com análise interpretativa a partir de categorias emergentes da parte empírica: simulação, interação e resolução de problemas. O processo de análise convergiu para a elaboração de um estudo de caso sobre um grupo formado por quatro alunas, com as quais se desenvolveram as atividades e se investigou o seguinte problema: como os recursos tecnológicos podem ser úteis para a construção de novos conhecimentos da Estocástica no Ensino Fundamental? Para responder a essa questão, utilizou-se a perspectiva vygotskiana, considerando que, através de atividades de ensino, se possa promover a aprendizagem por meio da internalização. Dessa forma, o processo centrou-se na interação, com dimensão coletiva e com apoio de recursos tecnológicos. Tornou-se evidente que a inserção de tais recursos gera conhecimentos mais amplos e precisos, porém exige do professor um conhecimento teórico-metodológico muito mais aprofundado sobre o assunto. Além disso, os resultados destacaram a importância da simulação e do processo de interação na educação estocástica. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Educação Estatística. Ensino Fundamental. Tecnologia. The Use of Simulation and Technology in Teaching Stochastic Abstract This paper describes part of a study that aimed to investigate the contributions that technology use can bring to stochastic education. The term stochastic has been used to refer to the interrelationship of the concepts of combinatorics, probability and statistics. Although the study emphasized the teaching and learning of probability and statistics, this text describes the activities related to the probabilistic study. The research was qualitative, with interpretive analysis based on categories that emerged from the empirical part: simulation, interaction and problem-solving. The analytic process converged with the preparation of a case study of a group of four students with whom the activities were developed, and the following problem was investigated: how can technology resources be useful for the construction of new knowledge about stochastic in the elementary school? To answer this question we used Vygotsky’s perspective, considering that learning activities can promote learning through internalization. Thus, the process focused on the interaction having the collective dimension and the support of technological resources. It became evident that the inclusion of these resources generates broader and accurate knowledge but requires a teacher with much deeper theoretical and methodological knowledge on the subject. Moreover, the results highlighted the importance of simulation and the process of interaction in stochastic education. Keywords: Teaching and Learning. Statistics Education. Middle School. Technology.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5287Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 659-6771980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5287/4165Souza, Leandro de OliveiraLopes, Celi Espasandininfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-11T23:57:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5287Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-01-11T23:57:54Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da Estocástica
title O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da Estocástica
spellingShingle O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da Estocástica
Souza, Leandro de Oliveira
Ensino-aprendizagem. Educação Estatística. Ensino Fundamental. Tecnologia.
title_short O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da Estocástica
title_full O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da Estocástica
title_fullStr O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da Estocástica
title_full_unstemmed O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da Estocástica
title_sort O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da Estocástica
author Souza, Leandro de Oliveira
author_facet Souza, Leandro de Oliveira
Lopes, Celi Espasandin
author_role author
author2 Lopes, Celi Espasandin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Leandro de Oliveira
Lopes, Celi Espasandin
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem. Educação Estatística. Ensino Fundamental. Tecnologia.
topic Ensino-aprendizagem. Educação Estatística. Ensino Fundamental. Tecnologia.
description Resumo Esse artigo refere-se a parte de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo investigar as contribuições que a inserção da tecnologia pode trazer à educação estocástica. O termo “estocástica” tem sido utilizado para referir-se à inter-relação dos conceitos de combinatória, probabilidade e estatística. Embora o estudo tenha enfatizado os processos de ensino e aprendizagem de probabilidade e estatística, neste texto descrevemos as atividades relacionadas ao estudo probabilístico. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, com análise interpretativa a partir de categorias emergentes da parte empírica: simulação, interação e resolução de problemas. O processo de análise convergiu para a elaboração de um estudo de caso sobre um grupo formado por quatro alunas, com as quais se desenvolveram as atividades e se investigou o seguinte problema: como os recursos tecnológicos podem ser úteis para a construção de novos conhecimentos da Estocástica no Ensino Fundamental? Para responder a essa questão, utilizou-se a perspectiva vygotskiana, considerando que, através de atividades de ensino, se possa promover a aprendizagem por meio da internalização. Dessa forma, o processo centrou-se na interação, com dimensão coletiva e com apoio de recursos tecnológicos. Tornou-se evidente que a inserção de tais recursos gera conhecimentos mais amplos e precisos, porém exige do professor um conhecimento teórico-metodológico muito mais aprofundado sobre o assunto. Além disso, os resultados destacaram a importância da simulação e do processo de interação na educação estocástica. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Educação Estatística. Ensino Fundamental. Tecnologia. The Use of Simulation and Technology in Teaching Stochastic Abstract This paper describes part of a study that aimed to investigate the contributions that technology use can bring to stochastic education. The term stochastic has been used to refer to the interrelationship of the concepts of combinatorics, probability and statistics. Although the study emphasized the teaching and learning of probability and statistics, this text describes the activities related to the probabilistic study. The research was qualitative, with interpretive analysis based on categories that emerged from the empirical part: simulation, interaction and problem-solving. The analytic process converged with the preparation of a case study of a group of four students with whom the activities were developed, and the following problem was investigated: how can technology resources be useful for the construction of new knowledge about stochastic in the elementary school? To answer this question we used Vygotsky’s perspective, considering that learning activities can promote learning through internalization. Thus, the process focused on the interaction having the collective dimension and the support of technological resources. It became evident that the inclusion of these resources generates broader and accurate knowledge but requires a teacher with much deeper theoretical and methodological knowledge on the subject. Moreover, the results highlighted the importance of simulation and the process of interaction in stochastic education. Keywords: Teaching and Learning. Statistics Education. Middle School. Technology.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5287
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5287/4165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 659-677
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874286649344