As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040 |
Resumo: | Este artigo propõe-se a discutir as possíveis contribuições que o curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar proporcionou para a atuação docente de professores em início de carreira na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). As concepções sobre as TIC expressas por professores egressos do curso foram captadas através de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que o curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar proporcionou o contato dos professores formados com ambientes de discussão e reflexão sobre as potencialidades, as dificuldades e os limites da utilização das tecnologias em algumas disciplinas do curso. Há indícios de que práticas tais como discussões sobre as potencialidades e os limites da utilização das tecnologias, pesquisas, análises e manuseio de softwares, vídeos e outras atividades para o ensino de Matemática, bem como a elaboração de aulas simuladas com tecnologias na formação inicial, podem impactar positivamente a atuação pedagógica dos professores. |
id |
UNESP-14_089ab253dc1ec19bacfb98c1c5c364b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4040 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e ComunicaçãoLicenciatura em Matemática. Início de Carreira Docente. Tecnologias de Informação e Comunicação.Este artigo propõe-se a discutir as possíveis contribuições que o curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar proporcionou para a atuação docente de professores em início de carreira na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). As concepções sobre as TIC expressas por professores egressos do curso foram captadas através de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que o curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar proporcionou o contato dos professores formados com ambientes de discussão e reflexão sobre as potencialidades, as dificuldades e os limites da utilização das tecnologias em algumas disciplinas do curso. Há indícios de que práticas tais como discussões sobre as potencialidades e os limites da utilização das tecnologias, pesquisas, análises e manuseio de softwares, vídeos e outras atividades para o ensino de Matemática, bem como a elaboração de aulas simuladas com tecnologias na formação inicial, podem impactar positivamente a atuação pedagógica dos professores.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 775-8001980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040/3278Carneiro, Reginaldo FernandoPassos, Cármen Lúcia Brancaglioninfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:05:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4040Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:05:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação |
title |
As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação |
spellingShingle |
As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação Carneiro, Reginaldo Fernando Licenciatura em Matemática. Início de Carreira Docente. Tecnologias de Informação e Comunicação. |
title_short |
As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_full |
As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_fullStr |
As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_full_unstemmed |
As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_sort |
As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação |
author |
Carneiro, Reginaldo Fernando |
author_facet |
Carneiro, Reginaldo Fernando Passos, Cármen Lúcia Brancaglion |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Reginaldo Fernando Passos, Cármen Lúcia Brancaglion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em Matemática. Início de Carreira Docente. Tecnologias de Informação e Comunicação. |
topic |
Licenciatura em Matemática. Início de Carreira Docente. Tecnologias de Informação e Comunicação. |
description |
Este artigo propõe-se a discutir as possíveis contribuições que o curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar proporcionou para a atuação docente de professores em início de carreira na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). As concepções sobre as TIC expressas por professores egressos do curso foram captadas através de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que o curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar proporcionou o contato dos professores formados com ambientes de discussão e reflexão sobre as potencialidades, as dificuldades e os limites da utilização das tecnologias em algumas disciplinas do curso. Há indícios de que práticas tais como discussões sobre as potencialidades e os limites da utilização das tecnologias, pesquisas, análises e manuseio de softwares, vídeos e outras atividades para o ensino de Matemática, bem como a elaboração de aulas simuladas com tecnologias na formação inicial, podem impactar positivamente a atuação pedagógica dos professores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040/3278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 775-800 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873898676224 |