As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Reginaldo Fernando
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040
Resumo: Este artigo propõe-se a discutir as possíveis contribuições que o curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar proporcionou para a atuação docente de professores em início de carreira na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). As concepções sobre as TIC expressas por professores egressos do curso foram captadas através de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que o curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar proporcionou o contato dos professores formados com ambientes de discussão e reflexão sobre as potencialidades, as dificuldades e os limites da utilização das tecnologias em algumas disciplinas do curso. Há indícios de que práticas tais como discussões sobre as potencialidades e os limites da utilização das tecnologias, pesquisas, análises e manuseio de softwares, vídeos e outras atividades para o ensino de Matemática, bem como a elaboração de aulas simuladas com tecnologias na formação inicial, podem impactar positivamente a atuação pedagógica dos professores.
id UNESP-14_089ab253dc1ec19bacfb98c1c5c364b9
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4040
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e ComunicaçãoLicenciatura em Matemática. Início de Carreira Docente. Tecnologias de Informação e Comunicação.Este artigo propõe-se a discutir as possíveis contribuições que o curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar proporcionou para a atuação docente de professores em início de carreira na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). As concepções sobre as TIC expressas por professores egressos do curso foram captadas através de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que o curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar proporcionou o contato dos professores formados com ambientes de discussão e reflexão sobre as potencialidades, as dificuldades e os limites da utilização das tecnologias em algumas disciplinas do curso. Há indícios de que práticas tais como discussões sobre as potencialidades e os limites da utilização das tecnologias, pesquisas, análises e manuseio de softwares, vídeos e outras atividades para o ensino de Matemática, bem como a elaboração de aulas simuladas com tecnologias na formação inicial, podem impactar positivamente a atuação pedagógica dos professores.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 775-8001980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040/3278Carneiro, Reginaldo FernandoPassos, Cármen Lúcia Brancaglioninfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:05:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4040Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:05:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação
title As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação
spellingShingle As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação
Carneiro, Reginaldo Fernando
Licenciatura em Matemática. Início de Carreira Docente. Tecnologias de Informação e Comunicação.
title_short As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação
title_full As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação
title_fullStr As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação
title_full_unstemmed As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação
title_sort As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação
author Carneiro, Reginaldo Fernando
author_facet Carneiro, Reginaldo Fernando
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
author_role author
author2 Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Reginaldo Fernando
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Matemática. Início de Carreira Docente. Tecnologias de Informação e Comunicação.
topic Licenciatura em Matemática. Início de Carreira Docente. Tecnologias de Informação e Comunicação.
description Este artigo propõe-se a discutir as possíveis contribuições que o curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar proporcionou para a atuação docente de professores em início de carreira na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). As concepções sobre as TIC expressas por professores egressos do curso foram captadas através de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que o curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar proporcionou o contato dos professores formados com ambientes de discussão e reflexão sobre as potencialidades, as dificuldades e os limites da utilização das tecnologias em algumas disciplinas do curso. Há indícios de que práticas tais como discussões sobre as potencialidades e os limites da utilização das tecnologias, pesquisas, análises e manuseio de softwares, vídeos e outras atividades para o ensino de Matemática, bem como a elaboração de aulas simuladas com tecnologias na formação inicial, podem impactar positivamente a atuação pedagógica dos professores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040/3278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 775-800
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873898676224