O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leone, Naiara Mendonça
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Leite, Yoshie Ussami Ferrari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195
Resumo: Este artigo visa abordar as implicações da formação inicial nos primeiros anos da profissão docente, ressaltando algumas das dificuldades enfrentadas por professores iniciantes, no que diz respeito aos alunos com os quais trabalham, decorrentes de lacunas e fragilidades dos cursos de Pedagogia e Normal Superior. No que compete às instituições de formação docente, de nível superior, os dados apresentados e discutidos indicam a necessidade de construir um projeto institucional, no qual sejam previstas ações voltadas à inserção profissional dos professores na docência: de um lado, uma atenção suficiente e explícita, na formação inicial, para preparar o futuro professor para o seu ingresso no trabalho docente, no que se destaca a urgência de que as formas de organização, desenvolvimento e avaliação dos estágios supervisionados e das práticas de ensino sejam repensadas e revistas; e, de outro, o compromisso e a responsabilidade em proporcionar apoio sustentável aos egressos em seus primeiros anos de exercício do magistério. Acreditamos que a aproximação horizontal entre universidade e escola é fundamental para a construção de conhecimentos sobre as necessidades formativas dos professores nas diferentes etapas da carreira docente.
id EDUL-1_97816a86c29dd7ca4694e1591db8c9a0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/195
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professoresformação inicialinício da carreira docente“choque da realidade”Formação InicialInício da Carreira Docente“Choque da Realidade”Este artigo visa abordar as implicações da formação inicial nos primeiros anos da profissão docente, ressaltando algumas das dificuldades enfrentadas por professores iniciantes, no que diz respeito aos alunos com os quais trabalham, decorrentes de lacunas e fragilidades dos cursos de Pedagogia e Normal Superior. No que compete às instituições de formação docente, de nível superior, os dados apresentados e discutidos indicam a necessidade de construir um projeto institucional, no qual sejam previstas ações voltadas à inserção profissional dos professores na docência: de um lado, uma atenção suficiente e explícita, na formação inicial, para preparar o futuro professor para o seu ingresso no trabalho docente, no que se destaca a urgência de que as formas de organização, desenvolvimento e avaliação dos estágios supervisionados e das práticas de ensino sejam repensadas e revistas; e, de outro, o compromisso e a responsabilidade em proporcionar apoio sustentável aos egressos em seus primeiros anos de exercício do magistério. Acreditamos que a aproximação horizontal entre universidade e escola é fundamental para a construção de conhecimentos sobre as necessidades formativas dos professores nas diferentes etapas da carreira docente.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 236-2592177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195/pdfLeone, Naiara MendonçaLeite, Yoshie Ussami Ferrariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/195Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores
title O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores
spellingShingle O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores
Leone, Naiara Mendonça
formação inicial
início da carreira docente
“choque da realidade”
Formação Inicial
Início da Carreira Docente
“Choque da Realidade”
title_short O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores
title_full O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores
title_fullStr O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores
title_full_unstemmed O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores
title_sort O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores
author Leone, Naiara Mendonça
author_facet Leone, Naiara Mendonça
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
author_role author
author2 Leite, Yoshie Ussami Ferrari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leone, Naiara Mendonça
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial
início da carreira docente
“choque da realidade”
Formação Inicial
Início da Carreira Docente
“Choque da Realidade”
topic formação inicial
início da carreira docente
“choque da realidade”
Formação Inicial
Início da Carreira Docente
“Choque da Realidade”
description Este artigo visa abordar as implicações da formação inicial nos primeiros anos da profissão docente, ressaltando algumas das dificuldades enfrentadas por professores iniciantes, no que diz respeito aos alunos com os quais trabalham, decorrentes de lacunas e fragilidades dos cursos de Pedagogia e Normal Superior. No que compete às instituições de formação docente, de nível superior, os dados apresentados e discutidos indicam a necessidade de construir um projeto institucional, no qual sejam previstas ações voltadas à inserção profissional dos professores na docência: de um lado, uma atenção suficiente e explícita, na formação inicial, para preparar o futuro professor para o seu ingresso no trabalho docente, no que se destaca a urgência de que as formas de organização, desenvolvimento e avaliação dos estágios supervisionados e das práticas de ensino sejam repensadas e revistas; e, de outro, o compromisso e a responsabilidade em proporcionar apoio sustentável aos egressos em seus primeiros anos de exercício do magistério. Acreditamos que a aproximação horizontal entre universidade e escola é fundamental para a construção de conhecimentos sobre as necessidades formativas dos professores nas diferentes etapas da carreira docente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 236-259
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351271903232