Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneghetti, Renata
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10639
Resumo: Considerando-se que no ensino elementar, e mesmo na cultura, os conceitos de cardinais e ordinais (C&O) são distintos (Cf. KAMII, 1991) e na Matemática esses conceitos, para o caso finito, se identificam (Cf. HALMOS, 1970), encontra-se aí uma contradição entre o saber científico e sua transmissão. Na nossa pesquisa procuramos entender como essa contradição se sustenta dentro do sistema de ensino, baseados na teoria da Transposição didática de CHEVALLARD (1989). A pesquisa é qualitativa e utilizamos como instrumentos de pesquisa: entrevistas com professores, observações de aulas, análise de propostas curriculares e livros didáticos. Por meio de Freudenthal, apresentamos, no final, uma proposta didática para o ensino de C&O com um correspondente respaldo matemático.
id UNESP-14_0e9c5788549a54a7ae39b80271f3eceb
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10639
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e CiênciaConsiderando-se que no ensino elementar, e mesmo na cultura, os conceitos de cardinais e ordinais (C&O) são distintos (Cf. KAMII, 1991) e na Matemática esses conceitos, para o caso finito, se identificam (Cf. HALMOS, 1970), encontra-se aí uma contradição entre o saber científico e sua transmissão. Na nossa pesquisa procuramos entender como essa contradição se sustenta dentro do sistema de ensino, baseados na teoria da Transposição didática de CHEVALLARD (1989). A pesquisa é qualitativa e utilizamos como instrumentos de pesquisa: entrevistas com professores, observações de aulas, análise de propostas curriculares e livros didáticos. Por meio de Freudenthal, apresentamos, no final, uma proposta didática para o ensino de C&O com um correspondente respaldo matemático.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10639Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 12 n. 13 (1999); 12-281980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10639/7026Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeneghetti, Renata2015-10-13T23:50:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10639Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:50:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência
title Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência
spellingShingle Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência
Meneghetti, Renata
title_short Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência
title_full Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência
title_fullStr Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência
title_full_unstemmed Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência
title_sort Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência
author Meneghetti, Renata
author_facet Meneghetti, Renata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneghetti, Renata
description Considerando-se que no ensino elementar, e mesmo na cultura, os conceitos de cardinais e ordinais (C&O) são distintos (Cf. KAMII, 1991) e na Matemática esses conceitos, para o caso finito, se identificam (Cf. HALMOS, 1970), encontra-se aí uma contradição entre o saber científico e sua transmissão. Na nossa pesquisa procuramos entender como essa contradição se sustenta dentro do sistema de ensino, baseados na teoria da Transposição didática de CHEVALLARD (1989). A pesquisa é qualitativa e utilizamos como instrumentos de pesquisa: entrevistas com professores, observações de aulas, análise de propostas curriculares e livros didáticos. Por meio de Freudenthal, apresentamos, no final, uma proposta didática para o ensino de C&O com um correspondente respaldo matemático.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10639
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10639/7026
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 12 n. 13 (1999); 12-28
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215876267409408