Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10639 |
Resumo: | Considerando-se que no ensino elementar, e mesmo na cultura, os conceitos de cardinais e ordinais (C&O) são distintos (Cf. KAMII, 1991) e na Matemática esses conceitos, para o caso finito, se identificam (Cf. HALMOS, 1970), encontra-se aí uma contradição entre o saber científico e sua transmissão. Na nossa pesquisa procuramos entender como essa contradição se sustenta dentro do sistema de ensino, baseados na teoria da Transposição didática de CHEVALLARD (1989). A pesquisa é qualitativa e utilizamos como instrumentos de pesquisa: entrevistas com professores, observações de aulas, análise de propostas curriculares e livros didáticos. Por meio de Freudenthal, apresentamos, no final, uma proposta didática para o ensino de C&O com um correspondente respaldo matemático. |
id |
UNESP-14_0e9c5788549a54a7ae39b80271f3eceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10639 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e CiênciaConsiderando-se que no ensino elementar, e mesmo na cultura, os conceitos de cardinais e ordinais (C&O) são distintos (Cf. KAMII, 1991) e na Matemática esses conceitos, para o caso finito, se identificam (Cf. HALMOS, 1970), encontra-se aí uma contradição entre o saber científico e sua transmissão. Na nossa pesquisa procuramos entender como essa contradição se sustenta dentro do sistema de ensino, baseados na teoria da Transposição didática de CHEVALLARD (1989). A pesquisa é qualitativa e utilizamos como instrumentos de pesquisa: entrevistas com professores, observações de aulas, análise de propostas curriculares e livros didáticos. Por meio de Freudenthal, apresentamos, no final, uma proposta didática para o ensino de C&O com um correspondente respaldo matemático.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10639Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 12 n. 13 (1999); 12-281980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10639/7026Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeneghetti, Renata2015-10-13T23:50:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10639Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:50:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência |
title |
Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência |
spellingShingle |
Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência Meneghetti, Renata |
title_short |
Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência |
title_full |
Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência |
title_fullStr |
Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência |
title_full_unstemmed |
Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência |
title_sort |
Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e Ciência |
author |
Meneghetti, Renata |
author_facet |
Meneghetti, Renata |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneghetti, Renata |
description |
Considerando-se que no ensino elementar, e mesmo na cultura, os conceitos de cardinais e ordinais (C&O) são distintos (Cf. KAMII, 1991) e na Matemática esses conceitos, para o caso finito, se identificam (Cf. HALMOS, 1970), encontra-se aí uma contradição entre o saber científico e sua transmissão. Na nossa pesquisa procuramos entender como essa contradição se sustenta dentro do sistema de ensino, baseados na teoria da Transposição didática de CHEVALLARD (1989). A pesquisa é qualitativa e utilizamos como instrumentos de pesquisa: entrevistas com professores, observações de aulas, análise de propostas curriculares e livros didáticos. Por meio de Freudenthal, apresentamos, no final, uma proposta didática para o ensino de C&O com um correspondente respaldo matemático. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10639 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10639/7026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 12 n. 13 (1999); 12-28 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215876267409408 |