A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nacarato, Adair Mendes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298
Resumo: O presente estudo refere-se a uma análise interpretativa de uma prática profissional na perspectiva da “pesquisa-ação-formação”. Fazendo da escrita de si objeto de estudo, o texto analisa como o processo de escrita possibilita a reinvenção de si como aprendiz de matemática e como profissional que ensinará matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. As escritas analisadas foram produzidas por alunas de um curso de Pedagogia na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Dentre as escritas produzidas, destacam-se os relatos autobiográficos, os estudos de caso e os textos reflexivos que revelam o movimento de aprendizagem e (trans)formação dessas alunas.
id UNESP-14_14cf2072daef6ab12ed0733d9dc9ced6
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4298
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formaçãoRelatos Auto-BiográficosFormação DocenteCurso de Pedagogia.O presente estudo refere-se a uma análise interpretativa de uma prática profissional na perspectiva da “pesquisa-ação-formação”. Fazendo da escrita de si objeto de estudo, o texto analisa como o processo de escrita possibilita a reinvenção de si como aprendiz de matemática e como profissional que ensinará matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. As escritas analisadas foram produzidas por alunas de um curso de Pedagogia na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Dentre as escritas produzidas, destacam-se os relatos autobiográficos, os estudos de caso e os textos reflexivos que revelam o movimento de aprendizagem e (trans)formação dessas alunas.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 905-9301980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298/3432Nacarato, Adair Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:10:27Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4298Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:10:27Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação
title A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação
spellingShingle A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação
Nacarato, Adair Mendes
Relatos Auto-Biográficos
Formação Docente
Curso de Pedagogia.
title_short A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação
title_full A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação
title_fullStr A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação
title_full_unstemmed A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação
title_sort A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação
author Nacarato, Adair Mendes
author_facet Nacarato, Adair Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nacarato, Adair Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Relatos Auto-Biográficos
Formação Docente
Curso de Pedagogia.
topic Relatos Auto-Biográficos
Formação Docente
Curso de Pedagogia.
description O presente estudo refere-se a uma análise interpretativa de uma prática profissional na perspectiva da “pesquisa-ação-formação”. Fazendo da escrita de si objeto de estudo, o texto analisa como o processo de escrita possibilita a reinvenção de si como aprendiz de matemática e como profissional que ensinará matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. As escritas analisadas foram produzidas por alunas de um curso de Pedagogia na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Dentre as escritas produzidas, destacam-se os relatos autobiográficos, os estudos de caso e os textos reflexivos que revelam o movimento de aprendizagem e (trans)formação dessas alunas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298/3432
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 905-930
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873907064832