A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298 |
Resumo: | O presente estudo refere-se a uma análise interpretativa de uma prática profissional na perspectiva da “pesquisa-ação-formação”. Fazendo da escrita de si objeto de estudo, o texto analisa como o processo de escrita possibilita a reinvenção de si como aprendiz de matemática e como profissional que ensinará matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. As escritas analisadas foram produzidas por alunas de um curso de Pedagogia na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Dentre as escritas produzidas, destacam-se os relatos autobiográficos, os estudos de caso e os textos reflexivos que revelam o movimento de aprendizagem e (trans)formação dessas alunas. |
id |
UNESP-14_14cf2072daef6ab12ed0733d9dc9ced6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4298 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formaçãoRelatos Auto-BiográficosFormação DocenteCurso de Pedagogia.O presente estudo refere-se a uma análise interpretativa de uma prática profissional na perspectiva da “pesquisa-ação-formação”. Fazendo da escrita de si objeto de estudo, o texto analisa como o processo de escrita possibilita a reinvenção de si como aprendiz de matemática e como profissional que ensinará matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. As escritas analisadas foram produzidas por alunas de um curso de Pedagogia na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Dentre as escritas produzidas, destacam-se os relatos autobiográficos, os estudos de caso e os textos reflexivos que revelam o movimento de aprendizagem e (trans)formação dessas alunas.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 905-9301980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298/3432Nacarato, Adair Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:10:27Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4298Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:10:27Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação |
title |
A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação |
spellingShingle |
A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação Nacarato, Adair Mendes Relatos Auto-Biográficos Formação Docente Curso de Pedagogia. |
title_short |
A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação |
title_full |
A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação |
title_fullStr |
A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação |
title_full_unstemmed |
A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação |
title_sort |
A Formação Matemática das Professoras da Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação |
author |
Nacarato, Adair Mendes |
author_facet |
Nacarato, Adair Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nacarato, Adair Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatos Auto-Biográficos Formação Docente Curso de Pedagogia. |
topic |
Relatos Auto-Biográficos Formação Docente Curso de Pedagogia. |
description |
O presente estudo refere-se a uma análise interpretativa de uma prática profissional na perspectiva da “pesquisa-ação-formação”. Fazendo da escrita de si objeto de estudo, o texto analisa como o processo de escrita possibilita a reinvenção de si como aprendiz de matemática e como profissional que ensinará matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. As escritas analisadas foram produzidas por alunas de um curso de Pedagogia na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Dentre as escritas produzidas, destacam-se os relatos autobiográficos, os estudos de caso e os textos reflexivos que revelam o movimento de aprendizagem e (trans)formação dessas alunas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298/3432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 905-930 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873907064832 |