Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741 |
Resumo: | Este artigo expõe a constituição, a dinâmica e alguns dos caminhos percorridos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua relação com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, apresentando um histórico de sua formação, seu saber, seu fazer e suas atitudes de convívio aí definidas, mostrando um apanhado das pesquisas que foram desenvolvidas e das que estão sendo efetivadas pelos seus membros. Relaciona, também, o ser grupo com temas da etnomatemática, evidenciando-o como um espaço de formação coletiva e de auto-formação cooperativa, que acontece através da troca de experiências, do compartilhamento de saberes e fazeres, nos debates e discussões, do ser em grupo, do respeito à reciprocidade e da estima à alteridade, aspectos que constituem a educação etnomatemática. Palavras-chave: Histórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática. |
id |
UNESP-14_1fd3316b3bc48ab0aea5783fe540d6bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5741 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação MatemáticaHistórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática.Este artigo expõe a constituição, a dinâmica e alguns dos caminhos percorridos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua relação com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, apresentando um histórico de sua formação, seu saber, seu fazer e suas atitudes de convívio aí definidas, mostrando um apanhado das pesquisas que foram desenvolvidas e das que estão sendo efetivadas pelos seus membros. Relaciona, também, o ser grupo com temas da etnomatemática, evidenciando-o como um espaço de formação coletiva e de auto-formação cooperativa, que acontece através da troca de experiências, do compartilhamento de saberes e fazeres, nos debates e discussões, do ser em grupo, do respeito à reciprocidade e da estima à alteridade, aspectos que constituem a educação etnomatemática. Palavras-chave: Histórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 125 - 1511980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741/4627Scandiuzzi, Pedro PauloLübeck, Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-01T14:01:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5741Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-09-01T14:01:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática |
title |
Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática |
spellingShingle |
Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática Scandiuzzi, Pedro Paulo Histórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática. |
title_short |
Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática |
title_full |
Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática |
title_fullStr |
Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática |
title_sort |
Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática |
author |
Scandiuzzi, Pedro Paulo |
author_facet |
Scandiuzzi, Pedro Paulo Lübeck, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Lübeck, Marcos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scandiuzzi, Pedro Paulo Lübeck, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática. |
topic |
Histórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática. |
description |
Este artigo expõe a constituição, a dinâmica e alguns dos caminhos percorridos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua relação com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, apresentando um histórico de sua formação, seu saber, seu fazer e suas atitudes de convívio aí definidas, mostrando um apanhado das pesquisas que foram desenvolvidas e das que estão sendo efetivadas pelos seus membros. Relaciona, também, o ser grupo com temas da etnomatemática, evidenciando-o como um espaço de formação coletiva e de auto-formação cooperativa, que acontece através da troca de experiências, do compartilhamento de saberes e fazeres, nos debates e discussões, do ser em grupo, do respeito à reciprocidade e da estima à alteridade, aspectos que constituem a educação etnomatemática. Palavras-chave: Histórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741/4627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 125 - 151 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874324398080 |