Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scandiuzzi, Pedro Paulo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lübeck, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741
Resumo: Este artigo expõe a constituição, a dinâmica e alguns dos caminhos percorridos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua relação com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, apresentando um histórico de sua formação, seu saber, seu fazer e suas atitudes de convívio aí definidas, mostrando um apanhado das pesquisas que foram desenvolvidas e das que estão sendo efetivadas pelos seus membros. Relaciona, também, o ser grupo com temas da etnomatemática, evidenciando-o como um espaço de formação coletiva e de auto-formação cooperativa, que acontece através da troca de experiências, do compartilhamento de saberes e fazeres, nos debates e discussões, do ser em grupo, do respeito à reciprocidade e da estima à alteridade, aspectos que constituem a educação etnomatemática. Palavras-chave: Histórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática.
id UNESP-14_1fd3316b3bc48ab0aea5783fe540d6bf
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5741
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação MatemáticaHistórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática.Este artigo expõe a constituição, a dinâmica e alguns dos caminhos percorridos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua relação com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, apresentando um histórico de sua formação, seu saber, seu fazer e suas atitudes de convívio aí definidas, mostrando um apanhado das pesquisas que foram desenvolvidas e das que estão sendo efetivadas pelos seus membros. Relaciona, também, o ser grupo com temas da etnomatemática, evidenciando-o como um espaço de formação coletiva e de auto-formação cooperativa, que acontece através da troca de experiências, do compartilhamento de saberes e fazeres, nos debates e discussões, do ser em grupo, do respeito à reciprocidade e da estima à alteridade, aspectos que constituem a educação etnomatemática. Palavras-chave: Histórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 125 - 1511980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741/4627Scandiuzzi, Pedro PauloLübeck, Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-01T14:01:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5741Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-09-01T14:01:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática
title Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática
spellingShingle Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática
Scandiuzzi, Pedro Paulo
Histórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática.
title_short Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática
title_full Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática
title_fullStr Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática
title_full_unstemmed Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática
title_sort Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática
author Scandiuzzi, Pedro Paulo
author_facet Scandiuzzi, Pedro Paulo
Lübeck, Marcos
author_role author
author2 Lübeck, Marcos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scandiuzzi, Pedro Paulo
Lübeck, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Histórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática.
topic Histórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática.
description Este artigo expõe a constituição, a dinâmica e alguns dos caminhos percorridos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua relação com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, apresentando um histórico de sua formação, seu saber, seu fazer e suas atitudes de convívio aí definidas, mostrando um apanhado das pesquisas que foram desenvolvidas e das que estão sendo efetivadas pelos seus membros. Relaciona, também, o ser grupo com temas da etnomatemática, evidenciando-o como um espaço de formação coletiva e de auto-formação cooperativa, que acontece através da troca de experiências, do compartilhamento de saberes e fazeres, nos debates e discussões, do ser em grupo, do respeito à reciprocidade e da estima à alteridade, aspectos que constituem a educação etnomatemática. Palavras-chave: Histórico de Grupo. Ser/Saber/Fazer/Conviver. Educação Etnomatemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5741/4627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 125 - 151
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874324398080