O Desenvolvimento de um Registro Matemático Maori
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10606 |
Resumo: | O trabalho relatado aqui é uma versão resumida de vários documentos escritos em parceria com Uenuku Fairhall, Escola Secundária de Westem Heights, e Tony Trinick, Faculdade de Educação de Auckland (Barton & Fairhall, 1995,; Barton, Fairhall & Trinick, 1995a, 1995b, 1998,; Fairhall, 1993,; Trinick 1997). Durante os últimos vinte anos, a Nova Zelândia possibilitou e promoveu um debate para o ensino de Matemática em idioma indígena. Houve, em pequeno período de tempo, um grande desenvolvimento de vocabulário e de sintaxe, de construção de currículo e de escrita de texto. Embora cada contexto cultural seja diferente, uma análise dessa situação pode ser instrutiva tanto para outras situações que se assemelhem ao contemplar o ensino de qualquer ciência no idioma indígena, como também para aqueles interessados na relação entre Matemática e idioma. Esta palestra explica alguns dos processos de base e algumas das conseqüências da produção de um discurso matemático forçado. Tradução: Ana Maria Petraitis Liblik |
id |
UNESP-14_2136c31760e0041a4afcf07dec219caa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10606 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O Desenvolvimento de um Registro Matemático MaoriO trabalho relatado aqui é uma versão resumida de vários documentos escritos em parceria com Uenuku Fairhall, Escola Secundária de Westem Heights, e Tony Trinick, Faculdade de Educação de Auckland (Barton & Fairhall, 1995,; Barton, Fairhall & Trinick, 1995a, 1995b, 1998,; Fairhall, 1993,; Trinick 1997). Durante os últimos vinte anos, a Nova Zelândia possibilitou e promoveu um debate para o ensino de Matemática em idioma indígena. Houve, em pequeno período de tempo, um grande desenvolvimento de vocabulário e de sintaxe, de construção de currículo e de escrita de texto. Embora cada contexto cultural seja diferente, uma análise dessa situação pode ser instrutiva tanto para outras situações que se assemelhem ao contemplar o ensino de qualquer ciência no idioma indígena, como também para aqueles interessados na relação entre Matemática e idioma. Esta palestra explica alguns dos processos de base e algumas das conseqüências da produção de um discurso matemático forçado. Tradução: Ana Maria Petraitis LiblikUNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10606Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 15 n. 17 (2002); 71-821980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10606/6995Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarton, Bill2015-10-13T23:51:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10606Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:51:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Desenvolvimento de um Registro Matemático Maori |
title |
O Desenvolvimento de um Registro Matemático Maori |
spellingShingle |
O Desenvolvimento de um Registro Matemático Maori Barton, Bill |
title_short |
O Desenvolvimento de um Registro Matemático Maori |
title_full |
O Desenvolvimento de um Registro Matemático Maori |
title_fullStr |
O Desenvolvimento de um Registro Matemático Maori |
title_full_unstemmed |
O Desenvolvimento de um Registro Matemático Maori |
title_sort |
O Desenvolvimento de um Registro Matemático Maori |
author |
Barton, Bill |
author_facet |
Barton, Bill |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barton, Bill |
description |
O trabalho relatado aqui é uma versão resumida de vários documentos escritos em parceria com Uenuku Fairhall, Escola Secundária de Westem Heights, e Tony Trinick, Faculdade de Educação de Auckland (Barton & Fairhall, 1995,; Barton, Fairhall & Trinick, 1995a, 1995b, 1998,; Fairhall, 1993,; Trinick 1997). Durante os últimos vinte anos, a Nova Zelândia possibilitou e promoveu um debate para o ensino de Matemática em idioma indígena. Houve, em pequeno período de tempo, um grande desenvolvimento de vocabulário e de sintaxe, de construção de currículo e de escrita de texto. Embora cada contexto cultural seja diferente, uma análise dessa situação pode ser instrutiva tanto para outras situações que se assemelhem ao contemplar o ensino de qualquer ciência no idioma indígena, como também para aqueles interessados na relação entre Matemática e idioma. Esta palestra explica alguns dos processos de base e algumas das conseqüências da produção de um discurso matemático forçado. Tradução: Ana Maria Petraitis Liblik |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10606 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10606/6995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 15 n. 17 (2002); 71-82 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875904602112 |