O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587 |
Resumo: | Este artigo debruça-se sobre o conhecimento didático de duas professoras de Matemática no ensino de dados bivariados e suas relações, no tema da Estatística na disciplina de Matemática A, do ensino secundário em Portugal. Em particular, são analisadas as dimensões do conhecimento do ensino, do conhecimento dos alunos e da aprendizagem e a forma como estas se relacionam entre si e com as outras dimensões do conhecimento didático de cada professora, principalmente a partir da observação da sua prática de sala de aula no 10.º ano. Os resultados evidenciam que, em diversos aspetos, não parece ser considerada pelas professoras a complexidade de que se reveste para os alunos o raciocínio sobre dados bivariados. Verifica-se, também, que existem noções e representações fundamentais que emergem a partir das situações que propõem nas aulas que não são exploradas com a devida profundidade. Palavras-chave: Conhecimento Didático. Estatística. Dados Bivariados. Ensino Secundário. |
id |
UNESP-14_262dcd5639437c4c58264478cf9ccbe5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8587 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados BivariadosEnsino Secundário. Conhecimento Didático. Dados Bivariados Quantitativos.Este artigo debruça-se sobre o conhecimento didático de duas professoras de Matemática no ensino de dados bivariados e suas relações, no tema da Estatística na disciplina de Matemática A, do ensino secundário em Portugal. Em particular, são analisadas as dimensões do conhecimento do ensino, do conhecimento dos alunos e da aprendizagem e a forma como estas se relacionam entre si e com as outras dimensões do conhecimento didático de cada professora, principalmente a partir da observação da sua prática de sala de aula no 10.º ano. Os resultados evidenciam que, em diversos aspetos, não parece ser considerada pelas professoras a complexidade de que se reveste para os alunos o raciocínio sobre dados bivariados. Verifica-se, também, que existem noções e representações fundamentais que emergem a partir das situações que propõem nas aulas que não são exploradas com a devida profundidade. Palavras-chave: Conhecimento Didático. Estatística. Dados Bivariados. Ensino Secundário.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 284-3061980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587/6597https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587/9986Quintas, Sandra MariaFerreira, Rosa AntóniaOliveira, Hélia Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:44Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8587Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:44Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados |
title |
O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados |
spellingShingle |
O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados Quintas, Sandra Maria Ensino Secundário. Conhecimento Didático. Dados Bivariados Quantitativos. |
title_short |
O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados |
title_full |
O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados |
title_fullStr |
O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados |
title_full_unstemmed |
O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados |
title_sort |
O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados |
author |
Quintas, Sandra Maria |
author_facet |
Quintas, Sandra Maria Ferreira, Rosa Antónia Oliveira, Hélia Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Rosa Antónia Oliveira, Hélia Margarida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintas, Sandra Maria Ferreira, Rosa Antónia Oliveira, Hélia Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Secundário. Conhecimento Didático. Dados Bivariados Quantitativos. |
topic |
Ensino Secundário. Conhecimento Didático. Dados Bivariados Quantitativos. |
description |
Este artigo debruça-se sobre o conhecimento didático de duas professoras de Matemática no ensino de dados bivariados e suas relações, no tema da Estatística na disciplina de Matemática A, do ensino secundário em Portugal. Em particular, são analisadas as dimensões do conhecimento do ensino, do conhecimento dos alunos e da aprendizagem e a forma como estas se relacionam entre si e com as outras dimensões do conhecimento didático de cada professora, principalmente a partir da observação da sua prática de sala de aula no 10.º ano. Os resultados evidenciam que, em diversos aspetos, não parece ser considerada pelas professoras a complexidade de que se reveste para os alunos o raciocínio sobre dados bivariados. Verifica-se, também, que existem noções e representações fundamentais que emergem a partir das situações que propõem nas aulas que não são exploradas com a devida profundidade. Palavras-chave: Conhecimento Didático. Estatística. Dados Bivariados. Ensino Secundário. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587/6597 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587/9986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.ms-excel |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 284-306 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875102441472 |