O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintas, Sandra Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Rosa Antónia, Oliveira, Hélia Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587
Resumo: Este artigo debruça-se sobre o conhecimento didático de duas professoras de Matemática no ensino de dados bivariados e suas relações, no tema da Estatística na disciplina de Matemática A, do ensino secundário em Portugal. Em particular, são analisadas as dimensões do conhecimento do ensino, do conhecimento dos alunos e da aprendizagem e a forma como estas se relacionam entre si e com as outras dimensões do conhecimento didático de cada professora, principalmente a partir da observação da sua prática de sala de aula no 10.º ano. Os resultados evidenciam que, em diversos aspetos, não parece ser considerada pelas professoras a complexidade de que se reveste para os alunos o raciocínio sobre dados bivariados. Verifica-se, também, que existem noções e representações fundamentais que emergem a partir das situações que propõem nas aulas que não são exploradas com a devida profundidade. Palavras-chave: Conhecimento Didático. Estatística. Dados Bivariados. Ensino Secundário.
id UNESP-14_262dcd5639437c4c58264478cf9ccbe5
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8587
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados BivariadosEnsino Secundário. Conhecimento Didático. Dados Bivariados Quantitativos.Este artigo debruça-se sobre o conhecimento didático de duas professoras de Matemática no ensino de dados bivariados e suas relações, no tema da Estatística na disciplina de Matemática A, do ensino secundário em Portugal. Em particular, são analisadas as dimensões do conhecimento do ensino, do conhecimento dos alunos e da aprendizagem e a forma como estas se relacionam entre si e com as outras dimensões do conhecimento didático de cada professora, principalmente a partir da observação da sua prática de sala de aula no 10.º ano. Os resultados evidenciam que, em diversos aspetos, não parece ser considerada pelas professoras a complexidade de que se reveste para os alunos o raciocínio sobre dados bivariados. Verifica-se, também, que existem noções e representações fundamentais que emergem a partir das situações que propõem nas aulas que não são exploradas com a devida profundidade. Palavras-chave: Conhecimento Didático. Estatística. Dados Bivariados. Ensino Secundário.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 284-3061980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587/6597https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587/9986Quintas, Sandra MariaFerreira, Rosa AntóniaOliveira, Hélia Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:44Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8587Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:44Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados
title O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados
spellingShingle O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados
Quintas, Sandra Maria
Ensino Secundário. Conhecimento Didático. Dados Bivariados Quantitativos.
title_short O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados
title_full O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados
title_fullStr O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados
title_full_unstemmed O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados
title_sort O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados
author Quintas, Sandra Maria
author_facet Quintas, Sandra Maria
Ferreira, Rosa Antónia
Oliveira, Hélia Margarida
author_role author
author2 Ferreira, Rosa Antónia
Oliveira, Hélia Margarida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintas, Sandra Maria
Ferreira, Rosa Antónia
Oliveira, Hélia Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Secundário. Conhecimento Didático. Dados Bivariados Quantitativos.
topic Ensino Secundário. Conhecimento Didático. Dados Bivariados Quantitativos.
description Este artigo debruça-se sobre o conhecimento didático de duas professoras de Matemática no ensino de dados bivariados e suas relações, no tema da Estatística na disciplina de Matemática A, do ensino secundário em Portugal. Em particular, são analisadas as dimensões do conhecimento do ensino, do conhecimento dos alunos e da aprendizagem e a forma como estas se relacionam entre si e com as outras dimensões do conhecimento didático de cada professora, principalmente a partir da observação da sua prática de sala de aula no 10.º ano. Os resultados evidenciam que, em diversos aspetos, não parece ser considerada pelas professoras a complexidade de que se reveste para os alunos o raciocínio sobre dados bivariados. Verifica-se, também, que existem noções e representações fundamentais que emergem a partir das situações que propõem nas aulas que não são exploradas com a devida profundidade. Palavras-chave: Conhecimento Didático. Estatística. Dados Bivariados. Ensino Secundário.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587/6597
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8587/9986
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.ms-excel
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 284-306
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875102441472