Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria José de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Monteiro, Alexandrina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2087
Resumo: Our purpose with this text is to discuss the possible articulations between the Mathematical knowledge built in the social practices and the mathematical knowledge built in the context of adult and youth education. In order to do that, we will focus the discussion in the curriculum question. As an example we will take the special localization and the scale. This example that will be used is part of the research done by some Governmental Health Agents in a Rural settlement. The research, among other aspects, evaluated the mathematical knowledge used in the social practices of localization of these agents, more specifically the proceedings of drawing maps which incorporated the concept of proportion and scale. The analysis and discussion of these data had as matrix the critical curricular theories and the Etnomathematic.
id UNESP-14_2b8f992ac5bd4e516198e10a539625b5
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2087
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escalaOur purpose with this text is to discuss the possible articulations between the Mathematical knowledge built in the social practices and the mathematical knowledge built in the context of adult and youth education. In order to do that, we will focus the discussion in the curriculum question. As an example we will take the special localization and the scale. This example that will be used is part of the research done by some Governmental Health Agents in a Rural settlement. The research, among other aspects, evaluated the mathematical knowledge used in the social practices of localization of these agents, more specifically the proceedings of drawing maps which incorporated the concept of proportion and scale. The analysis and discussion of these data had as matrix the critical curricular theories and the Etnomathematic.Nosso objetivo neste texto é discutir as possibilidades de articulação entre os saberes matemáticos construídos nas práticas sociais e os saberes matemáticos escolares no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, tomaremos como foco de discussão a questão curricular e, como exemplo, o tema de localização espacial e escala. O exemplo que aqui utilizaremos para ilustrar nossas discussões faz parte de uma das situações de pesquisa vivenciadas com os Agentes de Saúde de um Assentamento Rural. Tal pesquisa analisou, entre outros aspectos, os saberes matemáticos presentes nas práticas sociais de localização desses agentes, mais especificamente, saberes relacionados a procedimentos de desenhos de mapas, os quais incorporam o conceito de proporção e escala. A análise e a discussão dos dados tiveram como matriz as teorias curriculares críticas e a Etnomatemática.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2009-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2087Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 22 n. 32 (2009); 1-281980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2087/2254Lima, Maria José deMonteiro, Alexandrinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-24T12:46:06Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2087Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T12:46:06Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala
title Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala
spellingShingle Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala
Lima, Maria José de
title_short Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala
title_full Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala
title_fullStr Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala
title_full_unstemmed Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala
title_sort Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala
author Lima, Maria José de
author_facet Lima, Maria José de
Monteiro, Alexandrina
author_role author
author2 Monteiro, Alexandrina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria José de
Monteiro, Alexandrina
description Our purpose with this text is to discuss the possible articulations between the Mathematical knowledge built in the social practices and the mathematical knowledge built in the context of adult and youth education. In order to do that, we will focus the discussion in the curriculum question. As an example we will take the special localization and the scale. This example that will be used is part of the research done by some Governmental Health Agents in a Rural settlement. The research, among other aspects, evaluated the mathematical knowledge used in the social practices of localization of these agents, more specifically the proceedings of drawing maps which incorporated the concept of proportion and scale. The analysis and discussion of these data had as matrix the critical curricular theories and the Etnomathematic.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2087
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2087/2254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 22 n. 32 (2009); 1-28
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873520140288