Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Junior, Arlindo José de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Campos, Sandra Gonçalves Vilas Bôas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5101
Resumo: Resumo Este artigo aborda os resultados de nossa pesquisa de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia. Propusemo-nos a investigar como as experiências com o Projeto Pedagógico Trabalho de Projetos e Educação Estatística na Universidade puderam contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes participantes. O projeto foi implementado durante cinco semestres no período 2004/2006. Sua dinâmica foi baseada em uma abordagem que contempla o trabalho com projetos, de forma que os alunos estiveram envolvidos com esses projetos durante o desenvolvimento da disciplina Estatística e Probabilidade ministrada na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Realizamos uma investigação de cunho qualitativo e interpretativo, nos moldes da Pesquisa Participante. A coleta de dados foi realizada por meio de observações, documentos, questionários e entrevistas. Procuramos estabelecer um cruzamento destes dados com os objetivos do Projeto e os de nossa pesquisa de mestrado. Palavras chave: Trabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior. Work Projects in the Process of Teach and Learn Statistics at University Abstract This paper deals with the results of our Masters research, presented to the Graduation Program of the Education Department at the Federal University of Uberlandia. There we investigated how experiences with the pedagogical program “Trabalho de Projetos e Educação Estatística na Universidade” could improve the development of students’ academic and professional skills. The project was conducted during five semesters from 2004 to 2006. Its dynamics were based on the projects carried out in the Statistics and Probability courses in the Mathematics Department at the Federal University of Uberlandia that the students were involved in. In addition, a qualitative and interpretative investigation was done in accordance with participatory research. Data gathering was done through observations, questionnaires, interviews and document research. We tried to establish a connection between these data, the aims of the project, and our Masters research. Keywords: Project work. Statistics Education. College Education.
id UNESP-14_2c8afacaeddc8c2e8a87110ad08ac80b
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5101
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na UniversidadeTrabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior.Resumo Este artigo aborda os resultados de nossa pesquisa de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia. Propusemo-nos a investigar como as experiências com o Projeto Pedagógico Trabalho de Projetos e Educação Estatística na Universidade puderam contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes participantes. O projeto foi implementado durante cinco semestres no período 2004/2006. Sua dinâmica foi baseada em uma abordagem que contempla o trabalho com projetos, de forma que os alunos estiveram envolvidos com esses projetos durante o desenvolvimento da disciplina Estatística e Probabilidade ministrada na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Realizamos uma investigação de cunho qualitativo e interpretativo, nos moldes da Pesquisa Participante. A coleta de dados foi realizada por meio de observações, documentos, questionários e entrevistas. Procuramos estabelecer um cruzamento destes dados com os objetivos do Projeto e os de nossa pesquisa de mestrado. Palavras chave: Trabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior. Work Projects in the Process of Teach and Learn Statistics at University Abstract This paper deals with the results of our Masters research, presented to the Graduation Program of the Education Department at the Federal University of Uberlandia. There we investigated how experiences with the pedagogical program “Trabalho de Projetos e Educação Estatística na Universidade” could improve the development of students’ academic and professional skills. The project was conducted during five semesters from 2004 to 2006. Its dynamics were based on the projects carried out in the Statistics and Probability courses in the Mathematics Department at the Federal University of Uberlandia that the students were involved in. In addition, a qualitative and interpretative investigation was done in accordance with participatory research. Data gathering was done through observations, questionnaires, interviews and document research. We tried to establish a connection between these data, the aims of the project, and our Masters research. Keywords: Project work. Statistics Education. College Education.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5101Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 413-4291980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5101/4012Souza Junior, Arlindo José deCampos, Sandra Gonçalves Vilas Bôasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-21T14:32:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5101Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-11-21T14:32:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade
title Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade
spellingShingle Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade
Souza Junior, Arlindo José de
Trabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior.
title_short Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade
title_full Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade
title_fullStr Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade
title_full_unstemmed Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade
title_sort Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade
author Souza Junior, Arlindo José de
author_facet Souza Junior, Arlindo José de
Campos, Sandra Gonçalves Vilas Bôas
author_role author
author2 Campos, Sandra Gonçalves Vilas Bôas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Junior, Arlindo José de
Campos, Sandra Gonçalves Vilas Bôas
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior.
topic Trabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior.
description Resumo Este artigo aborda os resultados de nossa pesquisa de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia. Propusemo-nos a investigar como as experiências com o Projeto Pedagógico Trabalho de Projetos e Educação Estatística na Universidade puderam contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes participantes. O projeto foi implementado durante cinco semestres no período 2004/2006. Sua dinâmica foi baseada em uma abordagem que contempla o trabalho com projetos, de forma que os alunos estiveram envolvidos com esses projetos durante o desenvolvimento da disciplina Estatística e Probabilidade ministrada na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Realizamos uma investigação de cunho qualitativo e interpretativo, nos moldes da Pesquisa Participante. A coleta de dados foi realizada por meio de observações, documentos, questionários e entrevistas. Procuramos estabelecer um cruzamento destes dados com os objetivos do Projeto e os de nossa pesquisa de mestrado. Palavras chave: Trabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior. Work Projects in the Process of Teach and Learn Statistics at University Abstract This paper deals with the results of our Masters research, presented to the Graduation Program of the Education Department at the Federal University of Uberlandia. There we investigated how experiences with the pedagogical program “Trabalho de Projetos e Educação Estatística na Universidade” could improve the development of students’ academic and professional skills. The project was conducted during five semesters from 2004 to 2006. Its dynamics were based on the projects carried out in the Statistics and Probability courses in the Mathematics Department at the Federal University of Uberlandia that the students were involved in. In addition, a qualitative and interpretative investigation was done in accordance with participatory research. Data gathering was done through observations, questionnaires, interviews and document research. We tried to establish a connection between these data, the aims of the project, and our Masters research. Keywords: Project work. Statistics Education. College Education.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5101
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5101/4012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 413-429
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873967882240