Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5101 |
Resumo: | Resumo Este artigo aborda os resultados de nossa pesquisa de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia. Propusemo-nos a investigar como as experiências com o Projeto Pedagógico Trabalho de Projetos e Educação Estatística na Universidade puderam contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes participantes. O projeto foi implementado durante cinco semestres no período 2004/2006. Sua dinâmica foi baseada em uma abordagem que contempla o trabalho com projetos, de forma que os alunos estiveram envolvidos com esses projetos durante o desenvolvimento da disciplina Estatística e Probabilidade ministrada na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Realizamos uma investigação de cunho qualitativo e interpretativo, nos moldes da Pesquisa Participante. A coleta de dados foi realizada por meio de observações, documentos, questionários e entrevistas. Procuramos estabelecer um cruzamento destes dados com os objetivos do Projeto e os de nossa pesquisa de mestrado. Palavras chave: Trabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior. Work Projects in the Process of Teach and Learn Statistics at University Abstract This paper deals with the results of our Masters research, presented to the Graduation Program of the Education Department at the Federal University of Uberlandia. There we investigated how experiences with the pedagogical program “Trabalho de Projetos e Educação Estatística na Universidade” could improve the development of students’ academic and professional skills. The project was conducted during five semesters from 2004 to 2006. Its dynamics were based on the projects carried out in the Statistics and Probability courses in the Mathematics Department at the Federal University of Uberlandia that the students were involved in. In addition, a qualitative and interpretative investigation was done in accordance with participatory research. Data gathering was done through observations, questionnaires, interviews and document research. We tried to establish a connection between these data, the aims of the project, and our Masters research. Keywords: Project work. Statistics Education. College Education. |
id |
UNESP-14_2c8afacaeddc8c2e8a87110ad08ac80b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5101 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na UniversidadeTrabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior.Resumo Este artigo aborda os resultados de nossa pesquisa de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia. Propusemo-nos a investigar como as experiências com o Projeto Pedagógico Trabalho de Projetos e Educação Estatística na Universidade puderam contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes participantes. O projeto foi implementado durante cinco semestres no período 2004/2006. Sua dinâmica foi baseada em uma abordagem que contempla o trabalho com projetos, de forma que os alunos estiveram envolvidos com esses projetos durante o desenvolvimento da disciplina Estatística e Probabilidade ministrada na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Realizamos uma investigação de cunho qualitativo e interpretativo, nos moldes da Pesquisa Participante. A coleta de dados foi realizada por meio de observações, documentos, questionários e entrevistas. Procuramos estabelecer um cruzamento destes dados com os objetivos do Projeto e os de nossa pesquisa de mestrado. Palavras chave: Trabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior. Work Projects in the Process of Teach and Learn Statistics at University Abstract This paper deals with the results of our Masters research, presented to the Graduation Program of the Education Department at the Federal University of Uberlandia. There we investigated how experiences with the pedagogical program “Trabalho de Projetos e Educação Estatística na Universidade” could improve the development of students’ academic and professional skills. The project was conducted during five semesters from 2004 to 2006. Its dynamics were based on the projects carried out in the Statistics and Probability courses in the Mathematics Department at the Federal University of Uberlandia that the students were involved in. In addition, a qualitative and interpretative investigation was done in accordance with participatory research. Data gathering was done through observations, questionnaires, interviews and document research. We tried to establish a connection between these data, the aims of the project, and our Masters research. Keywords: Project work. Statistics Education. College Education.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5101Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 413-4291980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5101/4012Souza Junior, Arlindo José deCampos, Sandra Gonçalves Vilas Bôasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-21T14:32:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5101Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-11-21T14:32:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade |
title |
Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade |
spellingShingle |
Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade Souza Junior, Arlindo José de Trabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior. |
title_short |
Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade |
title_full |
Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade |
title_fullStr |
Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade |
title_full_unstemmed |
Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade |
title_sort |
Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade |
author |
Souza Junior, Arlindo José de |
author_facet |
Souza Junior, Arlindo José de Campos, Sandra Gonçalves Vilas Bôas |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Sandra Gonçalves Vilas Bôas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Junior, Arlindo José de Campos, Sandra Gonçalves Vilas Bôas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior. |
topic |
Trabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior. |
description |
Resumo Este artigo aborda os resultados de nossa pesquisa de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia. Propusemo-nos a investigar como as experiências com o Projeto Pedagógico Trabalho de Projetos e Educação Estatística na Universidade puderam contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes participantes. O projeto foi implementado durante cinco semestres no período 2004/2006. Sua dinâmica foi baseada em uma abordagem que contempla o trabalho com projetos, de forma que os alunos estiveram envolvidos com esses projetos durante o desenvolvimento da disciplina Estatística e Probabilidade ministrada na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Realizamos uma investigação de cunho qualitativo e interpretativo, nos moldes da Pesquisa Participante. A coleta de dados foi realizada por meio de observações, documentos, questionários e entrevistas. Procuramos estabelecer um cruzamento destes dados com os objetivos do Projeto e os de nossa pesquisa de mestrado. Palavras chave: Trabalho de Projetos. Educação Estatística. Ensino Superior. Work Projects in the Process of Teach and Learn Statistics at University Abstract This paper deals with the results of our Masters research, presented to the Graduation Program of the Education Department at the Federal University of Uberlandia. There we investigated how experiences with the pedagogical program “Trabalho de Projetos e Educação Estatística na Universidade” could improve the development of students’ academic and professional skills. The project was conducted during five semesters from 2004 to 2006. Its dynamics were based on the projects carried out in the Statistics and Probability courses in the Mathematics Department at the Federal University of Uberlandia that the students were involved in. In addition, a qualitative and interpretative investigation was done in accordance with participatory research. Data gathering was done through observations, questionnaires, interviews and document research. We tried to establish a connection between these data, the aims of the project, and our Masters research. Keywords: Project work. Statistics Education. College Education. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5101 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5101/4012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 413-429 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873967882240 |