Educação Matemática e Sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Adriana Cesar de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5747
Resumo: A proposta do artigo é justificar a criação da linha de pesquisa Educação Matemática e Sociedade no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UNESP (Rio Claro, SP). As categorias cultura e sociedade foram enfatizadas em um breve histórico da constituição da comunidade de educação matemática. Foi apresentada uma breve síntese sobre sociologia baseada nos sociólogos clássicos e autores contemporâneos. O grupo EMsociedade é apresentado neste texto com o propósito de interlocução entre alunos e orientadores do Programa de Pós-Graduação, professores da Educação Básica e pessoas que tenham interesse nesse tema. É apresentada uma das teses defendidas pelo grupo: “o conhecimento matemático institucionalizado, no século XX, é mercadoria”. Finalmente, são enunciadas algumas considerações futuras, inclusive a expectativa de que a linha de pesquisa Educação Matemática e Sociedade venha compor com as linhas do PPGEM. Palavras-chave: Sociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria.
id UNESP-14_2e47713c93d514de4a7b0cdc859f6ba3
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5747
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Educação Matemática e SociedadeSociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria.A proposta do artigo é justificar a criação da linha de pesquisa Educação Matemática e Sociedade no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UNESP (Rio Claro, SP). As categorias cultura e sociedade foram enfatizadas em um breve histórico da constituição da comunidade de educação matemática. Foi apresentada uma breve síntese sobre sociologia baseada nos sociólogos clássicos e autores contemporâneos. O grupo EMsociedade é apresentado neste texto com o propósito de interlocução entre alunos e orientadores do Programa de Pós-Graduação, professores da Educação Básica e pessoas que tenham interesse nesse tema. É apresentada uma das teses defendidas pelo grupo: “o conhecimento matemático institucionalizado, no século XX, é mercadoria”. Finalmente, são enunciadas algumas considerações futuras, inclusive a expectativa de que a linha de pesquisa Educação Matemática e Sociedade venha compor com as linhas do PPGEM. Palavras-chave: Sociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5747Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 299 - 3181980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5747/4633Mattos, Adriana Cesar deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-01T14:01:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5747Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-09-01T14:01:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Matemática e Sociedade
title Educação Matemática e Sociedade
spellingShingle Educação Matemática e Sociedade
Mattos, Adriana Cesar de
Sociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria.
title_short Educação Matemática e Sociedade
title_full Educação Matemática e Sociedade
title_fullStr Educação Matemática e Sociedade
title_full_unstemmed Educação Matemática e Sociedade
title_sort Educação Matemática e Sociedade
author Mattos, Adriana Cesar de
author_facet Mattos, Adriana Cesar de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Adriana Cesar de
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria.
topic Sociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria.
description A proposta do artigo é justificar a criação da linha de pesquisa Educação Matemática e Sociedade no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UNESP (Rio Claro, SP). As categorias cultura e sociedade foram enfatizadas em um breve histórico da constituição da comunidade de educação matemática. Foi apresentada uma breve síntese sobre sociologia baseada nos sociólogos clássicos e autores contemporâneos. O grupo EMsociedade é apresentado neste texto com o propósito de interlocução entre alunos e orientadores do Programa de Pós-Graduação, professores da Educação Básica e pessoas que tenham interesse nesse tema. É apresentada uma das teses defendidas pelo grupo: “o conhecimento matemático institucionalizado, no século XX, é mercadoria”. Finalmente, são enunciadas algumas considerações futuras, inclusive a expectativa de que a linha de pesquisa Educação Matemática e Sociedade venha compor com as linhas do PPGEM. Palavras-chave: Sociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5747
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5747/4633
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 299 - 318
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874332786688