Educação Matemática e Sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5747 |
Resumo: | A proposta do artigo é justificar a criação da linha de pesquisa Educação Matemática e Sociedade no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UNESP (Rio Claro, SP). As categorias cultura e sociedade foram enfatizadas em um breve histórico da constituição da comunidade de educação matemática. Foi apresentada uma breve síntese sobre sociologia baseada nos sociólogos clássicos e autores contemporâneos. O grupo EMsociedade é apresentado neste texto com o propósito de interlocução entre alunos e orientadores do Programa de Pós-Graduação, professores da Educação Básica e pessoas que tenham interesse nesse tema. É apresentada uma das teses defendidas pelo grupo: “o conhecimento matemático institucionalizado, no século XX, é mercadoria”. Finalmente, são enunciadas algumas considerações futuras, inclusive a expectativa de que a linha de pesquisa Educação Matemática e Sociedade venha compor com as linhas do PPGEM. Palavras-chave: Sociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria. |
id |
UNESP-14_2e47713c93d514de4a7b0cdc859f6ba3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5747 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Matemática e SociedadeSociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria.A proposta do artigo é justificar a criação da linha de pesquisa Educação Matemática e Sociedade no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UNESP (Rio Claro, SP). As categorias cultura e sociedade foram enfatizadas em um breve histórico da constituição da comunidade de educação matemática. Foi apresentada uma breve síntese sobre sociologia baseada nos sociólogos clássicos e autores contemporâneos. O grupo EMsociedade é apresentado neste texto com o propósito de interlocução entre alunos e orientadores do Programa de Pós-Graduação, professores da Educação Básica e pessoas que tenham interesse nesse tema. É apresentada uma das teses defendidas pelo grupo: “o conhecimento matemático institucionalizado, no século XX, é mercadoria”. Finalmente, são enunciadas algumas considerações futuras, inclusive a expectativa de que a linha de pesquisa Educação Matemática e Sociedade venha compor com as linhas do PPGEM. Palavras-chave: Sociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5747Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 299 - 3181980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5747/4633Mattos, Adriana Cesar deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-01T14:01:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5747Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-09-01T14:01:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Matemática e Sociedade |
title |
Educação Matemática e Sociedade |
spellingShingle |
Educação Matemática e Sociedade Mattos, Adriana Cesar de Sociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria. |
title_short |
Educação Matemática e Sociedade |
title_full |
Educação Matemática e Sociedade |
title_fullStr |
Educação Matemática e Sociedade |
title_full_unstemmed |
Educação Matemática e Sociedade |
title_sort |
Educação Matemática e Sociedade |
author |
Mattos, Adriana Cesar de |
author_facet |
Mattos, Adriana Cesar de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Adriana Cesar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria. |
topic |
Sociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria. |
description |
A proposta do artigo é justificar a criação da linha de pesquisa Educação Matemática e Sociedade no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UNESP (Rio Claro, SP). As categorias cultura e sociedade foram enfatizadas em um breve histórico da constituição da comunidade de educação matemática. Foi apresentada uma breve síntese sobre sociologia baseada nos sociólogos clássicos e autores contemporâneos. O grupo EMsociedade é apresentado neste texto com o propósito de interlocução entre alunos e orientadores do Programa de Pós-Graduação, professores da Educação Básica e pessoas que tenham interesse nesse tema. É apresentada uma das teses defendidas pelo grupo: “o conhecimento matemático institucionalizado, no século XX, é mercadoria”. Finalmente, são enunciadas algumas considerações futuras, inclusive a expectativa de que a linha de pesquisa Educação Matemática e Sociedade venha compor com as linhas do PPGEM. Palavras-chave: Sociedade. Sociologia. Educação Matemática. Mercadoria. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5747 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5747/4633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 299 - 318 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874332786688 |