SABERES PROFISSIONAIS EMERGENTES: OS SABERES OS MAIS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2064 |
Resumo: | Essa pesquisa terá como objetivo, identificar os saberes profissionais emergentes utilizados pelos professores nas aulas de matemáticas de duas escolas da rede estadual de ensino do município de Londrina – Paraná. Essa pesquisa visa fortalecer os trabalhos voltados para a formação de professores de matemática da educação básica. Para tanto, é de suma importância, identificarmos quais saberes os professores acreditam serem necessários em sua prática na sala de aula de matemática. A fim de alcançar este objetivo, inicialmente realizamos leituras, debates e resumos das principais referências que tratam da formação e profissionalização de professores e que fundamentam esta pesquisa: a formação de professores e os saberes docentes, das quais podemos destacar os teóricos, Tardif (2002), Pimenta (1999) e Gauthier (1998). Para complemento, também fizemos leituras e resumos de outros trabalhos já realizados dentro da temática, bem como, leituras sobre metodologias de pesquisa. Em seguida, realizaremos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com professores da rede estadual de Londrina, por meio de questionários estruturado com questões abertas e fechadas voltadas ao objetivo da pesquisa e que servirão de base para nossa futura análise. A escolha destes professores, será feita, levando em consideração, os professores de matemática que atuam no ensino médio e fundamental destas duas escolas. Por fim, analisaremos esses questionários de modo a identificarmos quais os saberes que emergem da escrita destes professores, tomando como referência a sala de aula de matemática e os saberes que eles acreditam serem necessários. Essa análise será realizada tomando como referência o Método da Análise Textual Discursiva (ATD). Por fim, apresentaremos os resultados dos dados coletados, escorados e discutidos a luz da formação de professores e seus saberes apresentados por Tardif (2002), Pimenta (1999) e Gauthier (1998). Como hipótese, acredita – se que os saberes curriculares e experienciais, apresentado por Gauthier e Tardif, serão os saberes mais presentes e emergentes utilizados pelos professores de matemática das duas escolas estaduais analisadas. |
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