Quanto de Inusitado Guarda uma Sala de Aula de Matemática? Aprendizagens e erro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clareto, Sônia Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Aline Aparecida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10205
Resumo: Uma aula de matemática em uma escola pública: uma escola comum, uma sala de aula comum. Tudo corre como de costume. Porém, uma atenção fina a uma pequena e banal situação pode constituir um olhar atento a sutilezas desta sala de aula de matemática. Na correção de uma lista de tarefas de casa, uma aluna se complica, um professor explica... Quanto de implicação cabe neste episódio? Nesta pacata sala de aula de matemática um “erro” é inaugurado como produção. Uma trama com a sala de aula, com a matemática, com o mínimo e sua potência. Um desvio é tomado como uma aprendizagem junto à matemática. Escape à reprodução de um modelo que se coloca como caminho que leva ao resultado correto. Invenção de um modo de operar que inquieta um pensamento, engendrando um pensar que rompe com um modo já normatizado. Este artigo surge junto a uma dissertação de mestrado em Educação. Na pesquisa que gera a dissertação, há um colocar-se junto à sala de aula de matemática em abertura aos acontecimentos que ali vão se dando.
id UNESP-14_30d6c4ccc1f2147ce08a9a35acc64493
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10205
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Quanto de Inusitado Guarda uma Sala de Aula de Matemática? Aprendizagens e erroAprendizagem. Erro. Sala de aula de matemática.Uma aula de matemática em uma escola pública: uma escola comum, uma sala de aula comum. Tudo corre como de costume. Porém, uma atenção fina a uma pequena e banal situação pode constituir um olhar atento a sutilezas desta sala de aula de matemática. Na correção de uma lista de tarefas de casa, uma aluna se complica, um professor explica... Quanto de implicação cabe neste episódio? Nesta pacata sala de aula de matemática um “erro” é inaugurado como produção. Uma trama com a sala de aula, com a matemática, com o mínimo e sua potência. Um desvio é tomado como uma aprendizagem junto à matemática. Escape à reprodução de um modelo que se coloca como caminho que leva ao resultado correto. Invenção de um modo de operar que inquieta um pensamento, engendrando um pensar que rompe com um modo já normatizado. Este artigo surge junto a uma dissertação de mestrado em Educação. Na pesquisa que gera a dissertação, há um colocar-se junto à sala de aula de matemática em abertura aos acontecimentos que ali vão se dando.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPESQUISA QUALITATIVA.application/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10205Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 56 (2016); 926 - 9381980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10205/7945Copyright (c) 2016 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessClareto, Sônia MariaSilva, Aline Aparecida da2017-05-03T09:56:16Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10205Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2017-05-03T09:56:16Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quanto de Inusitado Guarda uma Sala de Aula de Matemática? Aprendizagens e erro
title Quanto de Inusitado Guarda uma Sala de Aula de Matemática? Aprendizagens e erro
spellingShingle Quanto de Inusitado Guarda uma Sala de Aula de Matemática? Aprendizagens e erro
Clareto, Sônia Maria
Aprendizagem. Erro. Sala de aula de matemática.
title_short Quanto de Inusitado Guarda uma Sala de Aula de Matemática? Aprendizagens e erro
title_full Quanto de Inusitado Guarda uma Sala de Aula de Matemática? Aprendizagens e erro
title_fullStr Quanto de Inusitado Guarda uma Sala de Aula de Matemática? Aprendizagens e erro
title_full_unstemmed Quanto de Inusitado Guarda uma Sala de Aula de Matemática? Aprendizagens e erro
title_sort Quanto de Inusitado Guarda uma Sala de Aula de Matemática? Aprendizagens e erro
author Clareto, Sônia Maria
author_facet Clareto, Sônia Maria
Silva, Aline Aparecida da
author_role author
author2 Silva, Aline Aparecida da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clareto, Sônia Maria
Silva, Aline Aparecida da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Erro. Sala de aula de matemática.
topic Aprendizagem. Erro. Sala de aula de matemática.
description Uma aula de matemática em uma escola pública: uma escola comum, uma sala de aula comum. Tudo corre como de costume. Porém, uma atenção fina a uma pequena e banal situação pode constituir um olhar atento a sutilezas desta sala de aula de matemática. Na correção de uma lista de tarefas de casa, uma aluna se complica, um professor explica... Quanto de implicação cabe neste episódio? Nesta pacata sala de aula de matemática um “erro” é inaugurado como produção. Uma trama com a sala de aula, com a matemática, com o mínimo e sua potência. Um desvio é tomado como uma aprendizagem junto à matemática. Escape à reprodução de um modelo que se coloca como caminho que leva ao resultado correto. Invenção de um modo de operar que inquieta um pensamento, engendrando um pensar que rompe com um modo já normatizado. Este artigo surge junto a uma dissertação de mestrado em Educação. Na pesquisa que gera a dissertação, há um colocar-se junto à sala de aula de matemática em abertura aos acontecimentos que ali vão se dando.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
PESQUISA QUALITATIVA.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10205
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10205/7945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 56 (2016); 926 - 938
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875814424576