Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10554 |
Resumo: | Este texto relata um estudo de caso desenvolvido no Instituto de Matemática da UFRGS, com o objetivo de identificar e descrever diferentes significados para a noção de “função”, produzidos e circulantes no interior do Curso de Licenciatura. A pesquisa tem como teoria de base o Modelo Teórico dos Campos Semânticos e analisa a produção de significados em dois contextos diferentes: leitura e análise de material indicado ou produzido pelos professores do Curso e informações de alunos formandos. Emergem das análises Campos Semânticos com maiores limites epistemológicos - Campo das Representações, Campo das Aplicações e Campo dos Diagramas - e outros mais amplos - Campo da Relação Unívoca entre Variáveis, Campo Elemento/Conjunto e Campo da Transformação - considerados campos preferenciais e que dão conta da maioria das questões relativas a noção de função. |
id |
UNESP-14_36abff4b293555da43618f1af4253822 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10554 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Funções: Significados Circulantes na Formação de ProfessoresEste texto relata um estudo de caso desenvolvido no Instituto de Matemática da UFRGS, com o objetivo de identificar e descrever diferentes significados para a noção de “função”, produzidos e circulantes no interior do Curso de Licenciatura. A pesquisa tem como teoria de base o Modelo Teórico dos Campos Semânticos e analisa a produção de significados em dois contextos diferentes: leitura e análise de material indicado ou produzido pelos professores do Curso e informações de alunos formandos. Emergem das análises Campos Semânticos com maiores limites epistemológicos - Campo das Representações, Campo das Aplicações e Campo dos Diagramas - e outros mais amplos - Campo da Relação Unívoca entre Variáveis, Campo Elemento/Conjunto e Campo da Transformação - considerados campos preferenciais e que dão conta da maioria das questões relativas a noção de função.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10554Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 16 n. 19 (2003); 37-571980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10554/6960Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Vera Clotilde GarciaFantinel, Patrícia da C.Silva, Rute Henrique da2015-10-07T19:53:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10554Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-07T19:53:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores |
title |
Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores |
spellingShingle |
Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores Carneiro, Vera Clotilde Garcia |
title_short |
Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores |
title_full |
Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores |
title_fullStr |
Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores |
title_full_unstemmed |
Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores |
title_sort |
Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores |
author |
Carneiro, Vera Clotilde Garcia |
author_facet |
Carneiro, Vera Clotilde Garcia Fantinel, Patrícia da C. Silva, Rute Henrique da |
author_role |
author |
author2 |
Fantinel, Patrícia da C. Silva, Rute Henrique da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Vera Clotilde Garcia Fantinel, Patrícia da C. Silva, Rute Henrique da |
description |
Este texto relata um estudo de caso desenvolvido no Instituto de Matemática da UFRGS, com o objetivo de identificar e descrever diferentes significados para a noção de “função”, produzidos e circulantes no interior do Curso de Licenciatura. A pesquisa tem como teoria de base o Modelo Teórico dos Campos Semânticos e analisa a produção de significados em dois contextos diferentes: leitura e análise de material indicado ou produzido pelos professores do Curso e informações de alunos formandos. Emergem das análises Campos Semânticos com maiores limites epistemológicos - Campo das Representações, Campo das Aplicações e Campo dos Diagramas - e outros mais amplos - Campo da Relação Unívoca entre Variáveis, Campo Elemento/Conjunto e Campo da Transformação - considerados campos preferenciais e que dão conta da maioria das questões relativas a noção de função. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10554 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10554/6960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 16 n. 19 (2003); 37-57 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875881533440 |