Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Vera Clotilde Garcia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fantinel, Patrícia da C., Silva, Rute Henrique da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10554
Resumo: Este texto relata um estudo de caso desenvolvido no Instituto de Matemática da UFRGS, com o objetivo de identificar e descrever diferentes significados para a noção de “função”, produzidos e circulantes no interior do Curso de Licenciatura. A pesquisa tem como teoria de base o Modelo Teórico dos Campos Semânticos e analisa a produção de significados em dois contextos diferentes: leitura e análise de material indicado ou produzido pelos professores do Curso e informações de alunos formandos. Emergem das análises Campos Semânticos com maiores limites epistemológicos - Campo das Representações, Campo das Aplicações e Campo dos Diagramas - e outros mais amplos - Campo da Relação Unívoca entre Variáveis, Campo Elemento/Conjunto e Campo da Transformação - considerados campos preferenciais e que dão conta da maioria das questões relativas a noção de função.
id UNESP-14_36abff4b293555da43618f1af4253822
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10554
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Funções: Significados Circulantes na Formação de ProfessoresEste texto relata um estudo de caso desenvolvido no Instituto de Matemática da UFRGS, com o objetivo de identificar e descrever diferentes significados para a noção de “função”, produzidos e circulantes no interior do Curso de Licenciatura. A pesquisa tem como teoria de base o Modelo Teórico dos Campos Semânticos e analisa a produção de significados em dois contextos diferentes: leitura e análise de material indicado ou produzido pelos professores do Curso e informações de alunos formandos. Emergem das análises Campos Semânticos com maiores limites epistemológicos - Campo das Representações, Campo das Aplicações e Campo dos Diagramas - e outros mais amplos - Campo da Relação Unívoca entre Variáveis, Campo Elemento/Conjunto e Campo da Transformação - considerados campos preferenciais e que dão conta da maioria das questões relativas a noção de função.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10554Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 16 n. 19 (2003); 37-571980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10554/6960Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Vera Clotilde GarciaFantinel, Patrícia da C.Silva, Rute Henrique da2015-10-07T19:53:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10554Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-07T19:53:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores
title Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores
spellingShingle Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores
Carneiro, Vera Clotilde Garcia
title_short Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores
title_full Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores
title_fullStr Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores
title_full_unstemmed Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores
title_sort Funções: Significados Circulantes na Formação de Professores
author Carneiro, Vera Clotilde Garcia
author_facet Carneiro, Vera Clotilde Garcia
Fantinel, Patrícia da C.
Silva, Rute Henrique da
author_role author
author2 Fantinel, Patrícia da C.
Silva, Rute Henrique da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Vera Clotilde Garcia
Fantinel, Patrícia da C.
Silva, Rute Henrique da
description Este texto relata um estudo de caso desenvolvido no Instituto de Matemática da UFRGS, com o objetivo de identificar e descrever diferentes significados para a noção de “função”, produzidos e circulantes no interior do Curso de Licenciatura. A pesquisa tem como teoria de base o Modelo Teórico dos Campos Semânticos e analisa a produção de significados em dois contextos diferentes: leitura e análise de material indicado ou produzido pelos professores do Curso e informações de alunos formandos. Emergem das análises Campos Semânticos com maiores limites epistemológicos - Campo das Representações, Campo das Aplicações e Campo dos Diagramas - e outros mais amplos - Campo da Relação Unívoca entre Variáveis, Campo Elemento/Conjunto e Campo da Transformação - considerados campos preferenciais e que dão conta da maioria das questões relativas a noção de função.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10554
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10554/6960
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 16 n. 19 (2003); 37-57
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875881533440