A Escola Pública como Espaço de Conhecimento e Luta a Favor da Sociedade Democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, José Misael Ferreira do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10613
Resumo: O artigo procura analisar a evolução histórica do conceito de educação popular a partir da constatação de que a Escola é instituição com profundas raízes sociais. Evidencia que a educação popular toma força a partir da Reforma Protestante, por razões essencialmente religiosas que afetam, por tabela, outros aspectos da prática social. Afirma que a idéia de Escola Pública como direito, como bem social inalienável da pessoa humana, toma forma política com o advento da Revolução Francesa. As forças político-sociais que se tornam hegemônicas estabelecem, na fase revolucionária, a radicalidade da instrução pública como bem social a ser compartilhado por todos, dever do Estado e direito da pessoa. O ideal republicano de escola pública, gratuita, laica, democrática permanece como princípio norteador, como valor, que merece ser preservado diante das políticas globalizantes e neoliberais que, a pretexto de eficiência, eficácia e qualidade total, caminham no sentido da elitização do ensino com a criação de centros de excelência que, a rigor, formam excluindo. Considerações são feitas em relação à Escola Pública no Brasil, sua evolução histórica e seus problemas. Demonstra que a mantença e o desenvolvimento desta no país é fundamental para as camadas populares que têm no espaço escolar público a única oportunidade para se apropriarem dos instrumentos intelectuais básicos para a compreensão da realidade natural e social. O artigo chama a atenção para se lutar contra o engodo da escola-pobre-para-o-pobre quando se tenta oferecer em quantidade o que se sonega em qualidade.
id UNESP-14_3754c97fa76cb374741de1eadad89b9d
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10613
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Escola Pública como Espaço de Conhecimento e Luta a Favor da Sociedade DemocráticaO artigo procura analisar a evolução histórica do conceito de educação popular a partir da constatação de que a Escola é instituição com profundas raízes sociais. Evidencia que a educação popular toma força a partir da Reforma Protestante, por razões essencialmente religiosas que afetam, por tabela, outros aspectos da prática social. Afirma que a idéia de Escola Pública como direito, como bem social inalienável da pessoa humana, toma forma política com o advento da Revolução Francesa. As forças político-sociais que se tornam hegemônicas estabelecem, na fase revolucionária, a radicalidade da instrução pública como bem social a ser compartilhado por todos, dever do Estado e direito da pessoa. O ideal republicano de escola pública, gratuita, laica, democrática permanece como princípio norteador, como valor, que merece ser preservado diante das políticas globalizantes e neoliberais que, a pretexto de eficiência, eficácia e qualidade total, caminham no sentido da elitização do ensino com a criação de centros de excelência que, a rigor, formam excluindo. Considerações são feitas em relação à Escola Pública no Brasil, sua evolução histórica e seus problemas. Demonstra que a mantença e o desenvolvimento desta no país é fundamental para as camadas populares que têm no espaço escolar público a única oportunidade para se apropriarem dos instrumentos intelectuais básicos para a compreensão da realidade natural e social. O artigo chama a atenção para se lutar contra o engodo da escola-pobre-para-o-pobre quando se tenta oferecer em quantidade o que se sonega em qualidade.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10613Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2001); 1-111980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10613/7001Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessVale, José Misael Ferreira do2015-10-13T23:51:00Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10613Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:51Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Escola Pública como Espaço de Conhecimento e Luta a Favor da Sociedade Democrática
title A Escola Pública como Espaço de Conhecimento e Luta a Favor da Sociedade Democrática
spellingShingle A Escola Pública como Espaço de Conhecimento e Luta a Favor da Sociedade Democrática
Vale, José Misael Ferreira do
title_short A Escola Pública como Espaço de Conhecimento e Luta a Favor da Sociedade Democrática
title_full A Escola Pública como Espaço de Conhecimento e Luta a Favor da Sociedade Democrática
title_fullStr A Escola Pública como Espaço de Conhecimento e Luta a Favor da Sociedade Democrática
title_full_unstemmed A Escola Pública como Espaço de Conhecimento e Luta a Favor da Sociedade Democrática
title_sort A Escola Pública como Espaço de Conhecimento e Luta a Favor da Sociedade Democrática
author Vale, José Misael Ferreira do
author_facet Vale, José Misael Ferreira do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, José Misael Ferreira do
description O artigo procura analisar a evolução histórica do conceito de educação popular a partir da constatação de que a Escola é instituição com profundas raízes sociais. Evidencia que a educação popular toma força a partir da Reforma Protestante, por razões essencialmente religiosas que afetam, por tabela, outros aspectos da prática social. Afirma que a idéia de Escola Pública como direito, como bem social inalienável da pessoa humana, toma forma política com o advento da Revolução Francesa. As forças político-sociais que se tornam hegemônicas estabelecem, na fase revolucionária, a radicalidade da instrução pública como bem social a ser compartilhado por todos, dever do Estado e direito da pessoa. O ideal republicano de escola pública, gratuita, laica, democrática permanece como princípio norteador, como valor, que merece ser preservado diante das políticas globalizantes e neoliberais que, a pretexto de eficiência, eficácia e qualidade total, caminham no sentido da elitização do ensino com a criação de centros de excelência que, a rigor, formam excluindo. Considerações são feitas em relação à Escola Pública no Brasil, sua evolução histórica e seus problemas. Demonstra que a mantença e o desenvolvimento desta no país é fundamental para as camadas populares que têm no espaço escolar público a única oportunidade para se apropriarem dos instrumentos intelectuais básicos para a compreensão da realidade natural e social. O artigo chama a atenção para se lutar contra o engodo da escola-pobre-para-o-pobre quando se tenta oferecer em quantidade o que se sonega em qualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10613
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10613/7001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2001); 1-11
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875909844992