"Sociedade do Conhecimento": um novo paradigma em favor da velha ordem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiano Geraldo Barbosa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2470
Resumo: O presente trabalho, intitulado âSociedade do conhecimentoâ: um novo paradigma em favor da velha ordem, possui carÃter teÃrico-bibliogrÃfico e pretende analisar sob uma perspectiva crÃtica, devidamente fundamentada na teoria marxiana da centralidade do trabalho na reproduÃÃo da vida humana, as vinculaÃÃes determinantes entre o paradigma sÃcio-educacional da âsociedade do conhecimentoâ e o perÃodo de crise estrutural do capital, demonstrando, desta feita, o referido paradigma como um fenÃmeno da reproduÃÃo ideolÃgica em favor do mercado como forÃa organizativa central da vida humana. Desta forma à que priorizamos para a delimitaÃÃo deste trabalho, uma investigaÃÃo crÃtica acerca da essÃncia do paradigma da âsociedade do conhecimentoâ, a fim de reafirmar a centralidade do trabalho em contraposiÃÃo à falseada identificaÃÃo entre âsociedade do conhecimentoâ e superaÃÃo do capital. Por esse prisma, sÃo postas em debate algumas questÃes fundamentais: à possÃvel demarcar historicamente o surgimento da âsociedade do conhecimentoâ? O que mudou no cenÃrio social que responderia pela elevaÃÃo da referida sociedade? Atà que ponto a âsociedade do conhecimentoâ indicaria uma direta vinculaÃÃo com a crise estrutural do capital e a conseqÃente empreitada de reestruturaÃÃo do sistema? Para que horizonte aponta a propalada âsociedade do conhecimentoâ? Dito de outro modo, qual o significado filosÃfico-polÃtico desta categoria? Onde reside a forÃa ideolÃgica desse discurso? A que interesses serve um modelo que nÃo alude a qualquer âcompetÃnciaâ dirigida ao exercÃcio da organizaÃÃo e da luta coletiva com vistas a tocar o coraÃÃo de um sistema, cuja evidente destrutividade ameaÃa colocar um ponto final na histÃria do gÃnero humano? Quais os fundamentos, sobre os quais se constrÃi a âsociedade do conhecimentoâ? Por fim, seria este um novo paradigma a serviÃo da velha ordem do capital? Com o objetivo de indicar o complexo de fatores da esfera da totalidade social que fornece a base material para a insurgÃncia do ideÃrio da âsociedade do conhecimentoâ, recorremos, alÃm de Marx, aos estudos de pensadores crÃticos da atualidade, cujas produÃÃes podem oferecer relevantes contribuiÃÃes para uma anÃlise adequadamente fundamentada dos termos e do significado filosÃfico e polÃtico-pedagÃgico do atual debate.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis"Sociedade do Conhecimento": um novo paradigma em favor da velha ordem. âSociety of Knowledge": a new paradigm in favor of old order 2008-11-20Maria Susana Vasconcelos Jimenez00203408349Maria das Dores Mendes Segundo13950606300Maria Edna de Lima Bertoldo41267761415BetÃnea Moreira de Moraes39005933372http://lattes.cnpq.br/0834231585359453 00357011376http://lattes.cnpq.br/9006509861689166Fabiano Geraldo BarbosaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRmarxismo e educaÃÃo "sociedade do conhecimento" novos paradigmas sÃcio-educacionaisâSociety of Knowledge"new paradigm centrality of workEDUCACAOO presente trabalho, intitulado âSociedade do conhecimentoâ: um novo paradigma em favor da velha ordem, possui carÃter teÃrico-bibliogrÃfico e pretende analisar sob uma perspectiva crÃtica, devidamente fundamentada na teoria marxiana da centralidade do trabalho na reproduÃÃo da vida humana, as vinculaÃÃes determinantes entre o paradigma sÃcio-educacional da âsociedade do conhecimentoâ e o perÃodo de crise estrutural do capital, demonstrando, desta feita, o referido paradigma como um fenÃmeno da reproduÃÃo ideolÃgica em favor do mercado como forÃa organizativa central da vida humana. Desta forma à que priorizamos para a delimitaÃÃo deste trabalho, uma investigaÃÃo crÃtica acerca da essÃncia do paradigma da âsociedade do conhecimentoâ, a fim de reafirmar a centralidade do trabalho em contraposiÃÃo à falseada identificaÃÃo entre âsociedade do conhecimentoâ e superaÃÃo do capital. Por esse prisma, sÃo postas em debate algumas questÃes fundamentais: à possÃvel demarcar historicamente o surgimento da âsociedade do conhecimentoâ? O que mudou no cenÃrio social que responderia pela elevaÃÃo da referida sociedade? Atà que ponto a âsociedade do conhecimentoâ indicaria uma direta vinculaÃÃo com a crise estrutural do capital e a conseqÃente empreitada de reestruturaÃÃo do sistema? Para que horizonte aponta a propalada âsociedade do conhecimentoâ? Dito de outro modo, qual o significado filosÃfico-polÃtico desta categoria? Onde reside a forÃa ideolÃgica desse discurso? A que interesses serve um modelo que nÃo alude a qualquer âcompetÃnciaâ dirigida ao exercÃcio da organizaÃÃo e da luta coletiva com vistas a tocar o coraÃÃo de um sistema, cuja evidente destrutividade ameaÃa colocar um ponto final na histÃria do gÃnero humano? Quais os fundamentos, sobre os quais se constrÃi a âsociedade do conhecimentoâ? Por fim, seria este um novo paradigma a serviÃo da velha ordem do capital? Com o objetivo de indicar o complexo de fatores da esfera da totalidade social que fornece a base material para a insurgÃncia do ideÃrio da âsociedade do conhecimentoâ, recorremos, alÃm de Marx, aos estudos de pensadores crÃticos da atualidade, cujas produÃÃes podem oferecer relevantes contribuiÃÃes para uma anÃlise adequadamente fundamentada dos termos e do significado filosÃfico e polÃtico-pedagÃgico do atual debate.The present work entitle: âSociety of Knowledge: a new paradigm in favor of old orderâ has a theoric bibliographic character and aspire to analyze under a critic perspective, duly fundamented in marxian-luckasian theory of centrality of work in reproduction of human life, the vinculation essentials between the social-educational of âsociety of knowledgeâ and the period of the structural crisis of Capital, demonstrating, that the mentioned paradigm as a phenomenon of ideologic reproduction in favor of market as organizative central force of human life. This way the priority of this work, is a critic investigation about the essence of paradigm of âsociety of knowledgeâ, so as to reaffirm the centrality of work in confront at the misrepresent identification between âsociety of knowledgeâ and surmount of capital. In this perspective are collocated in debate some fundamentals questions: Is possible to demarcate historically the appearance of âsociety of knowledgeâ? What did change in social scenery that would answer for the elevation of relate society? Until that point the âsociety of knowledgeâ would indicate a direct vinculation with the structural crisis of Capital and the project of re-structuration of system? What perspectives sight the called âsociety of knowledgeâ? In other words, what the mean philosophic-politic of this paradigm? Where reside her ideologic force? To who interest this paradigm that not avalanche any âcompetenceâ directed to exercise of organization and of collective fight with objective of touch in the heart of a system which obvious destructivity menace to collocate a final point in human specie? What the fundaments, of this paradigm? Finally, would be this a new paradigm to serve the old order of Capital? This work has the objective of indicate the complex of factors of sphere of social totality that furnish the material base the revolt of ideology of âsociety of knowledgeâ, we appeal beyond of Marx, at the studies of critical thinkers in the present period, which productions can offer importants contributions to a analyze duly fundamental of terms and the philosophic and political means of the actual debate. 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