Uma Perspectiva das Concepções de Calouros Universitários Sobre o Valor Absoluto de Números Reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brumatti, Raquel N. Moreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10531
Resumo: Este artigo inicia-se com uma interpretação do papel do conceito de valor absoluto na Matemática universitária e com uma possível descrição de como os alunos aprendem tal conceito. O referencial teórico Ação-Processo-Objeto-Esquema (APOS) utilizado para descrever o desenvolvimento cognitivo é uma extensão das idéias de Piaget sobre abstração reflexiva, e permite-nos classificar as construções mentais presentes no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos avançados. Baseados num modelo provisório de aprendizagem do valor absoluto de números reais, os dados de entrevistas com calouros universitários são interpretados. Os resultados sugerem que o nível de abstração dos alunos participantes não lhes permite um entendimento adequado do conceito. Alguns dados também indicam que o trabalho em grupo e as representações gráficas são fatores relevantes em propostas de ações didáticas, pois parecem facilitar a construção de um conhecimento mais eficiente e significativo.
id UNESP-14_3bb36b334c411507ea9517315907a7db
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10531
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Uma Perspectiva das Concepções de Calouros Universitários Sobre o Valor Absoluto de Números ReaisTeoria de aprendizagem. Construções cognitivas. Conhecimento matemático universitário. Valor absoluto.Este artigo inicia-se com uma interpretação do papel do conceito de valor absoluto na Matemática universitária e com uma possível descrição de como os alunos aprendem tal conceito. O referencial teórico Ação-Processo-Objeto-Esquema (APOS) utilizado para descrever o desenvolvimento cognitivo é uma extensão das idéias de Piaget sobre abstração reflexiva, e permite-nos classificar as construções mentais presentes no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos avançados. Baseados num modelo provisório de aprendizagem do valor absoluto de números reais, os dados de entrevistas com calouros universitários são interpretados. Os resultados sugerem que o nível de abstração dos alunos participantes não lhes permite um entendimento adequado do conceito. Alguns dados também indicam que o trabalho em grupo e as representações gráficas são fatores relevantes em propostas de ações didáticas, pois parecem facilitar a construção de um conhecimento mais eficiente e significativo.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10531Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 22 (2004); 63-811980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10531/6937Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrumatti, Raquel N. MoreiraWodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti2015-09-24T13:00:51Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10531Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T13:00:51Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Perspectiva das Concepções de Calouros Universitários Sobre o Valor Absoluto de Números Reais
title Uma Perspectiva das Concepções de Calouros Universitários Sobre o Valor Absoluto de Números Reais
spellingShingle Uma Perspectiva das Concepções de Calouros Universitários Sobre o Valor Absoluto de Números Reais
Brumatti, Raquel N. Moreira
Teoria de aprendizagem. Construções cognitivas. Conhecimento matemático universitário. Valor absoluto.
title_short Uma Perspectiva das Concepções de Calouros Universitários Sobre o Valor Absoluto de Números Reais
title_full Uma Perspectiva das Concepções de Calouros Universitários Sobre o Valor Absoluto de Números Reais
title_fullStr Uma Perspectiva das Concepções de Calouros Universitários Sobre o Valor Absoluto de Números Reais
title_full_unstemmed Uma Perspectiva das Concepções de Calouros Universitários Sobre o Valor Absoluto de Números Reais
title_sort Uma Perspectiva das Concepções de Calouros Universitários Sobre o Valor Absoluto de Números Reais
author Brumatti, Raquel N. Moreira
author_facet Brumatti, Raquel N. Moreira
Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti
author_role author
author2 Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brumatti, Raquel N. Moreira
Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de aprendizagem. Construções cognitivas. Conhecimento matemático universitário. Valor absoluto.
topic Teoria de aprendizagem. Construções cognitivas. Conhecimento matemático universitário. Valor absoluto.
description Este artigo inicia-se com uma interpretação do papel do conceito de valor absoluto na Matemática universitária e com uma possível descrição de como os alunos aprendem tal conceito. O referencial teórico Ação-Processo-Objeto-Esquema (APOS) utilizado para descrever o desenvolvimento cognitivo é uma extensão das idéias de Piaget sobre abstração reflexiva, e permite-nos classificar as construções mentais presentes no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos avançados. Baseados num modelo provisório de aprendizagem do valor absoluto de números reais, os dados de entrevistas com calouros universitários são interpretados. Os resultados sugerem que o nível de abstração dos alunos participantes não lhes permite um entendimento adequado do conceito. Alguns dados também indicam que o trabalho em grupo e as representações gráficas são fatores relevantes em propostas de ações didáticas, pois parecem facilitar a construção de um conhecimento mais eficiente e significativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10531
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10531/6937
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 22 (2004); 63-81
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875854270464