Uma Perspectiva das Concepções de Calouros Universitários Sobre o Valor Absoluto de Números Reais
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10531 |
Resumo: | Este artigo inicia-se com uma interpretação do papel do conceito de valor absoluto na Matemática universitária e com uma possível descrição de como os alunos aprendem tal conceito. O referencial teórico Ação-Processo-Objeto-Esquema (APOS) utilizado para descrever o desenvolvimento cognitivo é uma extensão das idéias de Piaget sobre abstração reflexiva, e permite-nos classificar as construções mentais presentes no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos avançados. Baseados num modelo provisório de aprendizagem do valor absoluto de números reais, os dados de entrevistas com calouros universitários são interpretados. Os resultados sugerem que o nível de abstração dos alunos participantes não lhes permite um entendimento adequado do conceito. Alguns dados também indicam que o trabalho em grupo e as representações gráficas são fatores relevantes em propostas de ações didáticas, pois parecem facilitar a construção de um conhecimento mais eficiente e significativo. |
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Uma Perspectiva das Concepções de Calouros Universitários Sobre o Valor Absoluto de Números ReaisTeoria de aprendizagem. Construções cognitivas. Conhecimento matemático universitário. Valor absoluto.Este artigo inicia-se com uma interpretação do papel do conceito de valor absoluto na Matemática universitária e com uma possível descrição de como os alunos aprendem tal conceito. O referencial teórico Ação-Processo-Objeto-Esquema (APOS) utilizado para descrever o desenvolvimento cognitivo é uma extensão das idéias de Piaget sobre abstração reflexiva, e permite-nos classificar as construções mentais presentes no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos avançados. Baseados num modelo provisório de aprendizagem do valor absoluto de números reais, os dados de entrevistas com calouros universitários são interpretados. Os resultados sugerem que o nível de abstração dos alunos participantes não lhes permite um entendimento adequado do conceito. Alguns dados também indicam que o trabalho em grupo e as representações gráficas são fatores relevantes em propostas de ações didáticas, pois parecem facilitar a construção de um conhecimento mais eficiente e significativo.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10531Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 22 (2004); 63-811980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10531/6937Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrumatti, Raquel N. MoreiraWodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti2015-09-24T13:00:51Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10531Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T13:00:51Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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