A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10516
Resumo: O presente artigo é um extrato de nossa Tese de Doutorado, em que defendemos a importância de se discutir questões relativas à Teoria do Conhecimento e de se resgatar algumas conexões existentes entre a Matemática, a arte e a religião, como formas de conhecimento, nos cursos de formação de professores. Pensar numa formação que busque a emancipação profissional do professor pressupõe oferecer aos futuros professores de Matemática momentos nos quais eles possam refletir sobre conhecimento, numa perspectiva que considera como momento e forma de ignorância o colonialismo, e como momento e forma de saber a solidariedade.
id UNESP-14_3fbce81a5f9ae831336140888957c813
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10516
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de MatemáticaConhecimento. Formação de Professores. Educação Matemática.O presente artigo é um extrato de nossa Tese de Doutorado, em que defendemos a importância de se discutir questões relativas à Teoria do Conhecimento e de se resgatar algumas conexões existentes entre a Matemática, a arte e a religião, como formas de conhecimento, nos cursos de formação de professores. Pensar numa formação que busque a emancipação profissional do professor pressupõe oferecer aos futuros professores de Matemática momentos nos quais eles possam refletir sobre conhecimento, numa perspectiva que considera como momento e forma de ignorância o colonialismo, e como momento e forma de saber a solidariedade.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10516Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 23 (2005); 41-561980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10516/6925Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade2015-10-06T16:30:26Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10516Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-06T16:30:26Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática
title A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática
spellingShingle A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Conhecimento. Formação de Professores. Educação Matemática.
title_short A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática
title_full A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática
title_fullStr A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática
title_full_unstemmed A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática
title_sort A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática
author Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author_facet Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento. Formação de Professores. Educação Matemática.
topic Conhecimento. Formação de Professores. Educação Matemática.
description O presente artigo é um extrato de nossa Tese de Doutorado, em que defendemos a importância de se discutir questões relativas à Teoria do Conhecimento e de se resgatar algumas conexões existentes entre a Matemática, a arte e a religião, como formas de conhecimento, nos cursos de formação de professores. Pensar numa formação que busque a emancipação profissional do professor pressupõe oferecer aos futuros professores de Matemática momentos nos quais eles possam refletir sobre conhecimento, numa perspectiva que considera como momento e forma de ignorância o colonialismo, e como momento e forma de saber a solidariedade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10516
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10516/6925
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 23 (2005); 41-56
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875839590400