A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10516 |
Resumo: | O presente artigo é um extrato de nossa Tese de Doutorado, em que defendemos a importância de se discutir questões relativas à Teoria do Conhecimento e de se resgatar algumas conexões existentes entre a Matemática, a arte e a religião, como formas de conhecimento, nos cursos de formação de professores. Pensar numa formação que busque a emancipação profissional do professor pressupõe oferecer aos futuros professores de Matemática momentos nos quais eles possam refletir sobre conhecimento, numa perspectiva que considera como momento e forma de ignorância o colonialismo, e como momento e forma de saber a solidariedade. |
id |
UNESP-14_3fbce81a5f9ae831336140888957c813 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10516 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de MatemáticaConhecimento. Formação de Professores. Educação Matemática.O presente artigo é um extrato de nossa Tese de Doutorado, em que defendemos a importância de se discutir questões relativas à Teoria do Conhecimento e de se resgatar algumas conexões existentes entre a Matemática, a arte e a religião, como formas de conhecimento, nos cursos de formação de professores. Pensar numa formação que busque a emancipação profissional do professor pressupõe oferecer aos futuros professores de Matemática momentos nos quais eles possam refletir sobre conhecimento, numa perspectiva que considera como momento e forma de ignorância o colonialismo, e como momento e forma de saber a solidariedade.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10516Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 23 (2005); 41-561980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10516/6925Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade2015-10-06T16:30:26Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10516Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-06T16:30:26Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática |
title |
A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática |
spellingShingle |
A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade Conhecimento. Formação de Professores. Educação Matemática. |
title_short |
A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática |
title_full |
A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática |
title_fullStr |
A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática |
title_full_unstemmed |
A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática |
title_sort |
A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática |
author |
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
author_facet |
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento. Formação de Professores. Educação Matemática. |
topic |
Conhecimento. Formação de Professores. Educação Matemática. |
description |
O presente artigo é um extrato de nossa Tese de Doutorado, em que defendemos a importância de se discutir questões relativas à Teoria do Conhecimento e de se resgatar algumas conexões existentes entre a Matemática, a arte e a religião, como formas de conhecimento, nos cursos de formação de professores. Pensar numa formação que busque a emancipação profissional do professor pressupõe oferecer aos futuros professores de Matemática momentos nos quais eles possam refletir sobre conhecimento, numa perspectiva que considera como momento e forma de ignorância o colonialismo, e como momento e forma de saber a solidariedade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10516 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10516/6925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 23 (2005); 41-56 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875839590400 |