As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garnica, Antonio Vicente Marafioti
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gomes, Maria Laura Magalhães, Andrade, Mirian Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7786
Resumo: O artigo – um exame hermenêutico do livro Essais sur l’enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de 1805, de Sylvestre-François Lacroix, enfatizando sua segunda parte, na qual o autor discute seu Curso de Matemática Elementar, uma série de manuais escolares elaborados para a Escola Central das Quatro Nações – tem sua fundamentação ligada à Hermenêutica de Profundidade de Thompson conjugada a procedimentos de investigação textual sugeridos por Genette quanto aos paratextos editoriais. Defende que o livro de Lacroix é uma obra auto-referencial, de cunho claramente autobiográfico, que responde mais aos ideais iluministas da França do Setecentos que às perspectivas do século XIX, quando a obra circulou, tendo sido reeditada por quatro vezes, sob Napoleão, na primeira metade do Oitocentos. Raramente focalizado em trabalhos de pesquisa, o livro – cujas edições estão disponíveis eletronicamente – tem uma única tradução, ainda inédita, para o português. Palavras-Chave: S-F Lacroix (1765-1843). Instrução Pública. Ensino de Matemática. Essais sur l’enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier. Iluminismo.
id UNESP-14_402d849b44b7368374da4d0769bc750b
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7786
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particularO artigo – um exame hermenêutico do livro Essais sur l’enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de 1805, de Sylvestre-François Lacroix, enfatizando sua segunda parte, na qual o autor discute seu Curso de Matemática Elementar, uma série de manuais escolares elaborados para a Escola Central das Quatro Nações – tem sua fundamentação ligada à Hermenêutica de Profundidade de Thompson conjugada a procedimentos de investigação textual sugeridos por Genette quanto aos paratextos editoriais. Defende que o livro de Lacroix é uma obra auto-referencial, de cunho claramente autobiográfico, que responde mais aos ideais iluministas da França do Setecentos que às perspectivas do século XIX, quando a obra circulou, tendo sido reeditada por quatro vezes, sob Napoleão, na primeira metade do Oitocentos. Raramente focalizado em trabalhos de pesquisa, o livro – cujas edições estão disponíveis eletronicamente – tem uma única tradução, ainda inédita, para o português. Palavras-Chave: S-F Lacroix (1765-1843). Instrução Pública. Ensino de Matemática. Essais sur l’enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier. Iluminismo.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2013-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7786Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 44 (2012); 1227-12601980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7786/5484Garnica, Antonio Vicente MarafiotiGomes, Maria Laura MagalhãesAndrade, Mirian Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:00:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7786Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:00:02Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
title As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
spellingShingle As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
Garnica, Antonio Vicente Marafioti
title_short As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
title_full As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
title_fullStr As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
title_full_unstemmed As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
title_sort As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
author Garnica, Antonio Vicente Marafioti
author_facet Garnica, Antonio Vicente Marafioti
Gomes, Maria Laura Magalhães
Andrade, Mirian Maria
author_role author
author2 Gomes, Maria Laura Magalhães
Andrade, Mirian Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti
Gomes, Maria Laura Magalhães
Andrade, Mirian Maria
description O artigo – um exame hermenêutico do livro Essais sur l’enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de 1805, de Sylvestre-François Lacroix, enfatizando sua segunda parte, na qual o autor discute seu Curso de Matemática Elementar, uma série de manuais escolares elaborados para a Escola Central das Quatro Nações – tem sua fundamentação ligada à Hermenêutica de Profundidade de Thompson conjugada a procedimentos de investigação textual sugeridos por Genette quanto aos paratextos editoriais. Defende que o livro de Lacroix é uma obra auto-referencial, de cunho claramente autobiográfico, que responde mais aos ideais iluministas da França do Setecentos que às perspectivas do século XIX, quando a obra circulou, tendo sido reeditada por quatro vezes, sob Napoleão, na primeira metade do Oitocentos. Raramente focalizado em trabalhos de pesquisa, o livro – cujas edições estão disponíveis eletronicamente – tem uma única tradução, ainda inédita, para o português. Palavras-Chave: S-F Lacroix (1765-1843). Instrução Pública. Ensino de Matemática. Essais sur l’enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier. Iluminismo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7786
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7786/5484
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 44 (2012); 1227-1260
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874773188608