As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400007 http://hdl.handle.net/11449/8571 |
Resumo: | O artigo - um exame hermenêutico do livro Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de 1805, de Sylvestre-François Lacroix, enfatizando sua segunda parte, na qual o autor discute seu Curso de Matemática Elementar, uma série de manuais escolares elaborados para a Escola Central das Quatro Nações - tem sua fundamentação ligada à Hermenêutica de Profundidade de Thompson conjugada a procedimentos de investigação textual sugeridos por Genette quanto aos paratextos editoriais. Defende que o livro de Lacroix é uma obra auto-referencial, de cunho claramente autobiográfico, que responde mais aos ideais iluministas da França do Setecentos que às perspectivas do século XIX, quando a obra circulou, tendo sido reeditada por quatro vezes, sob Napoleão, na primeira metade do Oitocentos. Raramente focalizado em trabalhos de pesquisa, o livro - cujas edições estão disponíveis eletronicamente - tem uma única tradução, ainda inédita, para o português. |
id |
UNSP_4c405e1b9753bbd888f856a9bb06fe35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8571 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particularThe Memoirs of Lacroix: on public education in revolutionary France, in general, and on the teaching of mathematics, in particularS-F Lacroix (1765-1843)Instrução PúblicaEnsino de MatemáticaEssais sur l'enseignement en généralet sur celui des mathématiques en particulierIluminismoS-F. Lacroix (1765-1843)Public InstructionMathematics InstructionEssais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulierEnligthenmentO artigo - um exame hermenêutico do livro Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de 1805, de Sylvestre-François Lacroix, enfatizando sua segunda parte, na qual o autor discute seu Curso de Matemática Elementar, uma série de manuais escolares elaborados para a Escola Central das Quatro Nações - tem sua fundamentação ligada à Hermenêutica de Profundidade de Thompson conjugada a procedimentos de investigação textual sugeridos por Genette quanto aos paratextos editoriais. Defende que o livro de Lacroix é uma obra auto-referencial, de cunho claramente autobiográfico, que responde mais aos ideais iluministas da França do Setecentos que às perspectivas do século XIX, quando a obra circulou, tendo sido reeditada por quatro vezes, sob Napoleão, na primeira metade do Oitocentos. Raramente focalizado em trabalhos de pesquisa, o livro - cujas edições estão disponíveis eletronicamente - tem uma única tradução, ainda inédita, para o português.The aim of this paper is to analyse the Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, a book published in 1805 by Sylvestre-François Lacroix. In particular, the paper focuses the second part of this book: Lacroix´s remarks on his Cours de Mathématiques, a set of textbooks used in the École Centrale des Quatre-Nations. The article - an hermeneutical exam whose theoretical framework is based on the studies of Thompson (Depth Hermeneutics) and Genette (Editorial Paratexts) - points out that Lacroix´s book is clearly autobiographical and reflects more the values of the Englightenment of the 18th Century than the ideas that predominated in France under Napoleon, even considering that the book was edited and revised four times in the first half of the 19th Century. The book under consideration has never been deeply studied in Math Education literature, and although its four editions are available in digital format, there is only one translation to Portuguese, which is not yet available.Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Minas Gerais Departamento de MatemáticaUniversidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências IntegradasUniversidade Estadual Paulista Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Gomes, Maria Laura MagalhãesAndrade, Mirian Maria2014-05-20T13:26:32Z2014-05-20T13:26:32Z2012-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1227-1260application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400007Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1227-1260, 2012.0103-636Xhttp://hdl.handle.net/11449/857110.1590/S0103-636X2012000400007S0103-636X2012000400007S0103-636X2012000400007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T14:59:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8571Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:03:12.564108Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular The Memoirs of Lacroix: on public education in revolutionary France, in general, and on the teaching of mathematics, in particular |
title |
As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular |
spellingShingle |
As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] S-F Lacroix (1765-1843) Instrução Pública Ensino de Matemática Essais sur l'enseignement en général et sur celui des mathématiques en particulier Iluminismo S-F. Lacroix (1765-1843) Public Instruction Mathematics Instruction Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier Enligthenment |
title_short |
As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular |
title_full |
As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular |
title_fullStr |
As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular |
title_full_unstemmed |
As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular |
title_sort |
As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular |
author |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] |
author_facet |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] Gomes, Maria Laura Magalhães Andrade, Mirian Maria |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Laura Magalhães Andrade, Mirian Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] Gomes, Maria Laura Magalhães Andrade, Mirian Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
S-F Lacroix (1765-1843) Instrução Pública Ensino de Matemática Essais sur l'enseignement en général et sur celui des mathématiques en particulier Iluminismo S-F. Lacroix (1765-1843) Public Instruction Mathematics Instruction Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier Enligthenment |
topic |
S-F Lacroix (1765-1843) Instrução Pública Ensino de Matemática Essais sur l'enseignement en général et sur celui des mathématiques en particulier Iluminismo S-F. Lacroix (1765-1843) Public Instruction Mathematics Instruction Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier Enligthenment |
description |
O artigo - um exame hermenêutico do livro Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de 1805, de Sylvestre-François Lacroix, enfatizando sua segunda parte, na qual o autor discute seu Curso de Matemática Elementar, uma série de manuais escolares elaborados para a Escola Central das Quatro Nações - tem sua fundamentação ligada à Hermenêutica de Profundidade de Thompson conjugada a procedimentos de investigação textual sugeridos por Genette quanto aos paratextos editoriais. Defende que o livro de Lacroix é uma obra auto-referencial, de cunho claramente autobiográfico, que responde mais aos ideais iluministas da França do Setecentos que às perspectivas do século XIX, quando a obra circulou, tendo sido reeditada por quatro vezes, sob Napoleão, na primeira metade do Oitocentos. Raramente focalizado em trabalhos de pesquisa, o livro - cujas edições estão disponíveis eletronicamente - tem uma única tradução, ainda inédita, para o português. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 2014-05-20T13:26:32Z 2014-05-20T13:26:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400007 Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1227-1260, 2012. 0103-636X http://hdl.handle.net/11449/8571 10.1590/S0103-636X2012000400007 S0103-636X2012000400007 S0103-636X2012000400007.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400007 http://hdl.handle.net/11449/8571 |
identifier_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1227-1260, 2012. 0103-636X 10.1590/S0103-636X2012000400007 S0103-636X2012000400007 S0103-636X2012000400007.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1227-1260 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128452354637824 |