Como Relacionar Histórias Regionais a Padrões Gerais de História? O caso do ensino de matemática na Westphalia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schubring, Gert
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10809
Resumo: Este estudo aborda como o ensino de matemática foi implementado na Westphalia entre 1800 e 1840. Como a Westphalia era uma das províncias do estado alemão da Prússia, esta é, evidentemente, uma história inteiramente regional. Pela análise das mudanças políticas, religiosas e culturais concretas ocorridas nesse período, o caso se revela como um indicador para as mudanças gerais pelas quais os sistemas educacionais na Europa passaram depois da Revolução Francesa. Levar em conta os sistemas contextuais contribui para esclarecer a variedade de padrões que caracteriza a história da educação matemática. A pesquisa se baseia em amplas investigações realizadas em arquivos de escolas, de municipalidades, de governos provinciais e do ministério da educação da Prússia.
id UNESP-14_41407ed824647148224bd59b67351cd2
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10809
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Como Relacionar Histórias Regionais a Padrões Gerais de História? O caso do ensino de matemática na WestphaliaEste estudo aborda como o ensino de matemática foi implementado na Westphalia entre 1800 e 1840. Como a Westphalia era uma das províncias do estado alemão da Prússia, esta é, evidentemente, uma história inteiramente regional. Pela análise das mudanças políticas, religiosas e culturais concretas ocorridas nesse período, o caso se revela como um indicador para as mudanças gerais pelas quais os sistemas educacionais na Europa passaram depois da Revolução Francesa. Levar em conta os sistemas contextuais contribui para esclarecer a variedade de padrões que caracteriza a história da educação matemática. A pesquisa se baseia em amplas investigações realizadas em arquivos de escolas, de municipalidades, de governos provinciais e do ministério da educação da Prússia.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10809Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 35A (2010); 101-1221980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10809/7180Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchubring, Gert2015-09-24T18:45:04Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10809Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T18:45:04Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como Relacionar Histórias Regionais a Padrões Gerais de História? O caso do ensino de matemática na Westphalia
title Como Relacionar Histórias Regionais a Padrões Gerais de História? O caso do ensino de matemática na Westphalia
spellingShingle Como Relacionar Histórias Regionais a Padrões Gerais de História? O caso do ensino de matemática na Westphalia
Schubring, Gert
title_short Como Relacionar Histórias Regionais a Padrões Gerais de História? O caso do ensino de matemática na Westphalia
title_full Como Relacionar Histórias Regionais a Padrões Gerais de História? O caso do ensino de matemática na Westphalia
title_fullStr Como Relacionar Histórias Regionais a Padrões Gerais de História? O caso do ensino de matemática na Westphalia
title_full_unstemmed Como Relacionar Histórias Regionais a Padrões Gerais de História? O caso do ensino de matemática na Westphalia
title_sort Como Relacionar Histórias Regionais a Padrões Gerais de História? O caso do ensino de matemática na Westphalia
author Schubring, Gert
author_facet Schubring, Gert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schubring, Gert
description Este estudo aborda como o ensino de matemática foi implementado na Westphalia entre 1800 e 1840. Como a Westphalia era uma das províncias do estado alemão da Prússia, esta é, evidentemente, uma história inteiramente regional. Pela análise das mudanças políticas, religiosas e culturais concretas ocorridas nesse período, o caso se revela como um indicador para as mudanças gerais pelas quais os sistemas educacionais na Europa passaram depois da Revolução Francesa. Levar em conta os sistemas contextuais contribui para esclarecer a variedade de padrões que caracteriza a história da educação matemática. A pesquisa se baseia em amplas investigações realizadas em arquivos de escolas, de municipalidades, de governos provinciais e do ministério da educação da Prússia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10809
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10809/7180
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 35A (2010); 101-122
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215876675305472