A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10562 |
Resumo: | A relação entre a história e o ensino da Matemática representa um assunto de grande atualidade para as pesquisas em Educação Matemática. Particularmente são problemas inerentes à natureza da Matemática e que se revelam no processo de aprendizagem, no qual se espera – algumas vezes diretamente – soluções para problemas didáticos: por meio de conhecimentos tirados da história da Matemática. É o conceito de ‘obstáculo epistemológico’ que representa um foco maior para transpor tais conhecimentos no ensino. Este artigo discute as potencialidades e as fraquezas dessa noção: de um lado segundo a elaboração do conceito na Educação Matemática, e por outro, analisando processos de desenvolvimento históricos na Matemática. São apresentados novos resultados de pesquisas sobre a história do conceito de multiplicação, que revelam rupturas no desenvolvimento da Matemática e advertem contra um uso direto ou ingênuo da história em sala de aula |
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A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da MatemáticaA relação entre a história e o ensino da Matemática representa um assunto de grande atualidade para as pesquisas em Educação Matemática. Particularmente são problemas inerentes à natureza da Matemática e que se revelam no processo de aprendizagem, no qual se espera – algumas vezes diretamente – soluções para problemas didáticos: por meio de conhecimentos tirados da história da Matemática. É o conceito de ‘obstáculo epistemológico’ que representa um foco maior para transpor tais conhecimentos no ensino. Este artigo discute as potencialidades e as fraquezas dessa noção: de um lado segundo a elaboração do conceito na Educação Matemática, e por outro, analisando processos de desenvolvimento históricos na Matemática. São apresentados novos resultados de pesquisas sobre a história do conceito de multiplicação, que revelam rupturas no desenvolvimento da Matemática e advertem contra um uso direto ou ingênuo da história em sala de aulaUNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10562Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2002); 26-521980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10562/6966Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchubring, Gert2015-10-06T14:03:30Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10562Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-06T14:03:30Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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