A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schubring, Gert
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10562
Resumo: A relação entre a história e o ensino da Matemática representa um assunto de grande atualidade para as pesquisas em Educação Matemática. Particularmente são problemas inerentes à natureza da Matemática e que se revelam no processo de aprendizagem, no qual se espera – algumas vezes diretamente – soluções para problemas didáticos: por meio de conhecimentos tirados da história da Matemática. É o conceito de ‘obstáculo epistemológico’ que representa um foco maior para transpor tais conhecimentos no ensino. Este artigo discute as potencialidades e as fraquezas dessa noção: de um lado segundo a elaboração do conceito na Educação Matemática, e por outro, analisando processos de desenvolvimento históricos na Matemática. São apresentados novos resultados de pesquisas sobre a história do conceito de multiplicação, que revelam rupturas no desenvolvimento da Matemática e advertem contra um uso direto ou ingênuo da história em sala de aula
id UNESP-14_dccfe52380ea7d6fd9006d26580cef23
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10562
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da MatemáticaA relação entre a história e o ensino da Matemática representa um assunto de grande atualidade para as pesquisas em Educação Matemática. Particularmente são problemas inerentes à natureza da Matemática e que se revelam no processo de aprendizagem, no qual se espera – algumas vezes diretamente – soluções para problemas didáticos: por meio de conhecimentos tirados da história da Matemática. É o conceito de ‘obstáculo epistemológico’ que representa um foco maior para transpor tais conhecimentos no ensino. Este artigo discute as potencialidades e as fraquezas dessa noção: de um lado segundo a elaboração do conceito na Educação Matemática, e por outro, analisando processos de desenvolvimento históricos na Matemática. São apresentados novos resultados de pesquisas sobre a história do conceito de multiplicação, que revelam rupturas no desenvolvimento da Matemática e advertem contra um uso direto ou ingênuo da história em sala de aulaUNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10562Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2002); 26-521980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10562/6966Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchubring, Gert2015-10-06T14:03:30Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10562Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-06T14:03:30Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da Matemática
title A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da Matemática
spellingShingle A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da Matemática
Schubring, Gert
title_short A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da Matemática
title_full A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da Matemática
title_fullStr A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da Matemática
title_full_unstemmed A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da Matemática
title_sort A Noção de Multiplicação: um “obstáculo” desconhecido na História da Matemática
author Schubring, Gert
author_facet Schubring, Gert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schubring, Gert
description A relação entre a história e o ensino da Matemática representa um assunto de grande atualidade para as pesquisas em Educação Matemática. Particularmente são problemas inerentes à natureza da Matemática e que se revelam no processo de aprendizagem, no qual se espera – algumas vezes diretamente – soluções para problemas didáticos: por meio de conhecimentos tirados da história da Matemática. É o conceito de ‘obstáculo epistemológico’ que representa um foco maior para transpor tais conhecimentos no ensino. Este artigo discute as potencialidades e as fraquezas dessa noção: de um lado segundo a elaboração do conceito na Educação Matemática, e por outro, analisando processos de desenvolvimento históricos na Matemática. São apresentados novos resultados de pesquisas sobre a história do conceito de multiplicação, que revelam rupturas no desenvolvimento da Matemática e advertem contra um uso direto ou ingênuo da história em sala de aula
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10562
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10562/6966
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2002); 26-52
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875887824896