Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034 |
Resumo: | O presente artigo se baseia em comunicação proferida pelo autor em mesa redonda ocorrida durante o XII EBRAPEM, comunicação que buscou discutir criticamente alguns resultados divulgados pelo Censo Escolar de 2007 (INEP-MEC), segundo os quais a principal razão de abandono da escola por parte de estudantes dos ensinos fundamental e médio seria a “chatice da escola” (sic). Possíveis causas de tal representação da escola são examinadas, dentre elas a desconexão da escola em relação ao mundo extra-escolar. Fontes teóricas da psicologia que dariam respaldo a tal perspectiva são examinadas criticamente, buscando-se mostrar que a ênfase no concreto como base necessária para construção de conhecimentos abstratos é apenas uma dentre outras perspectivas disponíveis em psicologia. Finalmente, busca-se oferecer subsídios no sentido de se considerar a cultura de sala de aula representada pelo contrato didático da aula de matemática como aspecto crucial explicativo da alegada chatice da escola. |
id |
UNESP-14_460c105d4930e30bef39262c3fb25d4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4034 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no BrasilEvasão escolar. Concretude dos conceitos formais. Contrato didático.O presente artigo se baseia em comunicação proferida pelo autor em mesa redonda ocorrida durante o XII EBRAPEM, comunicação que buscou discutir criticamente alguns resultados divulgados pelo Censo Escolar de 2007 (INEP-MEC), segundo os quais a principal razão de abandono da escola por parte de estudantes dos ensinos fundamental e médio seria a “chatice da escola” (sic). Possíveis causas de tal representação da escola são examinadas, dentre elas a desconexão da escola em relação ao mundo extra-escolar. Fontes teóricas da psicologia que dariam respaldo a tal perspectiva são examinadas criticamente, buscando-se mostrar que a ênfase no concreto como base necessária para construção de conhecimentos abstratos é apenas uma dentre outras perspectivas disponíveis em psicologia. Finalmente, busca-se oferecer subsídios no sentido de se considerar a cultura de sala de aula representada pelo contrato didático da aula de matemática como aspecto crucial explicativo da alegada chatice da escola.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 639-6561980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034/3270Falcão, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:05:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4034Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:05:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil |
title |
Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil |
spellingShingle |
Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil Falcão, Jorge Evasão escolar. Concretude dos conceitos formais. Contrato didático. |
title_short |
Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil |
title_full |
Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil |
title_fullStr |
Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil |
title_full_unstemmed |
Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil |
title_sort |
Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil |
author |
Falcão, Jorge |
author_facet |
Falcão, Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão escolar. Concretude dos conceitos formais. Contrato didático. |
topic |
Evasão escolar. Concretude dos conceitos formais. Contrato didático. |
description |
O presente artigo se baseia em comunicação proferida pelo autor em mesa redonda ocorrida durante o XII EBRAPEM, comunicação que buscou discutir criticamente alguns resultados divulgados pelo Censo Escolar de 2007 (INEP-MEC), segundo os quais a principal razão de abandono da escola por parte de estudantes dos ensinos fundamental e médio seria a “chatice da escola” (sic). Possíveis causas de tal representação da escola são examinadas, dentre elas a desconexão da escola em relação ao mundo extra-escolar. Fontes teóricas da psicologia que dariam respaldo a tal perspectiva são examinadas criticamente, buscando-se mostrar que a ênfase no concreto como base necessária para construção de conhecimentos abstratos é apenas uma dentre outras perspectivas disponíveis em psicologia. Finalmente, busca-se oferecer subsídios no sentido de se considerar a cultura de sala de aula representada pelo contrato didático da aula de matemática como aspecto crucial explicativo da alegada chatice da escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034/3270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 639-656 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873890287616 |