Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Jorge
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034
Resumo: O presente artigo se baseia em comunicação proferida pelo autor em mesa redonda ocorrida durante o XII EBRAPEM, comunicação que buscou discutir criticamente alguns resultados divulgados pelo Censo Escolar de 2007 (INEP-MEC), segundo os quais a principal razão de abandono da escola por parte de estudantes dos ensinos fundamental e médio seria a “chatice da escola” (sic). Possíveis causas de tal representação da escola são examinadas, dentre elas a desconexão da escola em relação ao mundo extra-escolar. Fontes teóricas da psicologia que dariam respaldo a tal perspectiva são examinadas criticamente, buscando-se mostrar que a ênfase no concreto como base necessária para construção de conhecimentos abstratos é apenas uma dentre outras perspectivas disponíveis em psicologia. Finalmente, busca-se oferecer subsídios no sentido de se considerar a cultura de sala de aula representada pelo contrato didático da aula de matemática como aspecto crucial explicativo da alegada chatice da escola.
id UNESP-14_460c105d4930e30bef39262c3fb25d4a
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4034
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no BrasilEvasão escolar. Concretude dos conceitos formais. Contrato didático.O presente artigo se baseia em comunicação proferida pelo autor em mesa redonda ocorrida durante o XII EBRAPEM, comunicação que buscou discutir criticamente alguns resultados divulgados pelo Censo Escolar de 2007 (INEP-MEC), segundo os quais a principal razão de abandono da escola por parte de estudantes dos ensinos fundamental e médio seria a “chatice da escola” (sic). Possíveis causas de tal representação da escola são examinadas, dentre elas a desconexão da escola em relação ao mundo extra-escolar. Fontes teóricas da psicologia que dariam respaldo a tal perspectiva são examinadas criticamente, buscando-se mostrar que a ênfase no concreto como base necessária para construção de conhecimentos abstratos é apenas uma dentre outras perspectivas disponíveis em psicologia. Finalmente, busca-se oferecer subsídios no sentido de se considerar a cultura de sala de aula representada pelo contrato didático da aula de matemática como aspecto crucial explicativo da alegada chatice da escola.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 639-6561980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034/3270Falcão, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:05:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4034Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:05:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil
title Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil
spellingShingle Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil
Falcão, Jorge
Evasão escolar. Concretude dos conceitos formais. Contrato didático.
title_short Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil
title_full Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil
title_fullStr Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil
title_full_unstemmed Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil
title_sort Acerca da “chatice” do Ensino Fundamental e Médio no Brasil
author Falcão, Jorge
author_facet Falcão, Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão escolar. Concretude dos conceitos formais. Contrato didático.
topic Evasão escolar. Concretude dos conceitos formais. Contrato didático.
description O presente artigo se baseia em comunicação proferida pelo autor em mesa redonda ocorrida durante o XII EBRAPEM, comunicação que buscou discutir criticamente alguns resultados divulgados pelo Censo Escolar de 2007 (INEP-MEC), segundo os quais a principal razão de abandono da escola por parte de estudantes dos ensinos fundamental e médio seria a “chatice da escola” (sic). Possíveis causas de tal representação da escola são examinadas, dentre elas a desconexão da escola em relação ao mundo extra-escolar. Fontes teóricas da psicologia que dariam respaldo a tal perspectiva são examinadas criticamente, buscando-se mostrar que a ênfase no concreto como base necessária para construção de conhecimentos abstratos é apenas uma dentre outras perspectivas disponíveis em psicologia. Finalmente, busca-se oferecer subsídios no sentido de se considerar a cultura de sala de aula representada pelo contrato didático da aula de matemática como aspecto crucial explicativo da alegada chatice da escola.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4034/3270
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 639-656
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873890287616