CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4799 |
Resumo: | A evasão escolar é um grande problema relacionado à educação brasileira e atinge todos os níveis de ensino. Entretanto, o termo evasão escolar é utilizado em vários contextos com diferentes significados. Entendendo que as diversas designações da evasão escolar é algo que obstaculiza as pesquisas sobre o tema, pretende-se estudar as diferentes conceituações encontradas para evasão escolar no Brasil. Tais variações de conceituação atrapalham na quantificação precisa dos casos, dificultam o entendimento dos motivos reais que influenciam no processo e consequentemente, constituem-se empecilho para ações efetivas de combate ao problema.Na educação básica,por exemplo,entende-se por evasão apenas os casos em que os alunos deixam de frequentar a sala de aula,desconsiderando demais situações de saída do aluno da escola. No Ensino Superior a situação se repete: a conceituação de evasão leva algumas Instituições de Ensino Superior (IES) a não encararem tal problema quando, por exemplo, um aluno de um curso realiza desligamento daquele curso e volta a estudarem outros cursos por meio de transferências. Nestes casos também não são considerados evasão da Universidade, já que o aluno retornou à IES. Todavia, sua vaga no curso de origem é deixada,causando prejuízos ao aluno, à família, ao professor, à IES e a toda sociedade. Assim, as diferentes designações não permitem quantificar e qualificar exatamente os casos de evasão e nem estudar as causas, buscando alternativas para superação deste problema. Para a pesquisa, será realizado um estudo denominado estado da arte, no qual serão analisa das publicações nas quais o termo evasão escolar é conceituado. Acredita-se que a compreensão das diferentes concepções sobre evasão escolar pode auxiliar no entendimento de ações institucionais e governamentais que até então,pouco tem contribuído efetivamente para a minimização da saída do estudante da escola e da Universidade. |
id |
UNICESU-1_0b8caf378af8e17360cd9fdda94baeba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4799 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASILAcesso e permanência na escolaConceito de evasão escolarConceito de evasão escolar no Ensino superiorA evasão escolar é um grande problema relacionado à educação brasileira e atinge todos os níveis de ensino. Entretanto, o termo evasão escolar é utilizado em vários contextos com diferentes significados. Entendendo que as diversas designações da evasão escolar é algo que obstaculiza as pesquisas sobre o tema, pretende-se estudar as diferentes conceituações encontradas para evasão escolar no Brasil. Tais variações de conceituação atrapalham na quantificação precisa dos casos, dificultam o entendimento dos motivos reais que influenciam no processo e consequentemente, constituem-se empecilho para ações efetivas de combate ao problema.Na educação básica,por exemplo,entende-se por evasão apenas os casos em que os alunos deixam de frequentar a sala de aula,desconsiderando demais situações de saída do aluno da escola. No Ensino Superior a situação se repete: a conceituação de evasão leva algumas Instituições de Ensino Superior (IES) a não encararem tal problema quando, por exemplo, um aluno de um curso realiza desligamento daquele curso e volta a estudarem outros cursos por meio de transferências. Nestes casos também não são considerados evasão da Universidade, já que o aluno retornou à IES. Todavia, sua vaga no curso de origem é deixada,causando prejuízos ao aluno, à família, ao professor, à IES e a toda sociedade. Assim, as diferentes designações não permitem quantificar e qualificar exatamente os casos de evasão e nem estudar as causas, buscando alternativas para superação deste problema. Para a pesquisa, será realizado um estudo denominado estado da arte, no qual serão analisa das publicações nas quais o termo evasão escolar é conceituado. Acredita-se que a compreensão das diferentes concepções sobre evasão escolar pode auxiliar no entendimento de ações institucionais e governamentais que até então,pouco tem contribuído efetivamente para a minimização da saída do estudante da escola e da Universidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-03T19:44:25Z2020-02-03T19:44:25Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4799porCASTRO, Luciana Paula Vieira deMALACARNE, Vilmarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:37:26Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4799Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:37:26Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL |
title |
CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL |
spellingShingle |
CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL CASTRO, Luciana Paula Vieira de Acesso e permanência na escola Conceito de evasão escolar Conceito de evasão escolar no Ensino superior |
title_short |
CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL |
title_full |
CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL |
title_fullStr |
CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL |
title_sort |
CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL |
author |
CASTRO, Luciana Paula Vieira de |
author_facet |
CASTRO, Luciana Paula Vieira de MALACARNE, Vilmar |
author_role |
author |
author2 |
MALACARNE, Vilmar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CASTRO, Luciana Paula Vieira de MALACARNE, Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acesso e permanência na escola Conceito de evasão escolar Conceito de evasão escolar no Ensino superior |
topic |
Acesso e permanência na escola Conceito de evasão escolar Conceito de evasão escolar no Ensino superior |
description |
A evasão escolar é um grande problema relacionado à educação brasileira e atinge todos os níveis de ensino. Entretanto, o termo evasão escolar é utilizado em vários contextos com diferentes significados. Entendendo que as diversas designações da evasão escolar é algo que obstaculiza as pesquisas sobre o tema, pretende-se estudar as diferentes conceituações encontradas para evasão escolar no Brasil. Tais variações de conceituação atrapalham na quantificação precisa dos casos, dificultam o entendimento dos motivos reais que influenciam no processo e consequentemente, constituem-se empecilho para ações efetivas de combate ao problema.Na educação básica,por exemplo,entende-se por evasão apenas os casos em que os alunos deixam de frequentar a sala de aula,desconsiderando demais situações de saída do aluno da escola. No Ensino Superior a situação se repete: a conceituação de evasão leva algumas Instituições de Ensino Superior (IES) a não encararem tal problema quando, por exemplo, um aluno de um curso realiza desligamento daquele curso e volta a estudarem outros cursos por meio de transferências. Nestes casos também não são considerados evasão da Universidade, já que o aluno retornou à IES. Todavia, sua vaga no curso de origem é deixada,causando prejuízos ao aluno, à família, ao professor, à IES e a toda sociedade. Assim, as diferentes designações não permitem quantificar e qualificar exatamente os casos de evasão e nem estudar as causas, buscando alternativas para superação deste problema. Para a pesquisa, será realizado um estudo denominado estado da arte, no qual serão analisa das publicações nas quais o termo evasão escolar é conceituado. Acredita-se que a compreensão das diferentes concepções sobre evasão escolar pode auxiliar no entendimento de ações institucionais e governamentais que até então,pouco tem contribuído efetivamente para a minimização da saída do estudante da escola e da Universidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-02-03T19:44:25Z 2020-02-03T19:44:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4799 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098701766262784 |