Um Exercício Filosófico sobre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Paulo, Rosa Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5746
Resumo: Este texto expõe a meta-interpretação da pesquisa em Educação Matemática no Brasil a partir da análise dos trabalhos apresentados no III SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, que ocorreu em 2006. Explicita as tendências que marcam a pesquisa em Educação Matemática no Brasil, enfocando as interrogações que perseguem e o rigor científico, filosófico e metodológico que sustentam as investigações analisadas. Apresenta subsídios para que se exponha o núcleo de ideias presentes nas investigações em Educação Matemática que é efetuada no Brasil, transcendendo-se o conhecimento da produção individual específica e focando nomes de pesquisadores destacados na comunidade nacional e internacional. A meta-pesquisa realizada evidencia que o traçado da pesquisa concernente à Educação Matemática no Brasil está claramente posto, trazendo modos de conceber e de trabalhar a Matemática, dizendo de concepção de Educação, de Matemática, de sociedade, de cultura, de ensino, de História e de Educação Matemática. Palavras-chave: Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa. Análise Hermenêutica.
id UNESP-14_5e17ba7f8d8a1330ae1ca3c3530c2060
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5746
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Um Exercício Filosófico sobre a Pesquisa em Educação Matemática no BrasilFenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa. Análise Hermenêutica.Este texto expõe a meta-interpretação da pesquisa em Educação Matemática no Brasil a partir da análise dos trabalhos apresentados no III SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, que ocorreu em 2006. Explicita as tendências que marcam a pesquisa em Educação Matemática no Brasil, enfocando as interrogações que perseguem e o rigor científico, filosófico e metodológico que sustentam as investigações analisadas. Apresenta subsídios para que se exponha o núcleo de ideias presentes nas investigações em Educação Matemática que é efetuada no Brasil, transcendendo-se o conhecimento da produção individual específica e focando nomes de pesquisadores destacados na comunidade nacional e internacional. A meta-pesquisa realizada evidencia que o traçado da pesquisa concernente à Educação Matemática no Brasil está claramente posto, trazendo modos de conceber e de trabalhar a Matemática, dizendo de concepção de Educação, de Matemática, de sociedade, de cultura, de ensino, de História e de Educação Matemática. Palavras-chave: Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa. Análise Hermenêutica.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5746Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 251 - 2981980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5746/4632Bicudo, Maria Aparecida ViggianiPaulo, Rosa Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-01T14:01:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5746Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-09-01T14:01:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Exercício Filosófico sobre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil
title Um Exercício Filosófico sobre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil
spellingShingle Um Exercício Filosófico sobre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa. Análise Hermenêutica.
title_short Um Exercício Filosófico sobre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil
title_full Um Exercício Filosófico sobre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil
title_fullStr Um Exercício Filosófico sobre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil
title_full_unstemmed Um Exercício Filosófico sobre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil
title_sort Um Exercício Filosófico sobre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil
author Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
author_facet Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Paulo, Rosa Monteiro
author_role author
author2 Paulo, Rosa Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Paulo, Rosa Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa. Análise Hermenêutica.
topic Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa. Análise Hermenêutica.
description Este texto expõe a meta-interpretação da pesquisa em Educação Matemática no Brasil a partir da análise dos trabalhos apresentados no III SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, que ocorreu em 2006. Explicita as tendências que marcam a pesquisa em Educação Matemática no Brasil, enfocando as interrogações que perseguem e o rigor científico, filosófico e metodológico que sustentam as investigações analisadas. Apresenta subsídios para que se exponha o núcleo de ideias presentes nas investigações em Educação Matemática que é efetuada no Brasil, transcendendo-se o conhecimento da produção individual específica e focando nomes de pesquisadores destacados na comunidade nacional e internacional. A meta-pesquisa realizada evidencia que o traçado da pesquisa concernente à Educação Matemática no Brasil está claramente posto, trazendo modos de conceber e de trabalhar a Matemática, dizendo de concepção de Educação, de Matemática, de sociedade, de cultura, de ensino, de História e de Educação Matemática. Palavras-chave: Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa. Análise Hermenêutica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5746
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5746/4632
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 251 - 298
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874330689536