A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneghetti, Renata C. Geromel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Batistela, Rosemeire de Fátima, Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5295
Resumo: Resumo Este artigo apresenta um exercício de metacompreensão do que está sendo pesquisado sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil. O estudo foi efetuado por meio dos trabalhos sobre esse tema apresentados no terceiro Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM). Os artigos acessados nos anais deste evento foram analisados hermenêuticamente conforme os procedimentos da fenomenologia. Observamos que não há indício de formação de grupos de pesquisa sobre este tema em termos de região ou instituições, além disso, salientamos que as pesquisas em Ensino de Probabilidade e Estatística requerem um trabalho de investigação que avance em direção a uma discussão teórica que transcenda os temas já estudados e articule considerações mais abrangentes e aprofundadas entre teoria e práticas desenvolvidas, e que esta subárea de pesquisa da Educação Matemática mostra-se em estado de constituição. Palavras-chave: Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino. Research on the Teaching of Probability and Statistics in Brazil: an exercise in meta-comprehension Abstract This article presents an exercise in meta-comprehension of what has been researched on teaching probability and statistics in Brazil. This research was based on the work on this subject presented in the third International Symposium for Research in Mathematics Education (III SIPEM). Articles were selected from the proceedings of the event analyzed hermeneuticly according to the procedures of phenomenology. We observed no evidence of clustering of research on this topic in terms of region or institutions, and we also emphasize that research on the teaching of Probability and Statistics needs to advance toward a theoretical discussion that transcends the subjects being studied and makes broader and deeper links between theory and practice. Findings also indicate that this sub-area of research in mathematics education is in the process of constituting itself. Keywords: Probability and Statistics. Phenomenology. Mathematics Education. Research and Teaching.
id UNESP-14_bc6b9da9b7f14e718b9cef188abe1530
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5295
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino. Resumo Este artigo apresenta um exercício de metacompreensão do que está sendo pesquisado sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil. O estudo foi efetuado por meio dos trabalhos sobre esse tema apresentados no terceiro Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM). Os artigos acessados nos anais deste evento foram analisados hermenêuticamente conforme os procedimentos da fenomenologia. Observamos que não há indício de formação de grupos de pesquisa sobre este tema em termos de região ou instituições, além disso, salientamos que as pesquisas em Ensino de Probabilidade e Estatística requerem um trabalho de investigação que avance em direção a uma discussão teórica que transcenda os temas já estudados e articule considerações mais abrangentes e aprofundadas entre teoria e práticas desenvolvidas, e que esta subárea de pesquisa da Educação Matemática mostra-se em estado de constituição. Palavras-chave: Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino. Research on the Teaching of Probability and Statistics in Brazil: an exercise in meta-comprehension Abstract This article presents an exercise in meta-comprehension of what has been researched on teaching probability and statistics in Brazil. This research was based on the work on this subject presented in the third International Symposium for Research in Mathematics Education (III SIPEM). Articles were selected from the proceedings of the event analyzed hermeneuticly according to the procedures of phenomenology. We observed no evidence of clustering of research on this topic in terms of region or institutions, and we also emphasize that research on the teaching of Probability and Statistics needs to advance toward a theoretical discussion that transcends the subjects being studied and makes broader and deeper links between theory and practice. Findings also indicate that this sub-area of research in mathematics education is in the process of constituting itself. Keywords: Probability and Statistics. Phenomenology. Mathematics Education. Research and Teaching.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5295Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 811-8331980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5295/4172Meneghetti, Renata C. GeromelBatistela, Rosemeire de FátimaBicudo, Maria Aparecida Viggianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-11T23:57:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5295Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-01-11T23:57:54Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão
title A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão
spellingShingle A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão
Meneghetti, Renata C. Geromel
Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino.
title_short A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão
title_full A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão
title_fullStr A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão
title_full_unstemmed A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão
title_sort A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão
author Meneghetti, Renata C. Geromel
author_facet Meneghetti, Renata C. Geromel
Batistela, Rosemeire de Fátima
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
author_role author
author2 Batistela, Rosemeire de Fátima
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneghetti, Renata C. Geromel
Batistela, Rosemeire de Fátima
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino.
topic Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino.
description Resumo Este artigo apresenta um exercício de metacompreensão do que está sendo pesquisado sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil. O estudo foi efetuado por meio dos trabalhos sobre esse tema apresentados no terceiro Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM). Os artigos acessados nos anais deste evento foram analisados hermenêuticamente conforme os procedimentos da fenomenologia. Observamos que não há indício de formação de grupos de pesquisa sobre este tema em termos de região ou instituições, além disso, salientamos que as pesquisas em Ensino de Probabilidade e Estatística requerem um trabalho de investigação que avance em direção a uma discussão teórica que transcenda os temas já estudados e articule considerações mais abrangentes e aprofundadas entre teoria e práticas desenvolvidas, e que esta subárea de pesquisa da Educação Matemática mostra-se em estado de constituição. Palavras-chave: Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino. Research on the Teaching of Probability and Statistics in Brazil: an exercise in meta-comprehension Abstract This article presents an exercise in meta-comprehension of what has been researched on teaching probability and statistics in Brazil. This research was based on the work on this subject presented in the third International Symposium for Research in Mathematics Education (III SIPEM). Articles were selected from the proceedings of the event analyzed hermeneuticly according to the procedures of phenomenology. We observed no evidence of clustering of research on this topic in terms of region or institutions, and we also emphasize that research on the teaching of Probability and Statistics needs to advance toward a theoretical discussion that transcends the subjects being studied and makes broader and deeper links between theory and practice. Findings also indicate that this sub-area of research in mathematics education is in the process of constituting itself. Keywords: Probability and Statistics. Phenomenology. Mathematics Education. Research and Teaching.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5295
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5295/4172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 811-833
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874302377984