A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5295 |
Resumo: | Resumo Este artigo apresenta um exercício de metacompreensão do que está sendo pesquisado sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil. O estudo foi efetuado por meio dos trabalhos sobre esse tema apresentados no terceiro Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM). Os artigos acessados nos anais deste evento foram analisados hermenêuticamente conforme os procedimentos da fenomenologia. Observamos que não há indício de formação de grupos de pesquisa sobre este tema em termos de região ou instituições, além disso, salientamos que as pesquisas em Ensino de Probabilidade e Estatística requerem um trabalho de investigação que avance em direção a uma discussão teórica que transcenda os temas já estudados e articule considerações mais abrangentes e aprofundadas entre teoria e práticas desenvolvidas, e que esta subárea de pesquisa da Educação Matemática mostra-se em estado de constituição. Palavras-chave: Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino. Research on the Teaching of Probability and Statistics in Brazil: an exercise in meta-comprehension Abstract This article presents an exercise in meta-comprehension of what has been researched on teaching probability and statistics in Brazil. This research was based on the work on this subject presented in the third International Symposium for Research in Mathematics Education (III SIPEM). Articles were selected from the proceedings of the event analyzed hermeneuticly according to the procedures of phenomenology. We observed no evidence of clustering of research on this topic in terms of region or institutions, and we also emphasize that research on the teaching of Probability and Statistics needs to advance toward a theoretical discussion that transcends the subjects being studied and makes broader and deeper links between theory and practice. Findings also indicate that this sub-area of research in mathematics education is in the process of constituting itself. Keywords: Probability and Statistics. Phenomenology. Mathematics Education. Research and Teaching. |
id |
UNESP-14_bc6b9da9b7f14e718b9cef188abe1530 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5295 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino. Resumo Este artigo apresenta um exercício de metacompreensão do que está sendo pesquisado sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil. O estudo foi efetuado por meio dos trabalhos sobre esse tema apresentados no terceiro Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM). Os artigos acessados nos anais deste evento foram analisados hermenêuticamente conforme os procedimentos da fenomenologia. Observamos que não há indício de formação de grupos de pesquisa sobre este tema em termos de região ou instituições, além disso, salientamos que as pesquisas em Ensino de Probabilidade e Estatística requerem um trabalho de investigação que avance em direção a uma discussão teórica que transcenda os temas já estudados e articule considerações mais abrangentes e aprofundadas entre teoria e práticas desenvolvidas, e que esta subárea de pesquisa da Educação Matemática mostra-se em estado de constituição. Palavras-chave: Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino. Research on the Teaching of Probability and Statistics in Brazil: an exercise in meta-comprehension Abstract This article presents an exercise in meta-comprehension of what has been researched on teaching probability and statistics in Brazil. This research was based on the work on this subject presented in the third International Symposium for Research in Mathematics Education (III SIPEM). Articles were selected from the proceedings of the event analyzed hermeneuticly according to the procedures of phenomenology. We observed no evidence of clustering of research on this topic in terms of region or institutions, and we also emphasize that research on the teaching of Probability and Statistics needs to advance toward a theoretical discussion that transcends the subjects being studied and makes broader and deeper links between theory and practice. Findings also indicate that this sub-area of research in mathematics education is in the process of constituting itself. Keywords: Probability and Statistics. Phenomenology. Mathematics Education. Research and Teaching.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5295Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 811-8331980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5295/4172Meneghetti, Renata C. GeromelBatistela, Rosemeire de FátimaBicudo, Maria Aparecida Viggianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-11T23:57:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5295Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-01-11T23:57:54Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão |
title |
A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão |
spellingShingle |
A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão Meneghetti, Renata C. Geromel Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino. |
title_short |
A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão |
title_full |
A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão |
title_fullStr |
A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão |
title_full_unstemmed |
A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão |
title_sort |
A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão |
author |
Meneghetti, Renata C. Geromel |
author_facet |
Meneghetti, Renata C. Geromel Batistela, Rosemeire de Fátima Bicudo, Maria Aparecida Viggiani |
author_role |
author |
author2 |
Batistela, Rosemeire de Fátima Bicudo, Maria Aparecida Viggiani |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneghetti, Renata C. Geromel Batistela, Rosemeire de Fátima Bicudo, Maria Aparecida Viggiani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino. |
topic |
Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino. |
description |
Resumo Este artigo apresenta um exercício de metacompreensão do que está sendo pesquisado sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil. O estudo foi efetuado por meio dos trabalhos sobre esse tema apresentados no terceiro Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM). Os artigos acessados nos anais deste evento foram analisados hermenêuticamente conforme os procedimentos da fenomenologia. Observamos que não há indício de formação de grupos de pesquisa sobre este tema em termos de região ou instituições, além disso, salientamos que as pesquisas em Ensino de Probabilidade e Estatística requerem um trabalho de investigação que avance em direção a uma discussão teórica que transcenda os temas já estudados e articule considerações mais abrangentes e aprofundadas entre teoria e práticas desenvolvidas, e que esta subárea de pesquisa da Educação Matemática mostra-se em estado de constituição. Palavras-chave: Probabilidade e Estatística. Fenomenologia. Educação Matemática. Pesquisa e Ensino. Research on the Teaching of Probability and Statistics in Brazil: an exercise in meta-comprehension Abstract This article presents an exercise in meta-comprehension of what has been researched on teaching probability and statistics in Brazil. This research was based on the work on this subject presented in the third International Symposium for Research in Mathematics Education (III SIPEM). Articles were selected from the proceedings of the event analyzed hermeneuticly according to the procedures of phenomenology. We observed no evidence of clustering of research on this topic in terms of region or institutions, and we also emphasize that research on the teaching of Probability and Statistics needs to advance toward a theoretical discussion that transcends the subjects being studied and makes broader and deeper links between theory and practice. Findings also indicate that this sub-area of research in mathematics education is in the process of constituting itself. Keywords: Probability and Statistics. Phenomenology. Mathematics Education. Research and Teaching. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5295 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5295/4172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 811-833 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874302377984 |