A Assimilação Solidária e o modelo didático de Hans Aebli
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10680 |
Resumo: | Esse artigo trata de uma comparação que faço entre o modelo didático de Hans Aebli e a proposta didático-pedagógica da Assimilação Solidária (AS). Procuro mostrar no artigo o quanto a AS incorpora em sua proposta aspectos dessa tendência (Hans Aebli), porem articulando com outros aspectos pedagógicos necessários a efetivação da proposta de Aebli; consciência critica fruto da pratica de sala de aula, que nos impõe um determinado tipo de ação e de reflexão, que escapa ao olhar ingênuo e que não e alcançado por propostas construídas numa realidade muito diferente da realidade da colônia. Não basta boa intenção, amor ou vocação educacional para se alterar o quadro reprodutivista das relações de exploração que acontece na escola. E preciso muita luta e antes de tudo negociar algum Contrato de Trabalho alternativo ao contrato velado que existe na escola, a fim de possibilitar a implantação de uma didática alternativa. |
id |
UNESP-14_6275e126ba8474f8995e85825d7f8ca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10680 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Assimilação Solidária e o modelo didático de Hans AebliEsse artigo trata de uma comparação que faço entre o modelo didático de Hans Aebli e a proposta didático-pedagógica da Assimilação Solidária (AS). Procuro mostrar no artigo o quanto a AS incorpora em sua proposta aspectos dessa tendência (Hans Aebli), porem articulando com outros aspectos pedagógicos necessários a efetivação da proposta de Aebli; consciência critica fruto da pratica de sala de aula, que nos impõe um determinado tipo de ação e de reflexão, que escapa ao olhar ingênuo e que não e alcançado por propostas construídas numa realidade muito diferente da realidade da colônia. Não basta boa intenção, amor ou vocação educacional para se alterar o quadro reprodutivista das relações de exploração que acontece na escola. E preciso muita luta e antes de tudo negociar algum Contrato de Trabalho alternativo ao contrato velado que existe na escola, a fim de possibilitar a implantação de uma didática alternativa.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10680Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 8 n. 9 (1993); 1-161980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10680/7064Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Denizalde Jesiel Rodrigues2015-10-13T23:48:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10680Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:48:59Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Assimilação Solidária e o modelo didático de Hans Aebli |
title |
A Assimilação Solidária e o modelo didático de Hans Aebli |
spellingShingle |
A Assimilação Solidária e o modelo didático de Hans Aebli Pereira, Denizalde Jesiel Rodrigues |
title_short |
A Assimilação Solidária e o modelo didático de Hans Aebli |
title_full |
A Assimilação Solidária e o modelo didático de Hans Aebli |
title_fullStr |
A Assimilação Solidária e o modelo didático de Hans Aebli |
title_full_unstemmed |
A Assimilação Solidária e o modelo didático de Hans Aebli |
title_sort |
A Assimilação Solidária e o modelo didático de Hans Aebli |
author |
Pereira, Denizalde Jesiel Rodrigues |
author_facet |
Pereira, Denizalde Jesiel Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Denizalde Jesiel Rodrigues |
description |
Esse artigo trata de uma comparação que faço entre o modelo didático de Hans Aebli e a proposta didático-pedagógica da Assimilação Solidária (AS). Procuro mostrar no artigo o quanto a AS incorpora em sua proposta aspectos dessa tendência (Hans Aebli), porem articulando com outros aspectos pedagógicos necessários a efetivação da proposta de Aebli; consciência critica fruto da pratica de sala de aula, que nos impõe um determinado tipo de ação e de reflexão, que escapa ao olhar ingênuo e que não e alcançado por propostas construídas numa realidade muito diferente da realidade da colônia. Não basta boa intenção, amor ou vocação educacional para se alterar o quadro reprodutivista das relações de exploração que acontece na escola. E preciso muita luta e antes de tudo negociar algum Contrato de Trabalho alternativo ao contrato velado que existe na escola, a fim de possibilitar a implantação de uma didática alternativa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10680 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10680/7064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 8 n. 9 (1993); 1-16 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215876312498176 |